Simpósio Nacional de Policultivo de Tilápias e Camarões Marinhos, lazer e cultura, simpósio e outras

LAZER E CULTURA

Vem aí a melhor Marejada de todos os tempos

A 21ª Marejada –

AZER E CULTURA UNI SETEMBRO NO DIODE SER EMENDADO, SEM ESPAÇO...., FALHA NA HORA DE APERTAR O ENTER(VFesta Portuguesa e do Pescado – que será realizada de 4 a 14 de outubro no Centro de Promoções Itajaí-Tur promete ser a melhor de todos os tempos. Feira de artesanato e comercial, pavilhão cultural, shows nacionais, apresentações folclóricas, gastronomia regional, parque de diversões, palco da diversidade e apresentações musicais e teatrais movimentarão os dias de festa.

O palco da diversidade, uma das novidades deste ano, trará para a Marejada toda diversidade cultural de Itajaí. Dança e música gauchesca, folclore chinês, roda de capoeira, dança de rua, jazz, dança contemporÂnea e outras manifestações que compõem a vida cultural da cidade estarão na festa.

No pavilhão cultural, os visitantes poderão encontrar a tradicional sardinheira; os trabalhadores tecendo as redes; artesãos que mostrarão através de suas peças e pinturas a relação do homem de Itajaí com o mar; gaiteiros e música popular portuguesa ao vivo; apresentações de maracatu; cursos gratuitos de artesanato regional e um escultor que trabalhará com motivos marinhos.

Nos palcos alternativos 1 e 2 músicas e apresentações folclóricas tipicamente açorianas e portuguesas além de bandas de pop, pagode, sambe e reggae. Além disso, a Fundação Cultural de Itajaí montará um coreto em frente ao parque que contará a apresentação das Bandas da Marejada e Guarani. Outra novidade da Marejada, é que neste ano além do chope, serão abertas licitações para a venda de vinhos, cachaças e cerveja.

A 21ª Marejada ainda terá grandes atrações nacionais com as bandas Tribo de Jah (5/10); Tchê Garotos (8/10), Bruno e Marrone (10/10), Ira! (11/10) e Inimigos da HP (14/10). Os ingressos para os dias de shows nacionais custam R$20 ou R$10 + 1 kg de alimento não perecível (exceto sal), para os demais dias ingressos a R$10 ou R$5 + 1 kg de alimento não perecível (exceto sal). Neste ano a Marejada terá entrada livre no primeiro domingo, dia 7 de outubro e na primeira terça-feira, dia 9.

Prefeitura de Itajaí

Fundação Cultural de Itajaí

Fonte: Lourival Andrade Junior (Superintendente) – 3341-6131

Espetáculo ``Nós na Fita´´ em cartaz no Teatro Municipal de Itajaí

Leandro Hassum e Marcius Melhem se apresentam nesta sexta e sábado no Teatro Municipal de Itajaí com o Espetáculo "Nós na Fita". Com direção de Alexandre Régis, os comediantes satirizam situações típicas do dia-a-dia e levam ao palco um pouco das neuroses cotidianas. A apresentação começa às 21 horas e os ingressos já estão à venda no Teatro a R$ 40,00 (inteira), R$ 30,00 (antecipado – até dia 13), R$ 25,00 (Clube do assinante do Santa) e R$ 20,00 (meia entrada).

"Nós na Fita" é um show de humor que traz à cena pequenos dramas comuns a todos nós, como casamento, família, cinema, futebol, mancadas e comportamentos inoportunos, para citar algumas cenas.

O espetáculo tem o estilo do mais tradicional "stand up comedy". Os atores vestem smoking e estão o tempo todo em cena com apenas dois bancos e dois microfones. A iluminação de Eduardo Salino e a trilha sonora de Alexandre Régis acentuam os diversos climas do show.

Mais Informações:

Teatro Municipal de Itajaí: (47) 3349 - 6447

Acompanhe os locais e as datas do Caminhão do Peixe

Data: 12/09/07 (Quarta-Feira)

Local: Bairro Cordeiros, na Associação de Moradores, Jardim Esperança

Data: 13/09/07 (Quinta-Feira)

Local: Bairro Espinheiros, Rua José Francisco Maestri, próximo ao Leite do Vale.

Data: 14/09/07 (Sexta-Feira)

Local: Bairro São Pedro, na Cancha de Bocha do Secom

Todos os dias com horário das 8h às 14h.

Prefeitura de Itajaí

SEPESCA

Fonte: Manoel Xavier de Maria

Nesta quarta-feira

Senar/SC apóia Simpósio Nacional de Policultivo de Tilápias e Camarões Marinhos

11/9/2007

O 1O Simpósio Nacional de Policultivo de Tilápias e Camarões Marinhos e o 1o Festival Gastronômico de Tilápias Marinhas será realizado nesta quarta-feira, dia 12 de setembro, no Laguna Tourist Hotel, em Laguna, evento promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Associação Catarinense de Criadores de Camarão (ACCC) e Sebrae,  e que conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Governo de SC, Guabi, Heatcraft, Amicil, Supra, Enge Pesca, Antártida Refrigeração e prefeitura de Laguna. A comissão organizadora é composta por Nelson Abraham Netto, Rogério José Pereira e Giovanni Lemos de Mello.

A cerimônia de abertura será às 8h15 quando iniciará o seminário ``Policultivo de Tilápias e Camarões Marinhos: oportunidade de negócio para o desenvolvimento sustentável da aqüicultura costeira na região sul de SC. O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, participará da abertura do evento. Às 8h45 o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Processamento de Tilápia, Rubens Graça Maset, palestrará sobre ``Tilápia: mercado interno e externo, tendências mundiais de produção e consumo´´. Após intervalo das 10 às 10h30, iniciará apresentação do tema ``Aproveitamento integral dos resíduos da filetagem de tilápias: agregando valor e desenvolvendo produtos´´, pela pesquisadora do Instituto de Pesca de São Paulo, Rose Meire Vidotti.

Na parte da tarde, às 13h30, o pesquisador do laboratório de Ciências Marinhas da UNISUL, Rodolfo Petersen, palestrará sobre ``Histórico, situação atual e perspectivas da produção de camarão e tilápia em policultivo no Equador´´. Os ``Resultados das primeiras experiências de policultivo de tilápias e camarões marinhos em Laguna e perspectivas´´ será tema apresentado às 14h45 pelo sócio-proprietário da Aquaconsult, Giovanni Lemos de Mello. Após intervalo das 16 às 16h30, haverá mesa redonda com abordagem em ``Licenciamento ambiental da tilapicultura em águas estuarinas´´. O encerramento do evento está previsto para às 18 horas.

Paralelo ao Simpósio Nacional, será realizado o 1o Festival Gastronômico de Tilápias Marinhas, com início às 12 horas com almoço e pratos principais elaborados à base de tilápias marinhas. Às 19 horas será servido coquetel para confraternização, com degustação de produtos com valor agregado à base de tilápias marinhas.

CONVITE

A Fundação do Meio Ambiente de Itajaí, a Secretaria de Educação e o SEMASA convidam Vossa Senhoria para a palestra Cadastramento e Outorga da Água

Um passo para a construção do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.

Palestrantes (Comitê do Itajaí): Ana Cristina Cancherini Brandt- Engenheira civil – PUCRS MSc. Engenharia Ambiental – FURB Membro da CT-Plan do Comitê do Itajaí. Odirlei Fistarol- Engenheiro florestal – FURB- MSc. Engenharia ambiental – FURB- Integrante da equipe do Projeto Piava

Data: 12 de setembro de 2007 (quarta-feira)    -    Hora: 19h00min

Local: Auditório do Porto de Itajaí  -  Rua Blumenau, 5. Bairro Centro.

Fabrício Estevo da Silva

Superintendente da FAMAI