Resposta a matéria de 14/12 do Diarinho

O Diarinho destacou em uma matéria no dia de hoje a auditoria da pesca nacional, publicada na semana passada pela ONG Oceana Brasil. O relatório da auditoria traz números preocupantes para o setor pesqueiro nacional, como a falta de estatística pesqueira, avaliações de estoques, ausência da obrigação de rastreabilidade para mais de 80% das embarcações de pesca (PREPS), planos de recuperação das espécies-alvo de captura e retorno do funcionamento dos colegiados compostos por representantes da sociedade civil e governo (CPGs) que tinham como objetivo propor ações para melhorar o ordenamento pesqueiro no país.
Contudo, nada disso é novidade. O Setor pesqueiro, maior interessado na resolução desses problemas e também o maior prejudicado pela falta de gestão, há muito tempo vem alertando e cobrando providências do órgão gestor da pesca no Brasil. Além disso, sempre buscamos viabilizar a estatística pesqueira da região Sudeste e Sul, que é um dos principais polos pesqueiro do País. Nossa frota sempre esteve à disposição para o embarque de observadores científicos e fornecimento de informações sobre captura. Mas destacamos que sem uma política governamental para geração contínua de dados sobre a pesca, nada disso ajuda.
Desta forma, continuamos sendo o único setor que trabalha na produção de alimentos que não possui um sistema de informações sobre a atividade, e desconhece o quanto produz. Precisamos urgentemente de uma gestão pesqueira eficaz no Brasil.