Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Polícia apreende cerca de seis toneladas de sardinha em Itacuruçá

Polícia apreende cerca de seis toneladas de sardinha em Itacuruçá

 

 

 

Policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) apreenderam na madrugada desta sexta-feira (29) cerca de seis toneladas de sardinha brasileira em Itacuruçá, no município de Mangaratiba, na Costa Verde. Treze pessoas foram presas em  flagrante.  No dia 1º de novembro começou o período de defeso, quando a pesca fica proibida para que os peixes possam se reproduzir. O defeso só termina no dia 15 de fevereiro. Segundo a delegada Juliana Emerique, da DPMA, além disso, é proibida a pesca de qualquer peixe com menos de 17 centímetros de comprimento. "A maioria do pescado apreendido está abaixo do

tamanho mínimo. Recebemos denúncias de que isso vinha ocorrendo com frequência no defeso. Começamos a investigar e prendemos  todos os envolvidos, pescadores e motoristas de caminhão", disse.  A delegada, observando que muitos peixes ainda estão com ovas.

 

 

Além da carga, os policiais apreenderam também um caminhão e uma embarcação, que foi levada para o posto do Ibama, em Angra dos Reis, na Costa Verde. A DPMA entrou em contato com a Secretaria de Assistência Social do estado, que vai se encarregar da distribuição das sardinhas por creches e asilos do Rio.  A delegada ainda vai arbitrar uma fiança para os 13 detidos. Se a fiança não for paga, eles serão levados para uma carceragem da Polinter.

Fonte: G1

 

 

 

Ministério da Pesca e Aquicultura realiza treinamento da Política Territorial

 

 

 

O Ministério da Pesca e Aquicultura realiza treinamento em Brasília para capacitação de nove articuladores e técnicos do setor que atuam juntos na política territorial da aquicultura e pesca. O evento que vai até o dia 30 de janeiro, tem o intuito e planejar e integrar os novos articuladores aos demais grupos que já existem nos cinquenta e um territórios em que o MPA atua. A estrutura do Plano Mais Pesca e Aquicultura é apresentado aos participantes com suas diretrizes políticas e para elaborar um plano de atuação. Os articuladores dos territórios trabalham diretamente com os atores sociais da pesca e instituições parceiras como EMATER, Prefeituras, órgãos Estaduais e Federais e Colônias de pescadores. O papel dos articuladores é fazer um diagnóstico dos empreendimentos da aquicultura e pesca. Após mapear esses empreendimentos já existentes, ele ajuda no desenvolvimento de projetos, programas e ações do MPA, promoção dos arranjos institucionais, apoia e difundi os programas e ações da política territorial. Após verificar as reais necessidades da região, o articulador apresenta ao Colegiado Territorial, (formado por membros do poder público e da sociedade civil organizada), que aprova a proposta e encaminha ao MPA. Um dos articuladores que está em treinamento, Aguinaldo Silva da Zona da Mata Sul - Paraíba, diz que após a criação do Ministério da Pesca e Aquicultura, os pescadores da sua região estão mais esperançosos, pois agora eles têm acesso à política pública e o estado está conseguindo se organizar melhor e ver o setor crescer de uma forma rápida. ``A felicidade dos pescadores ao nos receber em sua região é enorme e hoje todos trabalham com mais felicidade e esperança´´, diz Aguinaldo. A Política de Desenvolvimento Territorial da Pesca e Aquicultura foi planejada a partir de territórios que foram delimitados por identidades culturais, sociais e econômicas devendo ser integrados às metas do Plano Mais Pesca e Aqüicultura. A política de desenvolvimento territorial visa à ampliação da participação social e descentralização dos processos decisórios com fortalecimento da capacidade dos pescadores e aquicultores na articulação das políticas públicas, voltadas para o desenvolvimento do setor

Fonte:O Guaporé

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

 

 

 

Um sistema de baixa pressão, próximo do litoral do RS, influencia as condições de tempo na área de pesca. Este padrão foi observado durante boa parte desta semana e ainda persiste nos próximos dias. Alertas: HOJE E AMANHÃ, MAR AGITADO E RAJADAS DE VENTO

 

Previsão para hoje (29/01/2010) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de NE a SE, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de E a NE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Nebulosidade variável com presença de sol e condições de pancadas isoladas de chuva com trovoadas, entre a tarde e noite. Risco de temporal isolado.

 

Previsão para amanhã Sábado, ventos de NE a SE, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de NE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Nebulosidade variável com presença de sol e condições de pancadas isoladas de chuva com trovoadas, entre a tarde e noite. Risco de temporal isolado.

 

Domingo, ventos de NE a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Presença de sol entre nuvens com condições de pancadas isoladas de chuva com trovoadas, entre a tarde e noite. Risco de temporal isolado.

 

Tendência: No início da próxima semana persiste a condição de pancadas de chuva e trovoadas, especialmente entre a tarde e noite. Os ventos sopram de NE a NW, com rajadas de 40 a 50km/h. Para o mar não há previsão de condições adversas.

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

 

 

 

Um sistema de baixa pressão no litoral Sul influencia as condições de tempo na área de pesca no decorrer do dia. Este padrão foi observado durante boa parte desta semana e ainda persiste nos próximos dias. Alertas: HOJE E AMANHÃ, ALTERAÇAO NO MAR. RAJADAS MAIS INTENSAS DE VENTO AO SUL DE FLORIANÓPOLIS, EM ESPECIAL A LESTE DE 49W.

 

Previsão para hoje (29/01/2010) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de NE a N, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, podendo chegar a 70km/h a leste de 49W. Ondas de NE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Presença de sol com aumento de nuvens a partir da tarde e pancadas isoladas de chuva com trovoadas. Risco de temporal isolado.

 

Previsão para amanhã Sábado, ventos de NE a N, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de NE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Nebulosidade variável com aberturas de sol e pancadas isoladas de chuva com trovoadas, entre a tarde e noite. Risco de temporal isolado.

 

Domingo, ventos de NE a N, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Nebulosidade variável com aberturas de sol e pancadas isoladas de chuva com trovoadas, entre a tarde e noite. Risco de temporal isolado.

 

Tendência: No início da próxima semana persiste a condição de pancadas de chuva e trovoadas, especialmente entre a tarde e noite. Os ventos sopram de NE a NW, com rajadas de 40 a 50km/h. Para o mar não há previsão de condições adversas.

Fonte: Epagri/Ciram.