Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Clipagem especial: Posse da Ministra Ideli Salvatti

Ideli Salvatti pede apoio político para avanço da pesca e da aquicultura no país

 

 

 

A ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, pediu nesta segunda-feira, durante a cerimônia de posse, o apoio de prefeitos e governadores para que o setor continue avançando, tanto na área de produção e quanto na de industrialização. Essa prioridade foi recomendada pela presidenta Dilma Rousseff, de acordo com Ideli. Segundo a nova ministra, "apesar dos avanços decorrentes da criação do Ministério da Pesca e Aquicultura, o potencial pesqueiro do país ainda pode ser considerado subaproveitado". - São 8 mil quilômetros de litoral, de que o país dispõe no Oceano Atlântico, com uma extensa faixa marítima e temos também 12% da água doce do planeta, que podem tornar o país muito mais aquicultável do que agricultável - disse a nova ministra. Ela ressaltou a importância da pasta. A ministra recebeu o cargo de Altemir Gregolin, que ressaltou a importância do pescado para a segurança alimentar, objetivo perseguido pelo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que, segundo ele, deverá continuar no governo da presidenta Dilma Rousseff.

Fonte:O Globo Online

 

 

 

Nova ministra da Pesca quer peixe na merenda escolar

 

 

 

A nova ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, pretende colocar mais peixes na merenda escolar, como forma de aumentar o consumo de pescado no Brasil, ainda pequeno se comparado ao tamanho da área oceânica e de rios do país. "É um desafio fazer o brasileiro consumir mais peixe. Vamos fazer campanhas de divulgação e colocar o pescado merenda escolar, porque aí vamos preparando as novas gerações. É um trabalho de convencimento e educação", disse a ministra. A ministra comparou o consumo de pescado pelos brasileiros, de 9 kg por ano, enquanto na Espanha é de 35 kg. Segundo Ideli Salvatti, o ministério pretende equiparar a produção de pescado com a agricultura. "De todas as proteínas animais, o pescado é a proteína mais saudável. O Brasil pode ser um grande produtor de pescado, como é de carne bovina", disse.

 

A ministra, no entanto, admitiu que a verba orçamentária para investir na aqüicultura ainda é pequena. "É um ministério bíblico, de multiplicar os peixes. Vamos ter que fazer o milagre de fazer mais com menos", disse. Após tomar posse, Ideli disse que o trabalho será de continuidade e não anunciou novas medidas. "Será um trabalho de continuidade, o Plano Mais Pesca e Aquicultura vai até 2011 e vamos cumprir o calendário. A presidente Dilma pediu para aumentar a industrialização e produção, sem deixar de lado a pesca artesanal", afirmou a nova ministra.

Fonte: Folha Online

 

 

"Não aguento mais ouvir perguntas sobre quantos peixes pesquei", diz Salvatti

 

 

A ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, assumiu a pasta nesta segunda-feira com a promessa de valorizar o setor e com críticas aos comentários "jocosos" sobre a importância da pesca na economia do país. "Já ouvimos demais comentários jocosos sobre o ministério. A pergunta “quantos peixes você já pescou”, eu não agüento mais ouvir. Deve ser a mesma quantidade de soja colhida pelas centenas de ministros de agricultura da história do país", ironizou Ideli. Segundo a nova ministra, "o que fez o Brasil ser campeão de produção na agricultura foi a política pública para esses setores, e não a experiência individual de cada ministro". No discurso de posse, Ideli Salvatti defendeu a importância ambiental da pesca e disse que o setor tem potencial para crescer. A quem critica a criação do ministério, Ideli sugeriu "ir pescar". "O aquicultável é tão importante quanto o agriculturável. Podemos produzir proteína do peixe na Amazônia sem derrubar uma árvore. Quem estiver incomodado com mais um setor que no governo Lula, e agora no governo Dilma, que passa a ter importância e atenção, não se avexe e não se estresse. Vá pescar, meu filho, e nos deixe trabalhar". Ideli disse que é "ignorância" ser contra um ministério da pesca. "é um privilégio ter essa imensidão de água e hoje está subaproveitada. é de uma ignorância esse tipo de comentário jocoso sobre a necessidade um ministério frente ao potencial do país". No discurso de posse, Ideli Salvatti disse que a eleição de Dilma Rousseff "fecha um ciclo" na história do país.

 

"Nesses 50 anos foi necessário lutar e sofrer para que nos pudéssemos viver esse momento, quando sai um presidente operário e estadista, e entra uma mulher para presidir o país. Mas não é uma simples mulher. Porque às vezes a gente esquece que essa mulher é uma das mais fortes representantes da juventude libertária de 1968", disse a ministra da pesca. Mais uma vez, Ideli Salvatti rebateu os críticos e ironizou a oposição. "Nós fizemos por merecer esse momento, com amor ao Brasil. E que ladrem os cães, podem ladrar. Porque o que importante é que a caravana da cidadania anda cada vez mais rápida e lotada de brasileiros". Ideli foi candidata ao governo de Santa Catarina na eleição passada e é mais uma aliada acomodada no governo de Dilma Rousseff após ser derrotada. Ideli Salvatti foi a primeira mulher eleita senadora por Santa Catarina, em 2002 -- o mandato se encerra em fevereiro. Foi líder do governo Lula no Senado. Ideli Salvatti substitui no ministério Altemir Gregolin, também do PT de Santa Catarina. Em seu último discurso, Gregolin exaltou o governo Lula. "A política de Estado estruturante é o maior legado que o governo Lula deixa para a pesca de nosso Brasil. Esse sempre foi o maior pedido do setor. São quase um milhão de pescadores que historicamente foram esquecidos e por uma visão de futuro. O presidente Lula enxerga longe", disse Gregolin. Segundo o ministério da Pesca, os últimos dados de 2009 apontaram crescimento de 990 mil para mais de 1,2 milhão de toneladas, com consumo também crescente de 6,8 para 9kg de pescado consumido por habitante/ano.

Fonte:Correio do Estado

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Laguna a Paranaguá

 

 

 

Alertas: HOJE, VENTOS FORTES. AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. Áreas de instabilidade associados a um sistema de baixa pressão em deslocamento pelo Litoral Sul deixa o tempo instável e o mar muito agitado nesta semana.

 

Previsão para hoje (03/01/2011) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de SE a SW, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo instável com muita nebulosidade e chuva na área de pesca devido a um sistema de baixa pressão entre o litoral do Paraná e Santa Catarina.

 

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de NE a SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE a E de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m (mar muito agitado). Tempo instável com muita nebulosidade e chuva na área de pesca devido a um sistema de baixa pressão entre o litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

 

Quarta-feira, ventos de NE a SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE a E de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m (mar muito agitado). Tempo instável com muita nebulosidade e chuva na área de pesca devido a um sistema de baixa pressão entre o litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

 

Tendência: Na quinta e sexta-feira, o tempo segue instável com condições de chuva na área de pesca. Vento de NE, com rajadas de 40 a 60km/h. Mar agitado com picos de onda de 2.0 a 2.5 m.

 

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Chuí a Laguna

 

 

 

Alertas: HOJE e AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. Áreas de instabilidade associados a um sistema de baixa pressão em deslocamento pelo Litoral Sul deixa o tempo instável e o mar muito agitado nesta semana.

 

Previsão para hoje (03/01/2011) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de SE a S, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 2.5 m e picos de 3.0 m, mar agitado a muito agitado. Um sistema de baixa pressão deixa o tempo instável com condições de chuva na área de pesca.

 

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de SE a NE, força 3 a 5 e rajadas de 60 a 80 km/h, podendo superar este valor por alguns momentos. Ondas de SE a E de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m (mar muito agitado a grosso). Um sistema de baixa pressão deixa o tempo instável com condições de chuva na área de pesca.

 

Quarta-feira, ventos de NE a SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE a E de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m, (mar muito agitado a grosso). Um sistema de baixa pressão deixa o tempo instável com condições de chuva na área de pesca.

 

Tendência: Na quinta e sexta-feira, o tempo ainda fica instável com chuva na área de pesca devido a influência de um sistema de baixa pressão. Vento de NE/SE com rajadas de 40 a 60km/h. Mar muito agitado a grosso neste período, com picos de até 4.0 m na quinta-feira. Alerta: Condições adversas de tempo e mar!

Fonte: Epagri/Ciram