Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Departamento de Pesca de Cabo Frio inicia projeto de estatística pesqueira

Departamento de Pesca de Cabo Frio inicia projeto de estatística pesqueira

 

 

 

O Departamento de Pesca e Aquicultura de Cabo Frio, ligado à Coordenadoria Geral de Indústria, Comércio, Trabalho e Pesca, em convênio com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) e o Ministério da Pesca e Aquicultura, iniciaram nesta segunda-feira, dia 23 de agosto, o projeto ``Estatística Pesqueira´´. O projeto, que durará 18 meses, faz parte do Programa ``Viver da Pesca´´, da FIPERJ, que selecionou, através de concurso, três alunos do curso de Tecnologia em Produção Pesqueira da Universidade Estácio de Sá e que já começaram a receber bolsas no valor de R$ 1.300 mensais cada um. O trabalho será realizado de acordo com o Plano Nacional de Monitoramento Pesqueiro para consolidação da Estatística Pesqueira e Aquícola Nacional. Além disso, há a presença de um coordenador geral, o biólogo Sérgio Lacerda, responsável pelo pólo regional que vai de Saquarema a Campos, com 12 coletores no total. Ainda fazem parte da equipe de pesquisa da FIPERJ o diretor de Pesquisa e Produção, Glauco Barrados, e as biólogas Maria de Fátima Valentim e Francyne Vieira.

 

O projeto tem o objetivo de produzir relatórios periódicos sobre a situação dos locais de desembarque pesqueiro, que servirão de pontos de coleta, no município de Cabo Frio. São eles: Ilha da Draga; cais da indústria do pescado e Gamboa. Será analisada a produção das três grandes e das cerca de sete médias empresas de pescado do município a fim de conhecer a quantidade do que é capturado no município com o intuito de fornecer subsídios para políticas públicas municipais. - Acreditamos que os dados da estatística pesqueira poderão rever alguns critérios, já que, de acordo com o Ministério da Pesca, os pescadores agora são classificados como produtores rurais e a pesca não é mais uma prática social, mas sim econômica. Sendo assim, esperamos que esses dados possam beneficiar, principalmente, o pescador artesanal do camarão, com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), contribuir com a análise das épocas de defeso das espécies e olhar com mais cuidado no que diz respeito ao recebimento desse trabalhador nesta época – afirma o Diretor de Pesca, Félix Valentim.

 

Com o início do projeto, foi inaugurada, na sede da coordenadoria, uma sala de base de trabalhos para a FIPERJ com a intenção de estender o convênio para outros projetos e estreitar os laços já existentes entre o município e o estado no que diz respeito aos assuntos da pesca. - Acreditamos que essa parceria entre o estado do Rio de Janeiro e a cidade de Cabo Frio poderá render também outras ações de incentivo ao pescador, a exemplo da isenção das taxas náuticas, que tanto sobrecarregam o pescador, assim como a obtenção do DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF) – afirma Maria de Fátima Valentim, bióloga da FIPERJ. Pesca em Cabo Frio - Segundo os dados estatísticos, o setor pesqueiro do estado encontra no município o principal pólo produtivo do Rio de Janeiro, pelo número da frota que captura, principalmente a sardinha verdadeira (Sardinella brasiliensis) e outras espécies como: a cavalinha (Scomber japonicus); o galo (Selene spp); o xerelete (Caranx enysos).

 

 

Segundo a estimativa do Anuário Estatístico do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), os desembarques de sardinha em Cabo Frio superaram 90% do total capturado no estado, em 2007, e 50% do total capturado em 2009. Esse decréscimo não é fruto da diminuição da captura do pescado no município, mas da desestruturação da rede de coletas nos pontos de desembarque pelo desaparelhamento do estado. Os dados de desembarque da Prefeitura Municipal de Cabo Frio, que estão sendo adequados através de convênio firmado com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, mostram que, em 2009, foram capturados, incluindo todas as espécies, um total de 27.152.187 kg.

Fonte:Folha da Manhã Online

 

 

 

Decisão sobre terminal pesqueiro na Ilha do Governador é adiada

 

 

 

A polêmica sobre o terminal pesqueiro da Ilha do Governador só deverá acabar depois das eleições. Para viabilizar a obra, Eduardo Paes está disposto a mudar o enquadramento urbanístico da Praia da Ribeira — hoje classificada como área residencial — mas teme que a decisão possa prejudicar a campanha de reeleição ao governo de seu aliado Sérgio Cabral. Até o presidente Lula entrou na briga pelo projeto, que foi proposto pelo Ministério da Pesca: ele telefonou para o prefeito e pediu que ele dê um jeito de permitir a construção. O Ministério da Pesca foi criticado por vereadores ontem, em audiência pública. Para Paulo Messina, o terreno não poderia ter sido cercado antes da concessão da licença ambiental. Andrea Gouvêa Vieira disse que irá acionar o Tribunal de Contas da União.

Fonte:O Dia (RJ)

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

 

 

 

 

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. Na quarta e quinta-feira, tempo firme com nevoeiro marítimo.

 

Previsão para hoje (25/08/2010) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de NE a E de 0.5 m e picos de 1.0 m. Nevoeiros, com sol entre nuvens e temperatura elevada. À noite há chance de chuva isolada nas proximidades de Laguna.

 

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de N a SW, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 m e picos de 1.0 m. Nevoeiros ao amanhecer com sol entre nuvens e temperatura elevada. Mais nuvens e chuva isolada nas proximidades de Laguna.

 

Sexta-feira, ventos de S a SE, força 2 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 m e picos de 1.0 m. Variação de nuvens e temperatura elevada. Persiste a condiçaõde mais nuvens e chuva isolada nas proximidades de Laguna.

 

Tendência: No sábadoe domingo, nevoeiros com variação de nuvens, temperaturas altas e chuva isolada com trovoadas e descarga elétrica a partir da noite, devido ao avanço de uma frente fria. Vento de NE com rajadas de 30 a 50km/h, mais fortes a partir da tarde de domingo devido ao avanço de uma frente fria. O mar permanece calmo, com agitação local por alguns momntos causada pela intensificação do vento.

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

 

 

 

 

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. Variação de nuvens e chuva isoloada principalmente ao sul de Tramandaí na quarta-feira e, em toda a área de pesca, na quinta-feira, devido ao deslocamento de uma frente fria e à formação de áreas de baixa pressão no litoral do RS.

 

Previsão para hoje (25/08/2010) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de SE a E, força 3 e rajadas de 30 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Nebulosidade variável e chuva isolada a partir da tarde, ao sul de Tramandaí.

 

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de E a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Nebulosidade variável e chuva isolada.

 

Sexta-feira, ventos de SE a NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 km/h. Ondas de E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Nebulosidade variável e chuva isolada, principalmente a partir da tarde.

 

Tendência: No sábado mais nuvens e chuva isolada pela manhã, com aberturas de sol durante a tarde e manhã de domingo. A partir da tarde de domingo tempo fechado com pancadas de chuva e trovoadas com descarga elétrica na área de pesca. Vento de NE passando a SE no domingo, com rajadas de 60 e 50km/h, mais fortes no sábado. Mar agitado (ondas de 2,5 a 3,0m) a partir da tarde de domingo.

 

Fonte: Epagri/Ciram