Adaptação do setor pesqueiro pode gerar benefícios de US$ 1,7 trilhão

Segundo o diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, as reservas pesqueiras em todo o mundo estão sendo saqueadas e exploradas em níveis insustentáveis; para Steiner essa falha de gestão dos recursos naturais vai adquirir proporções gigantescas se não for resolvida. Investimentos da ordem de US$8 bilhões ao ano, aproximadamente R$14 bilhões, na reconstrução e adaptação do setor mundial de pesca a práticas ambientalmente seguras poderiam aumentar a capacidade pesqueira atual em 112 bilhões de toneladas. O alerta é do relatório ´A Economia Verde´, lançado nesta segunda-feira em Nova York, e inclui a situação do mercado de pesca no mundo. O documento é resultado de uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente, Pnuma, e um grupo de economistas.

O relatório destaca ainda que um investimento de US$8 bilhões ao ano desencadearia um efeito positivo para os consumidores, a indústria e a economia global de aproximadamente US$1.7 trilhões nos próximos 40 anos. Segundo o diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner "as reservas pesqueiras em todo o mundo estão sendo saqueadas e exploradas em níveis insustentáveis".  Para Steiner, "essa falha de gestão dos recursos naturais vai adquirir proporções gigantescas se não for resolvida". O chefe do Pnuma disse ainda que "a vida e a subsistência de mais de meio bilhão de pessoas, está diretamente ligada a saúde da indústria pesqueira, e que o futuro vai depender das decisões difíceis e transformadoras dos governos nos próximos anos".

O relatório propõe que o investimento na adaptação dos métodos de pesca pode ser coberto pela diminuição ou extinção de parte dos US$27 bilhões em subsídios que a indústria recebe hoje. Segundo dados do Pnuma existem atualmente 35 milhões de pescadores em todo mundo e 20 milhões de barcos em atividade. O setor da pesca gera, direta e indiretamente, 170 milhões de empregos e movimenta cerca de US$ 35 bilhões em salários.

Fonte: por Eduardo Costa, da Rádio ONU

Para ouvir esta notícia clique em: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/180079.html

Reinício da pesca da lagosta é liberado com antecedência

Comissão que reúne os ministérios da Pesca, do Meio-Ambiente e da Agricultura decidiu atender ao pedido do setor produtivo e antecipou em 15 dias o fim do período de defeso. O período de seis meses por ano, quando a pesca da lagosta é proibida, é chamado de defeso. E uma boa notícia chegou aos restaurantes e colônias de pescadores esta semana: é que o reinício da pesca foi antecipado, ou seja, pescar lagosta já está liberado.

Com a pesca liberada, a expectativa nos restaurantes que trabalham com frutos do mar é de que o aumento da oferta faça o preço baixar. "Agora, nós podemos fazer boas promoções de lagosta. Acredito que os clientes vão pagar até 20% menos por um prato", disse o gerente de restaurante Severino Lourenço. A proibição da pesca da lagosta terminaria apenas no dia 31 deste mês. Mas, uma comissão que reúne os ministérios da Pesca, do Meio-Ambiente e da Agricultura decidiu atender ao pedido do setor produtivo e antecipou em 15 dias o fim do período de defeso.

O objetivo é fazer com que a lagosta brasileira chegue ao mercado exterior antes dos principais concorrentes para atingir o melhor preço possível. Com isso, os pescadores do Recife já começam a se preparar para ir em busca da lagosta em alto mar. Na colônia de Brasília Teimosa, dos cerca de 2.000 pescadores apenas cem têm a licença do Ministério da Pesca para capturar o crustáceo durante seis meses por ano. Um deles é Edmilson Marinho, que já começou a costurar as redes dos chamados covos, as armadilhas que prendem as lagostas atraídas por iscas.

Ele espera que este ano o preço pago aos pescadores seja maior que o ano passado, quando a crise econômica reduziu o volume de exportações para a Europa e fez o preço cair. "Tomara que aumente o preço, pois no ano passado caiu muito e foi um prejuízo grande para a gente", falou.

Fonte:pe360graus.com

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul  Chuí a Laguna

Uma frente fria, associada a um sistema de baixa pressão em superfície, mantém o tempo fechado com chuva persistente na área de pesca. No decorrer do dia, este sistema ao se deslocar para leste dará origem a um ciclone extratropical no oceano. Alertas: HOJE, MAR MUITO AGITADO A GROSSO COM RISCO DE RESSACA E VENTOS FORTES. AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES, DIMINUINDO NO DECORRER DO DIA.

Previsão para hoje (18/05/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE a S, força 4 a 5 e rajadas de 60 a 80 km/h. Ondas de SE a E de 2.5 a 3.0 m e picos de 4.0 a 4.5 m COM RESSACA. Tempo instável com chuva persistente, por vezes com intensidade moderada a forte na área de pesca.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NE a SW, força 3 a 5 e rajadas de 60 a 80 km/h, diminuindo no decorrer do dia. Ondas de E a SE de 1.5 a 2.5 m e picos de 3.0 a 3.5 m, diminuindo no decorrer do dia. A nebulosidade ainda persiste na área de pesca, mas a chuva deve ficar concentrada especialmente na madrugada e manhã.

Quinta-feira, ventos de SW a S, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Nebulosidade variável com presença de sol em boa parte da área de pesca, com chance de chuva isolada ao norte de Mostardas.

Tendência: Entre a sexta-feira e o sábado, nebulosidade variável com presença de sol em boa parte da área de pesca, com chance de chuva isolada ao norte de Mostardas. Ventos de SE a NE, com rajadas de 40 a 60km/h. O mar volta a ficar muito agitado, com ondas mais altas no sábado com risco de ressaca.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Uma frente fria, associada a um sistema de baixa pressão em superfície, mantém o tempo fechado com chuva persistente na área de pesca. No decorrer do dia, este sistema ao se deslocar para leste dará origem a um ciclone extratropical no oceano. Alertas: HOJE , MAR AGITADO E VENTOS FORTES. AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES, DIMINUINDO NO DECORRER DO DIA.

Previsão para hoje (18/05/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE a SE, força 3 a 4 e rajadas de 60 a 80 km/h. Ondas de SE a E de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m especialmente ao sul de Florianópolis. Tempo instável com chuva persistente, por vezes com intensidade moderada a forte na área de pesca.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NE a SW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de E a SE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. A nebulosidade ainda persiste na área de pesca, mas a chuva deve ficar concentrada especialmente na madrugada e início da manhã.

Quinta-feira, ventos de SW a S, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Nebulosidade variável com presença de sol em boa parte da área de pesca.

Tendência: Entre a sexta-feira e o sábado, nebulosidade variável com presença de sol em boa parte da área de pesca, com chance de chuva isolada especialmente ao sul de Florianópolis. Ventos de SW a SE, com rajadas de 40 a 50km/h. O mar volta a ficar muito agitado, com ondas mais altas no sábado com risco de ressaca nas proximidades de Laguna.

Fonte: Epagri/Ciram.