Clipagem: 6ª Festa do Peixe supera as expectativas e recebe cerca de 12 mil pessoas

6ª Festa do Peixe supera as expectativas e recebe cerca de 12 mil pessoas

Sucesso absoluto na 6ª edição da Festa do Peixe, promovida pela Secretaria Municipal da Pesca e Aquicultura neste sábado (26). De acordo com cálculos da organização e da Coordenadoria de TrÂnsito e Transporte de Itajaí (Codetran), aproximadamente 12 mil pessoas passaram pelas 36 barracas montadas ao longo da Praça Genésio de Miranda Lins, na Avenida Ministro Victor Konder, e degustaram aproximadamente 12 toneladas de tainha nas mais variadas formas de preparo.  Neste ano de 2010, o evento integrou a programação da 2ª Semana do Pescador e também faz parte das comemorações dos 150 anos de Itajaí. Autoridades locais, como o Prefeito Municipal Jandir Bellini prestigiaram a festa, que recebeu também a presença do Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin. Ele veio para comemorar o primeiro aniversário do MPA, que foi oficialmente instituído em 26 de junho de 2009, em Itajaí, pelo Presidente da República.

Já no concurso de pratos disputado pelas barracas participantes da festa, o primeiro lugar ficou com a equipe da Secretaria de Turismo, o segundo para a CÂmara de Vereadores e o terceiro lugar, com a Fundação Municipal de Esporte e Lazer. De acordo com o Secretário Municipal da Pesca e Aquicultura, Agnaldo Hilton dos Santos, foram distribuídos ao grande público presente em torno de 12 mil quilos (toneladas) de tainha, doados pelos armadores itajaienses filiados ao Sindicato das Indústria da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi). ``Em nome da organização, queremos agradecer a todas as entidades e grupos que fizeram a festa acontecer com tanto sucesso, nas 36 barracas que prepararam e serviram a tainha. E também, ao povo de Itajaí, que participou de forma expressiva da nossa Festa do Peixe´´, finalizou, satisfeito, o secretário.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itajaí

Ministério da Pesca lança Plano Safra das Águas

O MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) lança hoje (28) o Plano Safra das Águas, com linhas de crédito a juros mais baixos para custeio e investimento específicos para pescadores e aquicultores. O lançamento do plano será feito no próprio MPA, a partir das 9h30, juntamente com a comemoração da Semana do Pescador. No evento, serão assinados pelo ministro Altemir Gregolin os primeiros contratos do Programa Revitaliza, que disponibilizará R$ 1 bilhão para reforma de aproximadamente 10 mil embarcações de pesca artesanal em todo o país. De acordo com o MPA, também serão assinados 15 contratos com órgãos e empresa públicas para assistência técnica e extensão rural no setor, com capacitação e desenvolvimento de projetos.

O total de recursos que serão disponibilizados não foi adiantado, mas faz parte dos R$ 116 bilhões já anunciados para os produtores rurais brasileiros no período.

Fonte:Folha da Região

Previsão para a navegação e pesca para 5 dias - Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. Na segunda e terça-feira, um sistema de alta pressão permanece no oceano mantendo a formação de nevoeiros na noite e início do dia e sol entre poucas nuvens na área de pesca. Chuva fraca na noite de segunda-feira com o deslocamento de uma frente fria.

Previsão para hoje (28/06/2010) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de NW a S, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 50 km/h. Ondas de S a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Na segunda-feira, nevoeiros ao amanhecer e sol entre nuvens na área de pesca.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de S a NE, força 2 e rajadas de 20 a 30 km/h. Ondas de SE de 0.5 m e picos de 1.0 m. Na terça-feira, nevoeiros ao amanhecer e sol entre nuvens na área de pesca.

Quarta-feira, ventos de NW a NE, força 2 e rajadas de 20 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 m e picos de 1.0 m. Na quarta-feira, nevoeiros ao amanhecer e sol entre nuvens na área de pesca.

Tendência: Na quinta e sexta-feira, o sistema de alta pressão continúa no litoral de SC e PR mantendo o tempo firme, com nevoeiros na madrugada e amanhecer e sol na área de pesca. Vento de NE/N, com rajadas de 40 e 50km/hmais intensos na tarde de quinta-feira. Mar pouco agitado.

Previsão para a navegação e pesca para 5 dias - Chuí a Laguna

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA. Nesta segunda-feira, uma frente fria desloca-se pelo oceano em frente ao litoral norte do RS provocando mais nuvens nessa área de pesca e um sistema de alta pressão avança pela Argentina, diminuindo a nebulosidade ao sul de Mostardas. Na terça-feira o sistema de alta pressão mantém o tempo firme com nevoeiros no início do dia e sol na área de pesca.

Previsão para hoje (28/06/2010) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de SW a S, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 50 km/h. Ondas de SW a S de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Sol com mais nuvens ao norte de Mostardas.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de SW a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 km/h. Ondas de S a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Nevoeiros ao amanhecer e sol no decorrer do dia devido a um sistema de alta pressão no sul do Brasil.

Quarta-feira, ventos de NW a NE, força 2 e rajadas de 20 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Tempo estável com nevoeiros ao amanhecer e com sol no decorrer do dia.

Tendência: Na quinta e sexta-feira, nevoeiros ao amanhecer e presença de sol, com temperaturas em elevação. Vento de NE com rajadas de 40km/h. Mar pouco agitado.

Fonte: Epagri/Ciram.