Toneladas de sardinhas aparecem mortas no MA

Toneladas de sardinhas apareceram mortas nesta terça-feira (15), em São José de Ribamar (MA), onde a maioria dos moradores vive de pesca. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) acredita que a morte dos peixes é uma ação criminosa de pescadores, que podem estar usando veneno para pegar apenas os peixes maiores.

Fonte:Clovis Duarte

Barco afunda com 10 toneladas de peixe em Belém

Segundo o Corpo de Bombeiros, excesso de carga agravou acidente.Dono do barco não ficou ferido e peixe foi recuperado. Um barco pesqueiro com cerca de 10 toneladas de peixe afundou no cais do Ver-o-peso, em Belém, na manhã desta terça-feira (15). O subtenente Afonso Paulo, do Corpo de Bombeiros, disse ao G1 que o problema foi agravado pela quantidade de mercadoria que o pescador carregava. O dono do barco precisou da ajuda dos bombeiros para recuperar a embarcação e a carga de peixes, que não teria sofrido danos, segundo o pescador.

Fonte:G1

2ª Oficina Territorial Sul Catarinense de Governança da Política de Desenvolvimento Territorial da Pesca e Aquicultura

O Ministério da Pesca e o Instituto de Estudos e Assessoria ao Desenvolvimento (CEADES) vai realizar a 2ª Oficina Territorial Sul Catarinense de Governança da Politica de Desenvolvimento Territorial da Pesca e Aquicultura, dias 16 e 17 de setembro, a partir das 8h30min, no auditório do Flipper Hotel, no Mar Grosso.A primeira oficina foi realizada em agosto deste ano com apresentação do projeto e mobilização para a formação de um colegiado e a participação do próximo encontro que acontecerá em novembro, com a formação de um técnico para desenvolver projetos na área.

Fonte:Bizz Internet

CÂmara aprova Plano de Gerenciamento Costeiro de Florianópolis

Projeto de lei vai regulamentar uso e atividades na costa da Capital

O projeto de lei que cria o Plano de Gerenciamento Costeiro de Florianópolis foi aprovado na CÂmara de Vereadores na noite de segunda-feira. Dos 16 vereadores, 11 foram favoráveis, um se absteve, um votou contra e três se ausentaram. Agora, o prefeito Dário Berger (PMDB) terá 90 dias para colocar a lei em vigor. O chamado Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro prevê o zoneamento de usos e atividades em toda a zona costeira de Florianópolis.

A legislação é considerada essencial para definir conflitos como a prática do surfe e a pesca da tainha. Ela inclui, ainda, itens aparentemente mais complexos, como a construção de marinas e portos turísticos. Com a aprovação, a Ilha passaria a ter uma legislação específica que define a utilização racional dos seus recursos naturais na chamada Zona Costeira Municipal. A legislação estará atrelada aos planos já existentes, o Nacional e o Estadual de Gerenciamento Costeiro.

— Teremos a garantia da ocupação racional, da preservação e recuperação de locais degradados e, ainda, segurança jurídica para os empreendedores que querem investir no segmento náutico — explica Ernesto São Thiago, diretor de Turismo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif). Desde 2006 a entidade trabalha no aperfeiçoamento da proposta. Para o presidente da ACIF, Doreni Caramori Júnior, a legislação é fundamental para o desenvolvimento da economia.

— Poderemos realizar a ocupação e uso dessas áreas de maneira ordenada tanto para os equipamentos e esportes náuticos como para a maricultura — avalia. No decreto a ser regulamentado, o prefeito irá determinar se é o Executivo que vai elaborar a proposta ou, como feito pelo governo do Estado, será realizada a escolha da empresa de consultoria por meio de processo licitatório.

Fonte:Diário Catarinense

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Na segunda-feira um sistema de alta pressão próximo ao Litoral do RS mantém variação de nebulosidade com chuva fraca e isolada, altenando com aberturas de sol. Durante a noite e início da manhã os nevoeiros serão densos na área de pesca, dificultando a visibilidade. Alertas: HOJE, mar agitado. AMANHÃ, VENTOS FORTES E MAR AGITADO.

Previsão para hoje (14/09/2009) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m. Nevoeiros ao amanhecer, com aberturas de sol e mais nuvens no início e fim do dia, na área de pesca.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Nevoeiros, aberturas de sol com mais nuvens no início e fim do dia.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Um sistema alta pressão no Litoral do RS mantém variação de nuvens, com chuva fraca por alguns momentos na área de pesca de SC e PR. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (14/09/2009) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 30 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.5 m. Variação de nuvens com chuva fraca na mior parte da área de pesca.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Tempo estável com formação de nevoeiros, variação de nuvens e aberturas de sol na área de pesca.

Fonte: Epagri/Ciram.