Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Ômega 3 ajuda na prevenção da endometriose

Ômega 3 ajuda na prevenção da endometriose

 

 

Frederico Goulart
fgoulart@redegazeta.com.br

 

Uma alimentação saudável, rica em ômega 3 (gorduras essenciais para o funcionamento do organismo), e principalmente em peixes, pode representar o melhor caminho para a prevenção a uma doença que causa temor em grande parte das mulheres: a endometriose. A constatação é da Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia, que por meio de uma pesquisa mostrou também que mulheres que se alimentam incorretamente, consumindo muitos produtos industrializados que contenham gorduras trans, estão mais expostas à doença.Segundo a especialista em Reprodução Humana Silvana Chedid, a razão é o fato de o ômega 3 possuir efeito anti-inflamatório, protegendo a cavidade abdominal contra inflamações. ``Por isso alimentos ricos nessa gordura, como a sardinha, o Atum e o salmão, são totalmente recomendados´´,diz.
A endometriose é o crescimento de tecidos da parede do útero (endométrio) fora dele. A menstruação feminina ocorre não apenas para fora do corpo mas também para dentro e isso ocasiona esse crescimento irregular em outros locais do corpo, no estômago ou nos intestinos. Mulheres com endometriose podem ter a sua fertilidade seriamente comprometida.Segundo Silvana Chedid os focos crescem estimulados pelo estrogênio - hormônio feminino. ``Todos os tratamentos são baseados em medicamentos que inibem a produção desse hormônio´´. De fato, a mulher só está totalmente protegida contra o problema durante a menopausa e a gravidez -quando a produção desse hormônio é reduzida.
 

Mas não é apenas a alimentação que pode ajudar na prevenção à endometriose. De acordo com o ginecologista Luiz Alberto Sobral, a realização de exercício físico é um outro bom caminho. ``É aconselhável que se pratique alguma atividade diariamente´´. Recomendado. Todos os alimentos que sejam ricos em ômega 3, como: peixes, especialmente o salmão e a sardinha.
Soja. Também são recomendados soja, amendoim, legumes e ervilhas, pois diminuem o acúmulo de estrogênio no organismo.  Frutas. Generosas porções de frutas, legumes e hortaliças, cereais integrais também são um bom caminho
Não recomendado. Qualquer tipo de produto industrializado com alta concentração de gordura. Frituras. Além das frituras, os embutidos, frios, salames, presunto, creme de leite, biscoitos, chips, bolos prontos devem passar longe de sua dieta. Refinados. Deve-se evitar, também, o consumo de alimentos ricos em farinha refinada, desprovidos de minerais essenciais e contendo elevado teor calórico. Açúcar. A ingestão de açúcar, contido em doces e tortas deve ser em menores quantidades e bastante cautelosa.

Fonte: Gazeta