Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Coordenadoria Técnica

Peixe-galo

O peixe-galo apresenta corpo prateado, com dorso azulado. A distribuição da espécie ocorre da Nova Escócia (EUA) ao norte da Argentina, em águas costeiras e rasas, formando cardumes na coluna d’água, próximo ao fundo. Os indivíduos de pequeno a médio porte são muito comuns em águas rasas de estuários e baías, alimentando-se preferencialmente de peixes, podendo também se alimentar de crustáceos. O peixe-galo é fauna acompanhante na pesca das modalidades de parelha e de cerco.  No ano de 2019, a captura do peixe-galo foi de 260 toneladas no sudeste e sul do Brasil.

 

 

Fonte: Fishbase (2021).

 

 

REFERENCIAS:

BASTOS, C.M.L.F. 2002. Alimentação e aspectos da reprodução e pesca de Selene vômer e Selene setapinnis (Teleostei, Carangidae) desembarcados na região de Santos e Guarujá, SP, Brasil.Tese de Doutorado apresentada ao Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. 304p.

BURGESS, W.E.; Axelrod, H.R. & Hunziker III, R.E. 1988. Atlas of marine aquarium fishs.T.F.H. Publications, Inc. Neptune City.New Jersey, 735p. 1988.

MENEZES, N. A. & J. L. FIGUEIREDO. 1980. Manual de peixes marinhos do sudeste do Brasil. Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, vol IV: Teleostei (3).

UNIVALI/EMCT/LEMA. Estatística Pesqueira de Santa Catarina. Consulta On-line. Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira do Estado de Santa Catarina. Laboratório de Estudos Marinhos Aplicados (LEMA), da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia (EMCT) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). 2020. Disponível em: http://pmap-sc.acad.univali.br/. Acesso em: 17/08/2021.

 

 

 

 

coordenadoria-tecnica especie

Publicações Recentes