Pescado é foco de campanha

Saiba em quais rios de MS a pesca é proibida

Alguns rios de Mato Grosso do Sul têm pesca de qualquer natureza proibida permanentemente, a saber: rio Salobra, entre os municípios de Miranda e Bodoquena (neste rio a navegação é permitida somente com motor de quatro tempos, de potência de até 15 hp); Córrego Azul, no município de Bodoquena; rio da Prata, nos municípios de Bonito e Jardim; rio Formoso, no município de Bonito; rio Nioaque, nos municípios de Nioaque e Anastácio.

Vale ressaltar que são proibidas a caça e pesca em áreas de unidades de conservação e em trechos de 200 metros acima e abaixo de barragens, corredeiras, cachoeiras, escadas de peixes e embocaduras das baías.Em outros rios é permitida somente a modalidade pesque e solte, a saber: rio Negro, córrego Lageado, próximo à cidade de Rio Negro, até o limite oeste da fazenda Fazendinha, no município de Aquidauana, além de toda extensão dos rios Perdido, Abobral e Vermelho.

Fonte:MS Notícias

Pescado é foco de campanha

SC adere ao movimento que busca aumentar o comércio de peixes

Santa Catarina está na campanha para aumentar o consumo de peixe no país. Ontem, o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, visitou Florianópolis para divulgar o projeto da Semana do Peixe, promovida em todo o Brasil.Em Santa Catarina, principal produtor de pescado do país, o evento inclui uma parceria com as redes BIG e Nacional, do grupo Wal-Mart. Ontem, Gregolin visitou a loja BIG no Shopping Iguatemi, onde conversou com o diretor distrital de operações do Wal-Mart Brasil, Renato Junior Kunz. Até o dia 15 de setembro, os itens da peixaria das duas redes estarão com preços até 20% mais baixos. Também serão promovidas degustações nas lojas do grupo.

Hoje, a média de consumo brasileiro de pescado é de sete quilos anuais por pessoa. A meta do governo federal é elevar esse índice para nove quilos em 2011. Para isso, a previsão é subir a produção nacional, das atuais 1,1 milhão de toneladas, para 1,5 milhão de toneladas em 2011, um incremento da ordem de 40%. A campanha nacional da Semana da Pesca conta com apoio também do Ministério da Saúde, que defende o consumo do peixe como como um hábito mais saudável. Em todo o Brasil, serão distribuídos neste mês dois milhões de folhetos sobre os benefícios à saúde que o consumo de pescado proporciona.

Fonte:Diário Catarinense

Mínimo Estadual é aprovado na comissão de Economia

A comissão de Economia aprovou na noite de ontem, quarta-feira, o projeto de implantação do Piso Regional de Salário. O próximo é passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e deve ir para votação no plenário na semana que vem. As emendas aprovadas na Comissão de Economia prevêem a entrada em vigor do piso em janeiro de 2010 e será reajustado anualmente.

As faixas salariais aprovadas na Comissão de Economia são as seguintes:

R$ 587,00

Categorias: agricultura e pecuária; indústrias extrativas e beneficiamento; empresas de pesca e aquicultura; empregados domésticos; turismo e hospitalidade; indústrias da construção civil; indústrias de instrumentos musicais e brinquedos; estabelecimentos hípicos; motoboys, setor de transporte e indústria moveleira.

R$ 616,00

Categorias: indústrias do mobiliário; indústrias do vestuário e calçado; indústrias de fiação e tecelagem; indústrias de artefatos de couro; indústrias do papel, papelão e cortiça; empresas distribuidoras e vendedoras de jornais e revistas e empregados em bancas, vendedores ambulantes de jornais e revistas; empregados da administração das empresas proprietárias de jornais e revistas; empregados em estabelecimentos de serviços de saúde; e empregados em empresas de comunicações e telemarketing.

R$ 647,00

Categorias: indústrias químicas e farmacêuticas;indústrias cinematográficas; indústrias da alimentação; empregados no comércio em geral; e empregados de agentes autônomos do comércio,

R$ 679,00

Categorias: indústrias metalúrgicas, mecÂnicas e de material elétrico; indústrias gráficas; indústrias de vidros, cristais, espelhos, cerÂmica de louça e porcelana; indústrias de artefatos de borracha; empresas de seguros privados e capitalização e de agentes autônomos de seguros privados e de crédito; edifícios e condomínios residenciais, comerciais e similares; indústrias de joalheria e lapidação de pedras preciosas; e auxiliares em administração escolar (empregados de estabelecimentos de ensino); empregados em estabelecimento de cultura; empregados em processamento de dados; e motoristas.

Fonte:Diário de Criciúma

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Uma frente fria, associada a um sistema de baixa pressão, mantém o tempo instável com chuva e risco de temporal isolado na área de pesca. Na sexta-feira, um sistema de alta pressão passa a influenciar o Sul do Brasil.

Alertas: HOJE, VENTOS FORTES À NOITE. AGITAÇÃO DO MAR NO SUL DA ÁREA DE PESCA . AMANHÃ, MAR MUITO AGITADO E VENTOS FORTES À NOITE. RISCO DE RESSACA.

Previsão para hoje (03/09/2009) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de NE a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h à noite. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.5 m ao sul de Florianópolis. Tempo instável com chuva e risco de temporal isolado.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de SE a SW, força 4 a 5 e rajadas de 60 a 80 km/h, mais intesas à noite. Ondas de SE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.5 m. O tempo ainda fica instável na área de pesca, com condições de chuva fraca.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, VENTOS FORTES E AGITAÇÃO MARÍTIMA A PARTIR DA TARDE, AO SUL DE FLORIANÓPOLIS.

Previsão para hoje (03/09/2009) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de NW, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo instável com chuva e RISCO de TEMPORAL na área de pesca.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de NW a SW, força 2 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h a partir da tarde, ao sul de Florianópolis. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m a partir da tarde, ao sul de Florianópolis. Condições de chuva no início da manhã na área de pesca, melhorando no decorrer do dia.

Fonte: Epagri/Ciram.