Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Proposta da UE de redução de pesca de atum em 40% recebe apoio internacional

Proposta da UE de redução de pesca de atum em 40% recebe apoio internacional

 

 

 

A Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns do AtlÂntico (ICCAT, na sigla em inglês) adotou por consenso uma proposta, apresentada pela União Europeia (UE), para reduzir em quase 40%, de 22 mil para 13.500 toneladas, os totais admissíveis de capturas (TAC) do peixe até 2010. Os membros da ICCAT chegaram ao acordo por unanimidade no domingo, em uma reunião realizada em Recife. A Comissão Europeia - que representou os países da UE na reunião - apontou em comunicado que esta decisão estabelecerá "fortes medidas" para garantir a conservação do atum no leste do AtlÂntico e do MediterrÂneo.

 

Segundo a comissão, além da redução de cerca de 40% do TAC, esta medida levará a várias mudanças. Em primeiro lugar, a temporada de pesca de cerco será reduzida para um mês (de 15 de maio a 15 de junho), e será descartada a opção de estender a temporada pesqueira por derrogação devido ao mau tempo, apontou a Comissão Europeia. Por outro lado, o comunicado destacou que a UE pediu a todas as partes que "sigam seu exemplo" e empreendam ações contra o excesso de capacidade, com objetivo de se chegar a uma redução de 50% até 2010.

 

Após uma semana de intensas negociações, ainda foram discutidas várias propostas sobre outras espécies, segundo a comissão, que declarou que a comunidade internacional "reconhece a escala e a magnitude do problema". Além disso, acrescentou que todas as partes estão dispostas a trabalhar de forma construtiva com cientistas, ecologistas e com a indústria, para estabelecer "o melhor compromisso possível", que assegure uma exploração sustentável dos recursos e sua viabilidade. EFE

Fonte:YAHOO Notícias

 

 

 

NOTA

 

A partir do próximo ano, os cerca de 30 mil pescadores artesanais do Rio começarão a ser beneficiados com desconto de 40% de ICMS na compra de óleo diesel. A medida faz parte do projeto do Ministério da Pesca e Aquicultura para tornar a atividade mais competitiva para esse segmento. O programa existe há cerca de dez anos em todo o país, mas só armadores de barcos têm usufruído do incentivo. Segundo Jayme Tavares, superintendente do MPA no Rio, a ideia é buscar apoio de órgãos do Estado e municípios para acelerar o processo.

Fonte:Jornal do Comércio Brasil

 

 

 

Polícia Ambiental faz balanço de apreensão de pescado

 

 

 

Desde o início da piracema no início deste mês, período em que somente é permitida a pesca de subsistência, a Polícia Ambiental apreendeu 80 quilos de filé de pescado irregular, 15 redes de arrasto, seis espinheis e armas durante operações realizadas em mercados de peixe e rios de Mato Grosso. As fiscalizações são realizadas numa parceria entre Núcleo de Policiamento Ambiental da Polícia Militar, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam). Na última sexta-feira (13), o Núcleo de Policiamento Ambiental realizou uma fiscalização no estoque de pescado de dois grandes mercados de Cuiabá, Mercado do Porto e na região do Praerinho. No Mercado do Porto e no bairro Praerinho os policias apreenderam 60 e 20 quilos de peixes da espécie pintado e cachara, respectivamente.

 

O produto estava armazenado em forma de filé, o que é proibido, pois, não permite que o fiscal identifique a origem, tamanho e modo de captura do peixe. Além do pescado, os policias prenderam no Praerinho o vendedor José Maciel de Araújo que comercializava peixe com visíveis marcas de captura por rede de arrasto. José Maciel foi encaminhado para a delegacia do meio ambiente para devidas providências. O Núcleo também realizou uma intensa fiscalização nos rios de todo o Estado. A equipe fluvial percorreu as margens dos rios Cuiabá, Arinos e dos Peixes, em Juara. Durante a fiscalização no rio Cuiabá os policias recuperaram 12 redes, três tarrafas e duas varas com molinete. Em Juara, na operação em parceria com a Sema, os policias ambientais apreenderam 15 redes de arrasto, seis espinheis, quatro armas e 32 munições. O material apreendido foi abandonado nas margens dos rios pelos pescadores, que fugiram quando avistaram os barcos de fiscalização. (Secom)

Fonte:Gazeta Digital

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

 

 

Nesta segunda-feira, um sistema de alta pressão favorece a presença de sol entre algumas nuvens. Terça-feira, de sol, calor, ventos forte e mar agitado. Alertas: HOJE e AMANHÃ, VENTOS FORTES.

 

Previsão para hoje (16/11/2009) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m, mais elevados em áreas mais afastadas da costa. O tempo firma gradativamente na área de pesca, com o sol aparecendo entre nuvens.

 

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 60 a 70 km/h, fortes em toda a região da área da pesca. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m, mais elevados em áreas mais afastadas da costa. Sol entre nuvens na área de pesca. Nas proximidades do Chuí, mais nebulosidade com pequena chance de chuva à noite.

 

Quarta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 a 3.0 m, mar agitado em funação do vento NE forte e constante. Frente fria, em deslocamento pelo Litoral do RS, provoca pancadas de chuva com trovoadas. Risco de temporal isolado.

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

 

 

 

Nesta segunda-feira o tempo melhora com predomínio de sol entre algumas nuvens nas regiões mais ao sul da pesca. Na terça-feira, vento NE mais forte. Alertas: HOJE e AMANHÃ, VENTOS FORTES.

 

Previsão para hoje (16/11/2009) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de SE a NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Tempo instável com muitas nuvens e chuva fraca e isolada na área de pesca, melhorando no decorrer da tarde com o avanço de uma massa de ar seco.

 

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h, mais fortes ao sul de Florianópolis. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m ao sul de Florianópolis. Sol com aumento de nuvens.

 

Quarta-feira, ventos de , força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h, fortes e constantes em toda a área da pesca. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m ao sul de Florianópolis. Sol entre algumas nuvens e pancadas de chuva isolada entre a tarde e noite.

Fonte: Epagri/Ciram.