Notícias
Alimentação rica em pescados é opção saudável para o verão
Alimentação rica em pescados é opção saudável para o verão
Ricos em nutrientes essenciais para o organismo, os peixes são
de fácil digestão.
O horário de verão já está em vigor e os termômetros apontam que a estação mais quente do ano se aproxima. Para manter a saúde em dia, mesmo com o calor, médicos e nutricionistas são unÂnimes: é preciso investir em uma alimentação mais leve e beber aos menos dois litros de água por dia. Entre os itens que devem constar no cardápio durante todo o ano, e que podem ser grandes aliados quando o temperatura sobe, estão os pescados, que além de nutritivos, são pouco calóricos, têm fácil digestão e contêm baixo teor de gordura.
De acordo com a nutricionista RosÂngela Monteiro, os peixes mais recomendados em dias quentes cação, robalo, gurijuba, pescada amarela e cambucu. "Se for consumir pescados fora de casa, a recomendação é buscar estabelecimentos confiáveis, pois peixes e frutos do mar são altamente perecíveis", explica a especialista. "É preciso muita atenção ao manipular, preparar e armazenar estes alimentos".
Pescados em geral contêm proteínas de alto valor biológico e aminoácidos essenciais para o organismo, ou seja, aminoácidos que o organismo humano não produz mas precisa para o seu bom funcionamento. O alto poder nutritivo vem do fato dos peixes serem fontes de vitaminas A, D (lipossolúveis) e do complexo B, além de cálcio, fósforo, ferro e gorduras poliinsaturada, como o ômega 3 - este encontrado em peixes de águas frias e profundas, como o salmão, atum e sardinha. Para uma alimentação mais saudável, dê preferência aos peixes assados, grelhados ou cozidos, não abuse do sal e prefira temperos naturais.
Dicas para comprar peixes frescos: Olhos - devem estar brilhantes e salientes | Escamas - precisam ser resistentes, úmidas e bem aderidas | Carne - deve tem boa firmeza e se estar bem aderida aos ossos e à s espinhas | Guelras - precisa ter coloração avermelhada e odor frutal.
Fonte:Revista Fator