Sardinhas que apareceram mortas em praia do Pará podem ter sido jogadas de barco pesqueiro

A morte de milhares de sardinhas que foram lançadas pela maré na praia do Crispim, em Marapanim, no Pará, na tarde do último domingo, por ter sido conseqüência de um descarte de um barco de pesca industrial que passava no estuário da região do Salgado. A hipótese foi levantada nesta terça-feira pela engenheira de pesca Rosália Souza, que também é pesquisadora do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Norte (Cepnor), durante visita feita por ela, técnicos e peritos do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Dema (Delegacia do Meio Ambiente) e do Instituto de Perícias Científicas Renato Chaves no local onde apareceu o cardume morto.

Só na pesca de camarão, por exemplo, em cada arrasto de rede pelo menos 70% do que é capturado é lançado de volta ao mar. Segundo Rosália, está quase que totalmente descartada a possibilidade da mortandade de quase três toneladas de peixe ter sido resultado do chamado ``encontro das águas´´ salgada e doce, como disseram pescadores e pessoas que residem no município. A pesquisadora do Cepnor explicou que seria necessário ter chovido bastante na região, como acontece apenas no período do inverno. - A sardinha resiste a variações de salinidade. Seria preciso estar chovendo muito quando o cardume entrou no estuário, para que os peixes morressem desse encontro de águas. E o fenômeno também ocorreria em outras praias próximas, o que, me disseram, não aconteceu - garante Rosália Souza.

A terceira hipótese levantada pelos profissionais, de que a morte das sardinhas tenha sido provocada pela proliferação de algas naquele trecho de praia, também foi descartada. Eles dizem que, se isso tivesse ocorrido, as pessoas que tiveram contato com a água também teriam sido afetadas pela ``maré vermelha´´, como esse outro fenômeno é conhecido. Por fim, o lançamento da resina do cipó timbó, usado por muitos pescadores artesanais para atordoar os peixes, e assim capturá-los com mais facilidade, também é descartada. O timbó só é usado nos rios, e a morte das sardinhas ocorreu em águas marinhas. Os peritos recolheram amostras das sardinhas para serem periciadas e pesquisadas.

Fonte:O Globo Online

Camarão com selo de origem

A Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN) depositou ontem pedido de denominação de origem para o camarão produzido na região, que fica no litoral Oeste do Ceará. O selo de camarão da Costa Negra, que pode levar cerca de um ano para sair, vai ajudar a aumentar em 40% o preço do produto, diz o engenheiro de pesca Pedro Henrique Lopes, conselheiro técnico da ACCN. Ele explica que a denominação de origem garante maior confiança na qualidade do produto, que se tornará mercadoria de agronegócio, em vez de commodity. ``Isso vai permitir o desenvolvimento de novas formas de apresentação como estratégia para agregar valor ao produto´´, diz. A associação reúne hoje 32 unidades produtoras de camarão marinho, um laboratório e quatro indústrias de beneficiamento nos municípios de Acaraú, Cruz e Itarema. A produção fechou 2008 em sete mil toneladas e a estimativa para este ano, calcula o engenheiro, é de crescimento de 20%. Do total, 70% são vendidos no mercado interno e o restante, exportado para a Europa. ``Esperamos alta de 50% nas exportações e de 20% nas vendas internas´´, prevê.

Fonte: O Globo

Projeto substitutivo da Lei da Pesca começa a tramitar na CCJ

Começou a tramitar, nesta quarta-feira (4), na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Assembleia Legislativa, um projeto de lei substitutivo ao projeto do Executivo Estadual que disciplina a pesca em Mato Grosso do Sul. A nova proposta, de autoria do deputado Paulo Corrêa (PR), foi entregue ao presidente da CCJ, deputado Junior Mochi (PMDB). Entre as mudanças no texto original, do Executivo, está a proibição do uso de petrechos nos rios de domínio estadual. Corrêa, que realizou audiência pública sobre a Lei da Pesca no dia 20 de outubro, defende a restrição como estratégia para preservar os estoques pesqueiros.

Mochi avocou a relatoria do projeto e informou que deverá apresentar o parecer à comissão em até duas semanas. "Estamos analisando o original, as emendas apresentadas e, agora, vamos estudar o substitutivo, apresentando uma proposta única", disse. Foram apresentadas 53 emendas ao texto do Executivo, que disciplina o uso dos petrechos da seguinte forma: 20 petrechos conhecidos como "joão de bobo" para cada pescador; 5 baias fixas e 15 anzóis de galho, igualmente para cada trabalhador. Portaria do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) já autoriza o uso dos petrechos, porém não prevê limites - a exceção é o anzol de galho, já que, conforme a decisão do Ibama, cada pescador pode utilizar até 20.

Durante a reunião de hoje da CCJR foram distribuídos oito projetos a serem relatados pelos parlamentares membros do grupo de trabalho. Foram ainda aprovadas na comissão 10 propostas, que seguem para primeira votação em plenário. Entre elas estão o projeto do deputado Junior Mochi que prevê a implantação de fraldário em todos os terminais rodoviários intermunicipais do Estado; o projeto da deputada Celina Jallad (PMDB) que institui o Programa Cesta Básica do Livro; e a proposta, de autoria do deputado Paulo Duarte (PT), que inclui o Festival de Cinema de Campo Grande no Calendário Cívico e Cultural de Mato Grosso do Sul.

Também foi mantido na CCJ o veto parcial do Executivo Estadual ao projeto de lei 137/09, da deputada Dione Hashioka (PSDB), que "obriga os órgãos que formulam e administram provas de seleções vestibulares e concursos públicos a utilizarem o horário oficial de Mato Grosso do Sul". A proposta foi relatada pelo deputado Reinaldo Azambuja (PSDB). O presidente da comissão, deputado Mochi, informou que o veto parcial não altera substancialmente o projeto. "São apenas algumas considerações sobre a realização de concursos federais, que, nesse caso, acabam tendo o horário de Brasília", disse.

Fonte:Conjuntura On Line

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Áreas de instabilidade, associadas a uma frente fria em alto mar, mantém o tempo instável com chuva no setor sul da área de pesca. No restante da área de pesca, nebulosidade variável com presença de sol e pancadas isoladas a partir da tarde.

Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (04/11/2009) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Tempo instável com chuva e temporal isolado ao sul de Mostardas. No restante da área de pesca, condições de pancadas isoladas de chuva e temporal isolado entre a tarde e noite.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de N a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. O tempo continua instável com condições de pancadas de chuva e temporal isolado, pela manhã especialmente ao sul de Mostardas e no decorrer do dia nas demais regiões.

Sexta-feira, ventos de SE a NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h ao norte de Mostardas. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m. O tempo continua instável com condições de pancadas de chuva, em alguns momentos com forte intensidade, e temporal isolado devido a formação de uma frente fria.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Massa de ar quente mantém o tempo firme e as temperaturas altas na área de pesca. Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA. ATENÇÃO: USAR PROTEÇÃO SOLAR.

Previsão para hoje (04/11/2009) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Tempo firme com predomínio de sol. A partir da tarde, aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva com trovoadas ao sul de Florianópolis.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NE a SW, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Tempo firme com predomínio de sol, aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva entre tarde e noite.

Sexta-feira, ventos de NE a N, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h, nas proximidades de Laguna. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Tempo firme com predomínio de sol, aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva entre tarde e noite. Risco de temporal isolado.

Fonte: Epagri/Ciram.