Vitória para o Povo das Águas!

Em dezembro do ano passado conquistamos uma importante vitória para o Povo das Águas, a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Nunes Marques, que acatou a Ação Direta de Inconstitucionalidade, impetrada pelo Partido Liberal e de autoria do senador Jorginho Mello e na qual o SINDIPI ingressou como amicus curie e subsidiou com pareceres técnicos, jurídicos e forenses. É claro que na prática, ainda não voltamos a pescar dentro das 12 milhas no Rio Grande do Sul, mas a promessa da Secretaria de Aquicultura e Pesca é que isso aconteça ainda no segundo semestre deste ano, através da publicação do  Plano para Retomada Sustentável da Atividade de Pesca de Arrasto na Costa do Rio Grande do Sul.

Mais uma vez, pudemos constatar que o único caminho para a pesca industrial é aquele que preza pela sustentabilidade e é por isso, que tanto me assombra ler reportagens que insinuam a criação de portos pesqueiros estrangeiros em nosso País. Precisamos nos unir e trabalhar incansavelmente para que isso não aconteça , nem no Rio Grande do Sul, nem em nenhuma outra região. Seguimos juntos, buscando sempre o melhor para o Povo das Águas!

Jorge Neves

Presidente do SINDIPI