Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Polícia recolhe 600 kg de sardinha em Niterói

 

Polícia recolhe 600 kg de sardinha em Niterói

Policiais disseram que pesca foi feita durante a reprodução,

 o que é proibido

 

 

 

Policiais militares do Batalhão Florestal recolheram, na noite desta segunda-feira (6), cerca de 600 kg de sardinha e três redes de pesca de 2.500 metros no Mercado de Peixes, em Niterói, cidade a 15 km do Rio de Janeiro. Sete pessoas foram presas. Os policiais disseram que os peixes foram retirados do mar durante o período de reprodução da espécie. Nesta época, a pesca é proibida. O caso foi registrado na delegacia do Fonseca, bairro de Niterói.

 

Na mesma cidade, dois suspeitos foram presos durante a madrugada na avenida Central, em Itaipu, região oceÂnica do município. Com eles, foram recolhidos dois revólveres, 41 sacolés de cocaína e 25 trouxinhas de maconha. A dupla, de acordo com os policiais, é da favela do Arvorão, no mesmo bairro. Os PMs foram ao local porque receberam a informação de que haveria um ponto de venda de drogas no local. Ainda em Niterói, policiais prenderam um adolescente armado na praia da Boa Viagem, na zona sul da cidade, no final da noite de ontem. Ele estava na garupa de uma motocicleta, que trafegava na contramão.

 

 

 

Aquecimento Global e a Pesca

 

 

 

Acácio Ribeiro Gomes Tomás, argtomas@pesca.sp.gov.br, pesquisador do Instituto de Pesca, www.pesca.sp.gov.br, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, dezembro 2009.

 

As discussões sobre mudanças climáticas, no Blog da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, www.agriculturasp.blogspot.com, serão prolongadas excepcionalmente por mais uma semana, devido ao grande interesse despertado na sociedade pela COP 15 (Conferência de Mudanças Climáticas), que se realiza em Copenhague, Dinamarca. Nesta terça-feira, dia 8 de dezembro, eu apresento o tema ``Aquecimento global e pesca. O visitante pode, e deve, participar do chat, fazendo perguntas e comentários para enriquecer o debate.

 

Mudanças climáticas fazem parte de um processo natural. Desde a sua criação, o planeta passa por etapas contínuas de esfriamento e aquecimento,  associadas a seu afastamento ou aproximação do Sol. Discute-se muito na atualidade se as ações promovidas pelo Homem poderiam acelerar ou não o aquecimento global. Épocas mais frias ou mais quentes sempre acompanharam a história do Homem. E essas oscilações, em escala temporal ou espacial, fazem parte do equilíbrio natural do planeta, ainda que muitas não tenham sido relatadas pela história.

 

As correntes marinhas e os ventos são forças que promovem o balanceamento térmico do planeta. O acompanhamento das medidas de temperatura é uma das principais formas de avaliar o equilíbrio do planeta. Com o aquecimento das águas do mar, haverá uma nova acomodação do planeta em busca de um novo equilíbrio térmico, o que obviamente promoverá modificações nos padrões de distribuição de ventos e correntes, para melhor distribuir a energia necessária a essa regulação térmica.

 

A produtividade da pesca sempre esteve - e continuará - relacionada ao clima. Por quê? Em relação às populações de organismos terrestres, as populações marinhas são mais numerosas, apresentam maior fecundidade, em grande parte possuem elevada dispersão de ovos e larvas e, por conta disso, apresentam maior dependência das condições para efetuar essa dispersão, ou seja, por correntes oceÂnicas.

Leia aqui a matéria completa.

 

 

 

Ostras ganham criadouros no Paraná

 

 

Do lado de Santa Catarina, maior produtor nacional de ostras, o Paraná tenta ganhar participação nesse mercado, que promete renda extra ao setor da pesca. Os projetos devem receber investimento R$ 1,5 milhão da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O governo do estado pede que o Ministério da Pesca e Aquicultura permita o uso da água, que é de domínio da União. Em Santa Catarina, o apoio técnico vem de universidades. No Paraná, terá o acompanhamento do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná (Emater-PR) e da Fundação Terra. O litoral paranaense tem cerca de 6,5 mil pescadores artesanais, que podem ser beneficiados pela produção de ostra. O incremento da atividade começa a partir de janeiro de 2010.114 famílias de pescadores devem ser envolvidas em projetos de cultivo de ostra no litoral do Paraná. Cada família poderá produzir 3,2 mil dúzias de ostras ao ano. Atualmente, a produção do Paraná é de 120 mil dúzias anuais.

Fonte:Gazeta do Povo Online

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

 

 

 

Na terça-feira, o tempo instável com variação de nuvens e condições para chuva, em especial na setor norte da região de pesca, devido a circulação marítima (entrada de umidade do mar para o continente). Na quarta-feira o sol aparece entre nuvens na maior parte do dia e entre a tarde e a noite condições de pancadas de chuva com trovoadas, devido a intensificação de um cavado (área alongada de baixa pressão) favorecem o aumento de nuvens em todo o Litoral do RS. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA.

 

Previsão para hoje (08/12/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de SE a E, força 3 a 4 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Nebulosidade variável e condição de chuva fraca e mais persistente na região de Tramandaí a Laguna. Ao sul da área de pesca presença de sol com variação de nuvens devido a atuação de um sistema de alta pressão.

 

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Presença de sol e pancadas de chuva entre tarde e noite devido a atuação de um cavado.

 

Quinta-feira, ventos de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Presença de sol e pancadas de chuva entre tarde e noite com devido ao calor e a umidade.

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

 

 

Nessa terça-feira, tempo instável com variação de nuvens alternando com períodos de chuva por alguns momentos, sendo mais intensa e persistente nas primeiras horas da manhã e no final do dia. Na quarta-feira, presença de sol e variação de nuvens com a condição de chuva na madrugada, início e fim do dia de forma fraca por causa da circulação marítima. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA.

 

Previsão para hoje (08/12/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de S a SE, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Tempo instável com muita nebulosidade e condição de chuva fraca alternando com períodos de melhoria. No setor sul da área de pesca tempo encoberto com chuva.

 

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 30 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Ainda persite a condição de chuva fraca no início e fim do dia, especialmente no litoral do PR.

 

Quinta-feira, ventos de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Variação de nuvens e condições de chuva fraca e isolada no início e fim do dia devido a circulação marítima. No setor sul da área de pesca presença de sol com aumento de nuvens e pancada de chuva entre tarde e noite.

Fonte: Epagri/Ciram.