Semana do Peixe é aberta com palestras

Palestras e distribuição de material informativo. É dessa forma que a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) participa da ``Semana do Peixe´´, aberta hoje (8), promovida pela Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República (SEAP-PR). Um dos objetivos da campanha, que encerra no sábado, dia 12, é promover o consumo de pescado por ano da população urbana. Na ocasião também haverá a distribuição de material informativo sugerindo receitas tendo o peixe o ingrediente principal, além da continuação das parcerias com os agentes do comércio do peixe.

Segundo o titular da Sepror, deputado Eron Bezerra, o consumo médio do pescado no Amazonas está em torno de 25 quilos/habitante ano, ou seja, é maior que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 12Kg/habitante ano. "No interior do Estado este número cresce ainda mais. Calcula-se que cada habitante consuma pelo menos 40 quilos de peixe por ano", afirma. A Semana do Peixe pretende chamar atenção para as vantagens que o consumo do pescado proporciona para o organismo humano e para a valorização das pessoas que vivem do negócio do pescado.

Fonte:Amazonas Em Tempo

"Coma peixe às sextas" será lançada no Brasil

O estímulo ao consumo de pescado, com foco numa alimentação saudável, vai ganhar reforço com o lançamento da Campanha ``Coma Peixe às Sextas´´, fruto de um acordo entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL). A assinatura do acordo, que também faz parte da programação da Semana do Peixe, será nessa quarta-feira, dia 09 de setembro. A iniciativa, coordenada pela ABRASEL, poderá facilitar a compra de pescado para seus afiliados de forma que possam obter um preço mais em conta e, consequentemente, ser repassado aos consumidores.

Fonte:Itu.com.br

Vendas de peixe aumentaram em 100% em MS

A Semana do Peixe promovida pelo Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA), que vai até o dia 15 de setembro, tendo como objetivo o aumento do consumo de pescado pelo país já tem mostrado resultados em MS. Segundo Rodrigo Costa, gerente regional da rede Comper, as vendas de pescado dobraram, ou seja, um aumento de 100%. Denise Forte, gerente de marketing do Comper, conta que no dia de peixe as vendas são ainda maiores, pois os clientes aproveitam as promoções. Os descontos chegam a 15%.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de pescado para cada pessoa seja de 12 Kg/ano. O peixe é fonte de proteínas, vitaminas (tais como A, D e E), além de sais minerais, por isso a recomendação é que seja consumido pelo menos duas vezes por semana. As proteínas do peixe são de mais fácil digestão que as da carne, os de cor clara apresentam menor teor de gordura, além da possibilidade de consumo de ômega 3 e ômega 6, que diminuem o índice de problemas cardiovasculares.

Fonte:Fátima News

Governo moderniza legislação de pesca e aqüicultura

O setor era regulado por decreto de 1967, que não respondia às necessidades de aqüicultores e indústrias dos vários segmentos da cadeia produtiva

O ano de 2009 trouxe muitos avanços para o setor de aqüicultura e pesca do País. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou neste semestre a lei que cria o Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA), em substituição à Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap). Também foi sancionada a nova Lei da Pesca, um projeto que tramitava há 15 anos no Congresso. O setor era regulado pelo Decreto Lei 221, de 1967, que estava completamente defasado e não respondia mais às necessidades de pescadores, aqüicultores e indústrias dos vários segmentos da cadeia produtiva.

A aqüicultura comercial brasileira nem mesmo estava prevista na velha lei. A atividade ganhou capítulo específico, o que se traduz em avanços significativos para atender antigas reivindicações do setor. A aqüicultura se firmou como uma atividade econômica no cenário nacional da produção de alimentos a partir de 1990, época em que a produção brasileira de pescado cultivado girava em torno de 25 mil toneladas/ano. Hoje, são produzidas 270 mil toneladas/ano.

O chefe de gabinete do MPA, Kleberson Carneiro Davasqui, afirma que essas inovações abrem novo paradigma para os setores da pesca e aqüicultura. De acordo com ele, agora, outros profissionais ligados direta ou indiretamente a cadeia da pesca e aqüicultura serão vistos de fato como trabalhadores do setor. É o caso de quem produz redes de pesca, das mulheres que fazem a seleção e limpam os pescados e quem comercializa, entre outros. "Com a nova lei esse grupo passou a ser categorizado de trabalhadores da pesca. Traz para a legalidade um contingente muito grande, principalmente as mulheres, que ficavam a margem desse processo", disse.

Outro benefício que a reforma da Lei de Pesca trouxe foi à equiparação dos pescadores e aqüicultores aos produtores rurais. Essa mudança se traduz em acesso direito ao crédito rural e recursos mais baratos para financiar a produção. "São 3,5 milhões de trabalhadores envolvidos na cadeia primária e de comercialização do setor, que estavam fora do processo de regulamentação permanente", informa o chefe de Gabinete.

Ao ser reconhecido como produtor rural, os trabalhadores da pesca e aqüicultura poderão, por exemplo, se beneficiar com a legislação do Empreendedor Individual, lembra Kleberson. O Empreendedor Individual foi criado pela Lei Complementar 128/08, que alterou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, a Lei Complementar 123/08, conhecida como Lei do Supersimples. Essa nova figura jurídica entrou em vigor no dia 1º de julho, beneficiando empreendedores individuais com receita bruta anual de até R$ 36 mil, como costureiras, sapateiros, manicures, mecÂnicos, artesãos e produtores rurais.

A nova Lei da Pesca traz mais autonomia e mais recursos para 150 mil aqüicultores e 680 mil pescadores que fazem a captura em águas abertas. Essas iniciativas demonstram que o Governo Federal percebeu o quanto o setor é importante e estratégico para a economia nacional. A atividade pesqueira é responsável pela geração de 3,5 milhões de empregos diretos e indiretos em todo o País e gera R$ 5 bilhões de Produto Interno Bruto (PIB).

O anúncio desses dois avanços para o setor foi feito no dia 26 de junho, durante a 3ª Conferência Estadual de Aqüicultura e Pesca de Santa Catarina, realizada em Itajaí, no litoral do Estado, a 80 km de Florianópolis. Na ocasião, o prefeito Jandir Belini explicou que o município é o maior porto pesqueiro do Brasil e por isso foi escolhido para ser palco dos anúncios. "Movimentamos, em média, 120 mil toneladas anuais de pescado. É o maior parque industrial em enlatados de sardinha e atum. Temos a maior frota indústria pesqueira, em torno de 700 barcos. A pesca artesanal e industrial ocupa seis mil trabalhadores embarcados e sete mil nas indústrias".

A conferência catarinense foi preparatória à 3ª Conferência Nacional de Aqüicultura e Pesca, convocada por decreto do presidente da República para ser realizada em Brasília, de 30 de setembro a 2 de outubro, sob a coordenação do Conselho Nacional de Aqüicultura e Pesca (Conape). O tema deste ano, que já está em debate em todas as conferências estaduais, é a "Consolidação de uma Política de Estado para o Desenvolvimento Sustentável de Aquicultura e Pesca".

Fonte:Amazônia

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

O avanço de uma frente fria pelo RS, associada a áreas de baixa pressão, ocasiona tempo instável e condições de chuva com temporal no Litoral do RS, apresentando tendência de melhorias para o final do dia, especialmente no sul do RS, quando há o indicativo do sistema perder um pouco a intensidade. Alertas: HOJE e AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (08/09/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de SW a S, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de S a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Tempo instável com chuva e temporais devido a uma frente fria no Sul do Brasil. Melhorias com aberturas de sol no sul da área de pesca.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de S a SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de S a SE de 1.5 a 2.5 m e picos de 3.0 a 3.5 m. Tempo instável com chuva e temporais, no norte da área de pesca. No sul da área de pesca tempo mais firme com aberturas de sol.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Tempo instável durante a semana no sul do Brasil. A presença de uma frente fria associada a formação de áreas de baixa pressão, favorece um ambiente bastante instável com condições para chuvas fortes em alguns momentos. Alertas: HOJE e AMANHÃ, VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (08/09/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NW a S, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h no sul da área d pesca. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Tempo instável com chuva e risco de temporal devido ao deslocamento da a frente fria pelo Sul do Brasil.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SW a SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Tempo instável com chuva e risco de temporal devido ao deslocamento da a frente fria pelo Sul do Brasil.

Fonte: Epagri/Ciram.