Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

DF: Câmara dos Deputados discute criação de órgãos de treinamento de pescadores

DF: Câmara dos Deputados discute criação de órgãos de treinamento de pescadores

 

 

 

A Comissão de Legislação Participativa realiza nesta tarde audiência pública para discutir sugestão da Associação dos Pescadores do Município de Mamanguape, na Paraíba, propondo a criação e a formatação do Serviço Nacional de Aqüicultura e Pesca (Sesap) e Serviço Nacional de Aprendizagem de Aqüicultura e Pesca (Senaap). O requerimento para a realização da audiência foi apresentado pelo deputado Miriquinho Batista (PT-PA). Foram convidados para participar do debate o secretário de Planejamento e Ordenamento do Ministério da Pesca e Aquicultura, Eloy de Sousa Araújo; o secretário de Políticas de Previdência Social Ministério da Previdência Social, Leonardo José Rolim Guimarães; o diretor de Operações do Senai/DN, Gustavo Leal Sales filho; representantes do Ministério do Trabalho, da CNI; do SESI; da CNT; da CNA; do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo; e o presidente da Associação dos Pescadores do Município de Mamanguape, Gilvan Fernandes de Souza.

 

O deputado Miriquinho Batista afirma que “a criação da estrutura proposta poderá potencializar a Confederação Nacional dos Pescadores e todo o arranjo produtivo da pesca e da aquicultura”. Ainda segundo ele, não há de se negar que o sistema “S” atende aos trabalhadores, mas o deputado ressalva que, por outro lado, as empresas do sistema “potencializam em demasia as entidades representativas dos empresários do setor, por essa razão vêm sendo muito discutidas e criticadas”. Pairam dúvidas também, afirma o deputado, sobre o valor com que os trabalhadores e empresas do ramo da pesca e aqüicultura contribuem para o Sesi e Senai anualmente e sobre quais atividades o Sistema S tem oferecido a esse público. O deputado quer saber ainda quais e quantos cursos foram ministrados pelo Sesi e Senai no ramo da pesca e aqüicultura nos últimos dez anos e se a criação do Sest e Senat trouxe desenvolvimento para o setor do transporte. A audiência será realizada às 14h30, no Plenário 3.

Fonte:Página Rural

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

 

 

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, RAJADAS FORTES DE NE NO DECORRER DO DIA AO SUL DE FLORIANÓPOLIS. Massa de ar seco deixa o tempo firme com sol e poucas nuvens na área de pesca, no início desta semana.

 

Previsão para hoje (27/09/2011) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Sol e poucas nuvens na área de pesca.

 

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Sol e poucas nuvens na área de pesca.

 

Quinta-feira, ventos de NE a N, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Sol e poucas nuvens na área de pesca.

 

Tendência: Entre o fim da sexta-feira e o sábado, uma frente fria provoca pancadas de chuva com trovoadas na área de pesca. Vento de NE/NW, passando a SW/S, de 40 a 60km/h. Ondas de E/NE com picos de 1.0 a 1.5m.

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

 

 

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, RAJADAS FORTES DE NE NO DECORRER DO DIA. Uma frente fria se afasta para o oceano, na altura do litoral do RS, favorecendo variação de nebulosidade na área de pesca, nesta terça-feira. Na quarta, tempo firme com sol.

 

Previsão para hoje (27/09/2011) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de SE, força 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Presença de sol na área de pesca, com variação de nuvens.

 

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de SE a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Sol na área de pesca.

 

Quinta-feira, ventos de NE a NW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Sol na área de pesca.

 

Tendência: Entre sexta-feira e sábado, uma nova frente fria provoca pancadas de chuva com trovoadas na área de pesca. Vento de NW, passando a SW/S, de 40 a 60km/h. Ondas de NE com picos de 1.0 a 2.0m.

Fonte: Epagri/Ciram