Venda de 9 espécies de peixe é proibida

Comercialização foi suspenda por conta da portaria do Defeso. Fiscalizações do IBAMA serão intensificadas para inibir venda ilegal.

Quem vai ao tablado e as feiras da cidade a procura de peixe não tem encontrado dificuldades para garantir o almoço. Mesmo com o Defeso, espécies como o Acari, Pescada e Apapá continuam a ser vendidas. Mas quem não aprecia os pescados vai ter que se contentar com o que está exposto na banca. No dia 1º de outubro entrou em vigor a portaria do Ibama que suspende a pesca e a comercialização do Tambaqui. No dia 15 de novembro a proibição foi ampliada e mais oito espécies entraram na lista:Jatuarana, Pacu, Pirapitinga, Aracu, Curimatá, Fura-Calça, Mapará e Branquinha.

Ao todo nove tipos de peixes estão proibidas. Quem for pego vendendo o pescado proibido vai ser multado. A pena vai de R$ 700 a R$ 100 mil, além de R$ 20 por cada quilo de peixe. No próximo dia 1º mais duas espécies entram no Defeso, o Pirarucu e o Acari. Os vendedores de piracuí devem declarar o estoque para evitar transtornos com a fiscalização.

Fonte:No Tapajós

Ministério da Pesca e Aquicultura debate ordenamento do rio Uruguai

O Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA, em parceria com o IBAMA, dá início ao processo de ordenamento da bacia do rio Uruguai. O objetivo do ordenamento é adequar a nova Lei da Pesca à realidade dos pescadores no Rio Uruguai, a exemplo da elaboração de Instruções Normativas para a pesca em toda a bacia. A Superintendente Federal do MPA no Rio Grande do Sul, Adriane Lobo, quer envolver todos os municípios lindeiros nesta discussão. Nesse sentido, Porto Lucena e a Comunidade de Santo Isidro, em São Nicolau, sediaram nos dias 18 e 19 de novembro as reuniões que contaram com a participação de pescadores, cooperativas, prefeitos, vereadores, sindicatos, policiamento ambiental, EMATER e demais entidades de sete municípios da região.

Os municípios que participaram desta primeira etapa foram Porto Mauá, Alecrim, Porto Vera Cruz, Porto Lucena, Porto Xavier, Pirapó e São Nicolau. Todos integram o Território de Aquicultura e Pesca das Missões, uma política do Governo Federal para diminuir as pobrezas e desigualdades regionais na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Pescadores relataram, a partir de conhecimentos e experiências, como realizam a pesca, que petrechos utilizam, quais as espécies existentes, os períodos de reprodução, práticas com o pescado e comercialização, quem compra e como se organizam as cadeias produtivas do pescado nesses municípios.

O ordenamento para o Rio Uruguai é uma demanda apontada pelo Fórum de Pesca do Rio Uruguai em reunião realizada no dia 27 de outubro, no município de Ijuí. O Fórum do Rio Uruguai é dividido em quatro secções: Alto Uruguai, Médio Alto, Médio e Baixo Uruguai. As reuniões do Ministério da Pesca e Aquicultura iniciaram pela região do Médio Uruguai. Segundo Adriane Lobo, o MPA e o IBAMA pretendem elaborar o ordenamento de pesca a partir dos dados levantados e da própria Lei da Pesca, com um modelo de gestão compartilhada para a bacia do rio Uruguai.

Fonte: MPA

Reunião Latino Americana irá discutir a situação e o papel da mulher no Setor pesqueiro

Para discutir sobre a participação e fortalecimento das mulheres no setor pesqueiro do Brasil, a FAO, a INFOPESCA e o Ministério da Pesca e Aquicultura em trabalho conjunto, realizarão nos dias 23 a 25 de novembro no Hotel Costa do Mar no Estado do Ceará, a Terceira Reunião de Pontos Focais da Rede Latino – Americana das Mulheres do Setor Pesqueiro e aquicola. Além do Brasil, o evento conta com a participação de representantes da República Dominicana, Colômbia, Argentina, Espanha, Uruguai, Peru, Paraguai, Honduras, Equador e Chile.

Os maiores problemas enfrentados no setor pesqueiro feminino são: preconceito, baixa remuneração, falta de estrutura a bordo (banheiros) para o embarque, legislação adequada e falta de capacitações direcionadas.  A nova lei da pesca e aquicultura Lei Nº 11.959, de 29 de julho de 2009, substitui a lei que vigorava a mais de 40 anos, e traz avanços importantes principalmente o que reconhece como trabalhadoras da pesca as mulheres que desempenham atividades complementares no exercício da à pesca artesanal, como conserto de rede, beneficiamento e comercialização da produção.

Fonte: MPA

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Um sistema de alta pressão no litoral norte do RS, SC e PR e uma frente fria no sul do RS mantém variação de nuvens na área de pesca, com chuva na região. Alertas: HOJE, VENTOS FORTES e MAR AGITADO. AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (25/11/2009) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NE a NW, força 3 a 4 e rajadas de 60 a 70 km/h, mais fortes afastado da costa. Ondas de NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m, mais altos afstado da costa. Nebulosidade variável com chuva e trovoadas isolada.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NW a SE, força 3 a 4 e rajadas de 30 a 50 km/h, mais fortes pela manhã. Ondas de NE a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 m. Chuva com trovoadas e risco de temporal com o deslocamento da frente fria.

Sexta-feira, ventos de SE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Variação de nuvens e chuva fraca no início da manhã e presença de sol durante o dia.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Nesta quarta-feira, um sistema de alta pressão com fraca intensidade mantém variação de nuves e chuvisco na área de pesca. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (25/11/2009) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 50 km/h. Ondas de NE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. variação de nuvens e chuva fraca na área de pesca.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NE a NW, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Tempo instável com chuva ao amanhecer, variação de nuvens durante o dia e pancadas de chuva a partir da tarde com o avanço de uma frente fria pelo litoral de SC. Há risco de temporais entre o final da tarde e noite

Sexta-feira, ventos de NW a SE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Tempo fechado com chuva na área de pesca próxima à costa e céu mais claro afastado da costa, devido a um sistema de baixa pressão no litoral do PR e sul de SC.

Fonte: Epagri/Ciram.