Peixe sem gelo - Coluna Mercado Aberto - Jornal de Santa Catarina

Peixe sem gelo

Aquela sensação de pagar pelo gelo quando se compra um peixe congelado pode estar com os dias contados. Ainda em fevereiro, o Inmetro e os ministérios da Pesca, Agricultura e Justiça devem analisar e aprovar a proposta de rótulos para os pescados congelados, elaborada pelo Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi). Pela proposta, além do peso líquido, a embalagem deverá trazer também o peso drenado, ou seja, sem o gelo. Segundo o consultor técnico Paulo Mundt, na Europa, Argentina e Chile já existem as duas informações no rótulo. Na semana passada, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Inácio Kroetz, conheceu a Leardini Pescados, Costa Sul Pescados e Gomes da Costa e garantiu apoio à iniciativa.

Fonte:Jornal de Santa Catarina – Coluna Mercado Aberto

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

O avanço de um sistema de alta pressão pelo litoral gaúcho deixa o tempo firme na área de pesca. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (09/02/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de SW a NE, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SW a SE de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 m. A atuação de uma massa de ar seco (sistema de alta pressão) no litoral do RS deixa o tempo firme com presença de sol em toda a área de pesca.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Tempo estável com presença de sol e aumento de nuvens a partir da tarde. Possibilidade de pancadas de chuva de forma muito isolada ao norte de Tramandaí.

Quinta-feira, ventos de NE a NW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h, em áreas mais afasta da costa (entre 47ºW e 42 ºW). Ondas de NE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. O tempo ainda permanece firme na área de pesca, com presença de sol e temperaturas em elevação.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Fente fria entre o litoral de SC e PR deixa tempo instável com muita nebulosidade em boa parte do dia e condições de chuva, especialmente no ínicio e fim do dia na área de pesca. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (09/02/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de SW a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE a S de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. O tempo permanece instável com muitas nuvens e condições de chuva por alguns momentos, em especial no início e final do dia, ainda por influência da frente fria que se posiciona entre SC e PR.

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NE a N, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a NE de 0.5 a 1.5 m e picos de 1.5 a 2.0 m. O tempo permanece instável com muitas nuvens e condições de chuva por alguns momentos, em especial no início e final do dia, ainda por influência da frente fria que se posiciona entre SC e PR.

Quinta-feira, ventos de NE, força 3 a 5 e rajadas de 50 a 60 km/h, especialmente em áreas afastadas da costa. Ondas de NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Instabilidade persiste, com nebulosidade variável e chuva a qualquer momento do dia, alternando com períodos de maiores aberturas. Chuva mais persistente no início e fim do dia e restrições na visibilidade.

Fonte: Epagri/Ciram.