UE fecha acordo de livre comércio com Peru e Colômbia

A União Europeia (UE) fechou um acordo de livre comércio com Peru e Colômbia, anunciou nesta segunda-feira a Comissão Europeia, após a nona rodada de negociações entre as partes ocorrida em Bruxelas. "Durante a nona rodada de negociações que aconteceu em Bruxelas, os negociadores chegaram a um acordo sobre os elementos chave de um ambicioso acordo comercial que vai inaugurar novas relações comerciais e investimentos entre a União Europeia e os países andinos signatários", afirma a Comissão Europeia em um comunicado.

O acordo prevê a liberalização do comércio de produtos industriais e de pesca. A partir da entrada em vigor do tratado, 80% do comércio de produtos industriais será aberto com o Peru e 65% com a Colômbia. "Isto abrirá novas perspectivas de acesso aos mercados para os exportadores de todas as partes signatárias em frutos e hortaliças, pesca, automotores, eletrônica e maquinaria, vinhos e bebidas alcóolicas, sem falar nos serviços, como as telecomunicações, serviços bancários, etc", informa o comunicado.

Fonte:Yahoo Finanças

PMA lança manual sobre pesca amadora e profissional

A PMA (Polícia Militar Ambiental) está lançando o ``Manual do Pescador´´, um livro de bolso com 24 páginas com todas as informações necessárias sobre pesca amadora e profissional e principalmente sobre a legislação de pesca na bacia do rio Paraná e Paraguai. A produção está sendo realizada em parceria com a empresa Energias do Brasil. A PMA vai distribuir o manual em todos os postos e subunidades, em especial em municípios que fazem fronteira com outros, como Três Lagoas, Bataguassu, Mundo Novo e CassilÂndia. Em locais estratégicos, como Aquidauana, Miranda e Buraco das Piranhas, também haverá distribuição de manuais.

O livro será disponibilizado no site da PMA (www.pma.ms.gov.br). Com o acesso à legislação, espera-se que os pescadores não cometam pesca predatória e sofram todas as punições inerentes ao crime. A campanha será desenvolvida durante todo o ano e sempre que houver alterações na legislação, elas serão lançadas no manual e informadas no site. Barreira educativa – Policiais militares ambientais de Campo Grande também fazem barreira educativa na manhã desta segunda-feira, primeiro dia de liberação da pesca nos rios do Estado.

A barreira foi montada no posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Terenos, para distribuir o manual aos pescadores que adentram o Pantanal.

Fonte:Campo Grande News

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Entre segunda e terça-feira o sistema de alta pressão continua posicionado no litoral Sul do Brasil, mantendo o tempo estável com vento apenas moderado e mar pouco agitado. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (01/03/2010) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de E a NE, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m, mais elevados em áreas mais afastadas da costa. Tempo firme na área da pesca.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais fortes ao norte de Mostardas. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m, mais elevados em áreas mais afastadas da costa. Mais aberturas de sol ao sul de Mostardas com mais nuvens e chuviscos isolados no início e final do dia ao norte.

Quarta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais fortes ao sul de Mostardas. Ondas de SE a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m, mais elevados em áreas mais afastadas da costa. Mais aberturas de sol ao sul de Mostardas com mais nuvens e chuviscos isolados no início e final do dia ao norte.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Entre segunda e terça-feira o sistema de alta pressão continua posicionado no litoral Sul do Brasil, mantendo o efeito da circulação marítima (chuviscos isolados) entre a Grande Fpolis e norte da pesca e tempo firme ao sul, com vento apenas moderado e mar pouco agitado. Alertas: HOJE e AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (01/03/2010) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m, mais elevados em áreas mais afastadas da costa. Mais nuvens e chuviscos, mais persistente no início e fim do dia, com períodos de sol entre a Grande Florianópolis e norte da pesca. Ao sul, sol com algumas nuvens. Restrição na visibilidade pela formação de nevoeiros.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m, mais elevados em áreas mais afastadas da costa. Mais nuvens e chuviscos, mais persistente no início e fim do dia, com períodos de sol entre a Grande Florianópolis e norte da pesca. Ao sul, sol com algumas nuvens. Restrição na visibilidade pela formação de nevoeiros.

Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Mais nuvens e chuviscos, mais persistente no início e fim do dia, com períodos de sol entre a Grande Florianópolis e norte da pesca. Ao sul, sol com algumas nuvens. Restrição na visibilidade pela formação de nevoeiros.

Fonte: Epagri/Ciram.