Pescadores do Rio Grande do Sul terão seguro defeso

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou na terça-feira (28) a concessão de seguro defeso para cerca de 7,5 mil pescadores da Bacia do Rio Uruguai, no Rio Grande do Sul Segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) proibiu a pesca na região por 60 dias e por isso os pescadores vão receber o benefício, no valor de um salário mínimo (R$ 465), enquanto durar a proibição. A despesa com o seguro para o ministério será de R$ 6,9 milhões.

Também foi aprovada na terça-feira uma linha de crédito com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para renovação de frota de taxis. Lupi disse que serão disponibilizados R$ 200 milhões para essa linha de crédito e o valor máximo de financiamento é de R$ 60 mil por pessoa. ``Essa será uma linha individual, que será [vinculada] ao CPF´´. O financiamento será operado pela Caixa e pelo Banco do Brasil e deve estar disponível no início de agosto. A previsão de Lupi é de que a taxa de juros fique em torno de 0,82% ao mês e o prazo de pagamento de 60 meses, com três de carência.

O ministro disse ainda que a linha de crédito com recursos do FAT para revendedoras de carros usados está com ``recursos praticamente esgotados´´. Essa linha tem recursos do FAT no valor de R$ 200 milhões e do Banco do Brasil no mesmo valor. O ministro disse que terá uma reunião no BB para ``estudar a viabilidade de mais recursos´´ para essa linha.

Fonte:Portal do Agronegócio

Oficina da Pesca acontece hoje em Corumbá

O Ministério da Pesca e Aqüicultura (antiga Seap), através da sua Superintendência Estadual e em parceria com a Fundação CÂndido Rondon organizam a 2ª Oficina de Governança e Planejamento do Setor da Aqüicultura e Pesca – Território Pantanal Sul, que acontece nos dias 29 e 30 de julho, em Corumbá (MS), na sala 108, bloco H da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.A Oficina faz parte do processo de articulação do Território de Pesca e Aqüicultura do Pantanal Sul, que abrange os municípios de Aquidauana, Bonito, Corumbá, Coxim, Ladário, Miranda e Porto Murtinho.

Essa articulação envolve o setor pesqueiro e aquícola (federação, colônias, associações e cooperativas de pescadores e piscicultores), ongs, instituições governamentais federais, estaduais e municipais e entidades de apoio ao setor. O objetivo dessa política do MPA é discutir as questões que envolvem o setor da pesca e aqüicultura (produção, meio ambiente, fiscalização, situação social e organização) com todos os atores que atuam nessa área e elaborar participativamente um plano de desenvolvimento sustentável da pesca e aqüicultura no Território do Pantanal Sul.

O trabalho envolve entidades como a Federação dos Pescadores de MS, as colônias de pesca, associações, Ecoa – Ecologia e Ação, Embrapa Pantanal, UEMS, UFMS, Prefeituras Municipais, IBAMA, MDA, Banco do Brasil, Imasul, Agraer, PMA, INSS, DRT, Conab, Vida Pantaneira e SEBRAE. Além da participação dos representantes das entidades envolvidas, a abertura da Oficina será no dia 29 às 13 horas, nesse mesmo evento será oficializada e dada a posse do conselho que trabalhará durante esse ano com as demandas para o Pantanal Sul, como organização de oficinas e capacitações parar os profissionais da pesca, orientação deste setor, buscar recursos para as colônias e associações de pescadores no Estado e entre outros trabalhos que vão estar nesse processo.

Fonte:Capital do Pantanal

Fábrica de gelo vai ajudar pescadores e aquicultores

A Associação de Pescadores Profissionais de Uberaba e Aquicultura e Região (Appua) conseguiu uma importante conquista para o setor na cidade, com o apoio do presidente da CÂmara Municipal, Lourival dos Santos (PCdoB). Uma fábrica de gelo vai dar suporte a quem vive da pesca e aquicultura, oferecendo preços bem mais acessíveis. A Appua conseguiu o equipamento de R$ 370 mil através do Ministério da Pesca e Aquicultura, intermediada pela Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura em Minas Gerais, com sede em Belo Horizonte. A fábrica chegou a Uberaba nesta segunda-feira, dia 27, sendo instalada na sede da associação, na rua Varginha, bairro São Benedito. Pesando cerca de três toneladas, incluindo um mini-escritório, o material precisou ser alçado por um guindaste.

A capacidade de produção será de três toneladas/dia de gelo do tipo escama. A APPUA participou de uma licitação, se disponibilizando a receber o equipamento, para beneficiar os seus 950 associados ativos, entre pescadores profissionais e aquicultures. Estes últimos produzem tilápias, devido à facilidade de manejo e mercado. O objetivo, segundo o presidente, Augusto Manoel Batista, é de facilitar o dia-a dia dos profissionais na aquisição do gelo, inclusive com vantagens nos preços. Após a instalação, os operadores serão treinados, sendo que a máquina deve entrar em operação em, no máximo, 30 dias. A Emater e o Senar também são parceiros no projeto, sendo que o primeiro avaliza a documentação e acompanha a produção, enquanto o Senar é responsável pelo treinamento dos aquicultores.

A área de atuação da Appua atinge as bacias do rio Paraná e São Francisco. Atualmente, sete projetos estão em andamento e início de produção, segundo o presidente, dos quais quatro se encontram na cidade de Nova Ponte e os demais nos municípios de Pedrinópolis, Sacramento e Água Comprida. No total, são 123 tanques-redes na água, com previsão de produzir 700 mil quilos de tilápia a cada seis meses. Número que pode aumentar ainda mais com a incrementação no setor. Para Augusto, a conquista foi grandiosa para os associados, com o governo federal oferecendo o equipamento sem custo algum. O presidente aproveitou para agradecer o apoio recebido do vereador Lourival dos Santos, que intermediou as negociações.

De acordo com o presidente da CÂmara, que tem apoiado o projeto, "não apenas Uberaba será beneficiada, já que em breve a associação receberá outras dez máquinas de fazer gelo, com capacidade de produzir 1,2 mil quilos/dia, que serão distribuídas em cidades da região". Para Lourival, este é mais um ramo da economia regional que será alavancado com foco no desenvolvimento e geração de emprego e renda.O técnico agrícola Tomaz Antônio, da Emater, acompanha a implantação do projeto. Ele explicou que a Emater oferece orientação técnica e elaboração de projetos para aquisição de equipamentos de pesca, através do Pronaf. De acordo com o técnico, em breve os aquicultores também poderão adquirir os tanques-redes através do programa do governo federal, que empresta o dinheiro a juros acessíveis. Para que o projeto seja completo falta a instalação de um frigorífico específico para o setor, dentro das normas do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e do Serviço de Inspeção Federal (SIF). (MGS)

Fonte:Jornal de Uberaba

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul  Chuí a Laguna

Sistema de alta pressão mantém o tempo firme em boa parte da área da pesca.

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (28/07/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE a SE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de S de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m, em áreas mais afastadas da costa. Sol ao sul de Tramandaí, mais nublado ao norte e nas proximidades do Chuí.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de W a SW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h, mais fortes no final do dia e ao sul de Mostardas. Ondas de S de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m, mais elevadas no final do dia e ao sul de Mostardas. Tempo estável com predomínio de sol e temperatura baixa na área de pesca.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Céu encoberto e chuviscos na área da pesca, mas sem alerta. Na quarta, o tempo melhora, também sem alerta. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (28/07/2009) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de SE a S, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h, mais fortes nas proximidades de Laguna. Ondas de S a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m, mais elevadas nas proximidades de Laguna. Céu encoberto e chuva a qualquer hora na área de pesca.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de S a SE, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h, mais fortes nas proximidades de Laguna. Ondas de S a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m, mais elevadas nas proximidades de Laguna. Sistema de alta pressão avança pelo Sul do Brasil melhorando o tempo na área de pesca com temperaturas baixas no final do dia.

Fonte: Epagri/Ciram.