Notícias
Aprovado repasse para operações da Rádio Costeira de Itajaí
De autoria do Executivo Municipal, volta à Câmara de Vereadores de Itajaí na noite desta terça-feira, 19, durante pauta da 12ª sessão ordinária, a ser discutido e votado em segunda votação, o Projeto de Lei nº 62/2013 – que autoriza a Prefeitura o transferimento de recursos financeiros à UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) para a o sistema diário de operações da Rádio Costeira de Itajaí.
Trata-se de um convênio firmado entre Prefeitura, Univali e Rádio Costeira. Sua sede está localizada em terreno doado pelo Porto de Itajaí e tem suas instalações quanto a equipamentos e base operacional, incluindo repasse financeiro para a Univali junto ao efetivo através da prefeitura, cabendo a Univali a responsabilidade pelas contratações e mão de obra na Rádio.
O presente convênio tem por objetivo operar a estação Rádio Costeira de Itajaí de forma descentralizada, visando a troca de informações entre os pescadores no mar e seus familiares em terra. O repasse de informações meteorológicas e oceanográficas auxiliares à pesca e a salvaguarda do patrimônio material e humano presente na faixa de pesca ao longo da coste sudeste Sul brasileira. De acordo com o responsável pela Rádio Costeira, Jairo Romeu Ferracioli, as operações aproximam o pescador em alto mar a sua família em terra e atua no serviço de segurança náutica e resgate marítimo em apoio a todas as embarcações, “Este serviço é essencial pois auxilia a Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Porto, Praticagem, Petrobras entre outros órgãos mas acima de tudo o elo de ligação entre o pescador e seus familiares que aqui estão os esperando em solo”, adiantou Jairo.
O vereador e Líder do governo na Câmara, Afonso Arruda (PMDB) esteve na segunda-feira, 18, em visita à sede da Rádio Costeira e ficou surpreendido com suas atividades, “Itajaí tem a maior frota pesqueira do sul do país e a Prefeitura tem um compromisso com os trabalhadores desta área devido à importância do setor e economia da cidade e região. A Rádio Costeira através de sua equipe exerce um papel de extrema importância para todos que navegam nessas águas e acima de tudo auxilia os embarcados e principalmente seus familiares”, destacou Afonso Arruda.
Vinculada a Secretaria de Pesca e Aquicultura de Itajaí, o secretário responsável pela pasta acredita que o convênio ganhe força com o propósito de manter o serviço de operações da Rádio Costeira, “Somente duas rádios fazem de fato esse serviço - uma fica em Passo de Torres, município no extremo sul de Santa Catarina a 265 quilômetros de Florianópolis e a outra aqui em Itajaí. Por mês chegam a ser atendidos nos boletins diários uma média de até dois mil atendimentos”,lembrou Agostinho Peruzzo.
O valor a ser repassado é de R$ 229.948,72 (duzentos e vinte e nove mil, novecentos e quarenta e oito reais e setenta e dois centavos) e serão utilizados no pagamento dos funcionários da Rádio Costeira.
A Rádio Costeira atende embarcações nas 24 horas do dia e atende qualquer embarcação no mar, bastando que entre em contato através dos rádios VHF (Canais 16 e 22) e SSB (Canais 4425.60 e 5300). Sua equipe de profissionais especializados opera com seis equipamentos com seis frequências diferentes. Seu telefone para contato com a Rádio Costeira é (47) 3346-4470.