Notícias
Crédito para aqüicultura e pesca
Crédito para aqüicultura e pesca
Objetivo do encontro foi o de discutir um conjunto de normas para a operacionalização do crédito para o setor de aqüicultura e pesca, que envolve ajustes, procedimentos legais e enquadramentos Para a apresentação do Plano Safra 2009/2010 e sua relação com o setor aquícola e pesqueiro de Santa Catarina, aconteceu nesta 4ª. feira, 23 de setembro,no auditório da Epagri em Florianópolis encontro envolvendo as lideranças dos pescadores e aquicultores e representantes da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura em SC, da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Banco do Brasil, da Superintendência Regional da Conab, da Secretaria de Estado da Agricultura e da Epagri.
O principal objetivo do encontro foi o de discutir um conjunto de normas para a operacionalização do crédito para o setor de aqüicultura e pesca, que envolve ajustes, procedimentos legais e enquadramentos. Para o responsável pelo crédito rural da Epagri, Osvaldo Vieira dos Santos, o grande mérito do encontro é o fato das instituições representantivas federais estarem dando atenção especial ao setor pesqueiro e aquícola de Santa Catarina. O superintendente federal da pesca e aqüicultura, Cesar Cerutti, também destacou em seu pronunciamento, que abriu o encontro, a importÂncia da integração das diversas instituições e os avanços do setor, em função da criação do Ministério da Pesca, lembrando da adequação da legislação ambiental e de extração da maricultura e pesca.
O diretor de administração e finanças da Epagri, Humberto Brighenti, que fez a saudação especial aos visitantes, em nome do presidente Luiz Hessmann, enfatizou a importÂncia deste segmento para a economia catarinense, especialmente pela grande faixa litorÂnea que o estado possui, de mais de 600 quilômetros de costa. ``A Epagri tem valorizado e apoiado o setor, atuando na pesquisa e extensão, coordenadas pelo Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca da empresa´´, destacou Brighenti. A reunião de trabalho teve início com a palestra do gerente de agronegócio do Banco do Brasil, Marcelo do Canto que deu orientações sobre o crédito rural e pesqueiro, as exigências da legislação para tomada do referido crédito e a sua operacionalização que envolve a Epagri, a instituição financeira e as organizações dos pescadores.
O superintende Conab em SC, Sione Lauro Souza, falou sobre as políticas federais para o setor, especialmente o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) que compra produtos oriundos da agricultura e pesca familiar com doação simultÂnea para creches, hospitais e instituições de caráter social. Falou também do Programa de Merenda Escolar que determina que 30% dos alimentos da merenda escolar devem ser adquiridos da produção da agricultura e pesca familiar. ``O encontro foi importante porque permitiu juntar as instituições envolvidas, de nível federal e estadual falando a mesma linguagem, somando esforços e fazendo com que as políticas sejam efetivamente implementadas´´, disse o responsável pelo crédito rural da Epagri, Osvaldo Vieira dos Santos.
Participaram do encontro cerca de 60 pessoas – o presidente da Federação Catarinense de Pescadores, Ivo da Silva, o presidente do Sindicato dos Pescadores do Estado de Santa Catarina, Osvanir Gonçalves, extensionistas e pesquisadores da Epagri da Grande Florianópolis, acadêmicos do Centro de Ciências Agrárias da UFSC e gerentes do Banco do Brasil. Encontros semelhantes vão acontecer Itajaí, Laguna, Chapecó e São Francisco do Sul.
Fonte:Portal do Agronegócio
Serviço de Inspeção Municipal já está em funcionamento em Laguna
O Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (Sim) já está em funcionamento e tem como primeira atividade vistoriar o comércio da pesca. Três estabelecimentos comerciais conseguiram o carimbo provisório: Peixaria Belinha, Costa Nobre Indústria e Comércio de Pescado e a Mar de Laguna Indústria e Comércio de Pescado; outros oito estaõ em processo de adequação. O Serviço completou um mês de funcionamento com 16 monitoramentos. O órgão é responsável pela inspeção e fiscalização de estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal e derivados. A veterinária Juliana de Medeiros faz as vistorias nos estabelecimentos mediante requerimento dos proprietários na Secretaria Municipal da Pesca, Desenvolvimento Rural e Aquicultura o trabalho vem sendo realizado em parceria com a VigilÂncia Sanitária.
``Com o Sim, o comerciante está apto a vender seus produtos e o consumidor ter a sua disposição produtos de qualidade com certificação´´, explica. Os consumidores serão orientados para não adquirirem produtos sem o selo de inspeção, com a devida rotulagem, envolvendo data de fabricação e validade de cada produto. As estatísticas indicam que Doenças Veiculadas por Alimentos, (DVA), estão, na maioria das vezes, diretamente relacionadas a esses tipos de alimentos sem qualquer certificação ou controle de qualidade. Todo o trabalho está sendo acompanhado pelo secretário da Pesca, Agricultura e Desenvolvimento Rural, José Delfino.
Fonte:Bizz Internet
Ibama queima 73 mil metros de rede
O Ibama incinerou, na manhã de hoje, no município de Iguatu, 73mil metros de rede de emalhar, tipo galão, apreendidas por equipes de fiscalização do escritório regional daquele município. Este é o resultado das operações que o Ibama realizou em 18 açudes da região, em sua maioria do Departamento Nacional de Obras contra a Seca - DNOCS e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos - Cogerh, gerando um total de 37 autuações e R$ 83 mil em multas. Foram apreendidos 6 mil quilos de peixes entre curimatãs, branquinhas, piaus, tambaquis, etc.
Participaram do evento autoridades municipais, policiais, estudantes, pescadores e funcionários da Cogerh. O chefe de fiscalização, Rolfran Cacho Ribeiro que se encontra na região para planejar as ações do escritório nas proximas operações de fiscalização, também compareceu ao ato. Por ocasião de sua visita, foram queimadas 10 mil arapucas de avoantes em 5 propriedades de Iguatu. Faz parte das metas intensificar a fiscalização no combate ao desmatamento e ao trafico de animais silvestres na região dos Inhamuns.
Fonte: Ascom Ibama/CE
Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna
Nesta sexta-feira um sistema de alta pressão no Sul do Brasil deixa o tempo firme com presença de sol no decorrer do dia na área de pesca. O tempo muda no fim de semana, com chuva, ventos fortes e mar agitado na área de pesca, com a passagem de uma frente fria. Alertas: HOJE, MAR AGITADO. AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES.
Previsão para hoje (25/09/2009) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.5 m. Tempo firme com presença de sol.
Previsão para amanhã Sábado, ventos de NE a N, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de SE a E de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m. Um sistema de alta pressão deixa o tempo firme com nevoeiros ao amanhecer e presença de sol no decorrer do dia. No final da tarde e noite uma nova frente fria chega ao sul do RS, aumentando a nebulosidade na área de pesca.
Domingo, ventos de NE a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m. No domingo, uma nova frente fria avança pelo litoral, provocando chuva mais intensa com risco de temporal, ventos fortes e mar agitado.
Tendência: Na segunda e terça-feira a nebulosidade varia com chuva por alguns momentos, a fente desloca para o Sudeste do Brasil e um sistema de alta pressão avança pela Argentina e Uruguai, mantendo o vento de sul/sudeste com intensidade moderada e persistente de 30km/h e rajadas de 50 a 60km/h, com mar agitado e ondas mais altas na terça-feira.
Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá
Nesta sexta-feira e no sábado um sistema de alta pressão no Sul do Brasil deixa o tempo firme com presença de sol no decorrer do dia na área de pesca. O tempo muda no domingo, com chuva, ventos fortes e mar agitado na área de pesca, com a passagem de uma frente fria. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, MAR AGITADO.
Previsão para hoje (25/09/2009) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de E a NE, força 2 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 4.0 m. Tempo firme com presença de sol na área de pesca.
Previsão para amanhã Sábado, ventos de NE, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 4.0 m. Variação de nuvens e chuva fraca no início e fim do dia nas áreas mais ao norte da área de pesca e presença de sol no decorrer do dia em toda a área de pesca.
Domingo, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m. No domingo, uma nova frente fria passa pelo litoral, provocando chuva mais intensa com risco de temporal na área de pesca.
Tendência: Entre segunda e terça-feira, a frente fria se afasta para o Sudeste do Brasil, deixando nebulosidade e chuva fraca na área de pesca. Nestes dias um sistema de alta pressão avança pela Argentina e Uruguai, mantendo o vento de sudeste a partir da tarde de segunda-feira, com intensidade moderada de 30km/h e rajadas de 50km/h, com mar agitado e ondas altas na terça-feira.
Fonte: Epagri/Ciram.