Período de defeso da sardinha chega ao fim

O período de defeso da sardinha terminou nesta segunda-feira de Carnaval (15/02), quando a pesca foi liberada em todo o país. Segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura, os estoques do pescado vêm aumentando ano a ano, após as medidas preventivas adotadas pelo governo para normatização da atividade. O defeso de verão, que teve início em 1º de novembro, tem como objetivo permitir a reprodução da espécie. Já o defeso de inverno, que ocorre entre 15 de junho e 31 de julho, tem como meta possibilitar o desenvolvimento das sardinhas jovens, que nessa época passam para a fase adulta. Com a suspensão da pesca durante o inverno, a espécie atinge o tamanho ideal de captura. No ano passado, a captura da sardinha chegou à cerca de 100 mil toneladas, e em 2008 ficou em torno de 90 mil toneladas. Os estados que mais produzem o pescado são Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Fonte:Globo Rural

ES: Incaper e Ifes firmam parceria para consolidar pesquisa pesqueira no Estado

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), vai iniciar uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) que visa consolidar a pesquisa pesqueira no Estado. A solenidade será realizada nesta sexta-feira (19), às 14 horas, em Piúma, e será marcada pela assinatura do termo de doação do barco de pesca do Incaper ``Pesquisador Flávio Marcelo´´ ao Ifes. O objetivo da parceria é contribuir para o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão pesqueira no Espírito Santo. O barco será utilizado nas atividades do Ifes Campus Piúma, que tem como eixo tecnológico a pesca e a aquicultura.

Para o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, ``a embarcação simboliza a integração que se estabelece com a parceria entre a pesquisa, promovida pelo Ifes, e a extensão rural, que será realizada pelo Incaper. Vamos levar o conhecimento gerado pelo Ifes ao pescador familiar capixaba´´, afirma. O diretor do Ifes Campus Piúma, Cesar Ademar Hermes, disse que o barco terá importÂncia fundamental para a qualidade das atividades realizadas no Instituto. ``Iremos utilizá-lo nas aulas práticas das disciplinas de navegação, tecnologia de pesca, construção de barcos, do curso técnico em pesca, e, posteriormente, no curso de engenharia de pesca´´.

Cesar Hermes ressalta que a embarcação será utilizada principalmente nas pesquisas em todo o litoral capixaba. ``Já em maio, o usaremos em um projeto de pesquisa relacionado à Avaliação Econômica da Pesca de Lagosta com Armadilhas Alternativas, em parceria com o Ministério da Pesca´´. O Campus do Ifes em Piúma é considerado referência em nível nacional na área de recursos pesqueiros. Com a aquisição da embarcação, será o único da região Sudeste a ter um suporte com as características do barco ``Pesquisador Flavio Marcelo´´, que será doado pelo Incaper. As novas tecnologias de pesca e de construção de embarcação, desenvolvidas pelo grupo de pesquisadores e de professores do Ifes, poderá agora ser praticada.

``E, ao serem transferidas aos profissionais da extensão rural do Incaper, os dados estarão concretos, já testados na prática. Assim poderemos dar maior garantia da tecnologia ao pescador e à sua família, os principais beneficiários´´, afirma o coordenador do Programa de Pesca do Incaper, Antônio Carlos Cavalcanti de Souza. Os filhos de pescadores também serão treinados no local ao fazerem o curso técnico. ``O Incaper atuará na conscientização sobre a importÂncia do Ifes para a família do pescador e ainda irá repassar, através da extensão rural, toda a tecnologia gerada pelo Ifes aos pescadores e suas famílias. Atuaremos como articuladores para que a atividade seja fortalecida. Quem ganha é o setor pesqueiro´´, completa Cavalcanti.

Jaime Batista de Oliveira, engenheiro de pesca do Incaper que atuou no período da aquisição do barco, acredita que será a oportunidade de realizar no Estado importantes projetos de pesquisa pesqueira. ``O barco conta com equipamentos que auxiliarão a navegação e as pesquisas, e vão fortalecer a atividade, da qual depende muitos capixabas´´. O barco, de aproximadamente 13 metros, foi adquirido pela então Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em 1994, com o objetivo de impulsionar a pesquisa pesqueira e auxiliar os pescadores na atividade do pescado por meio de capacitação.

Fonte: Governo do Espírito Santo

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Sistema de alta pressão (massa de ar seco) massa de ar mais seco deixa o tempo mais firme no sul da área de pesca. Alertas: HOJE e AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (18/02/2010) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais forte ao sul de Mostardas. Ondas de SE a E de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m, mais elevadas ao sul de Mostardas. Tempo estável com predomínio de céu com algumas nuvens.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h, mais forte entre a tarde e a noite e ao sul de Mostardas. Ondas de E a NE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. O tempo permace firme na área de pesca.

Sábado, ventos de NE a N, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. O tempo uda na área de pesca com a passagem de uma nova frente fria. Há risco de temporal isolado.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Previsão para hoje (18/02/2010) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de SE a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais forte nas proximidades de Laguna. Ondas de SE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 m, mais forte nas proximidades de Laguna. Na quinta-feira, céu parcialmente nublado com chuviscos isolados.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de SE a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais forte nas proximidades de Laguna. Ondas de SE a E de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m, mais forte nas proximidades de Laguna. O tempo continua instável na sexta-feira, com muitas nuvens e condições de chuva por alguns momentos do dia, em especial no início e final.

Sábado, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m, mais forte nas proximidades de Laguna. Sábado, so com aumento de nuvens e pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e a noite.

Fonte: Epagri/Ciram.