Países discutem integração para prevenção de desastres na América Latina

Países discutem integração para prevenção de desastres na América Latina e Caribe

Encontro acontece de 2 a 4 de setembro, em Florianópolis ,e reunirá órgãos governamentais e entidades de oito países

O Ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin, participa nesta quarta-feira (02), às 9h, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, da cerimônia de abertura da II Reunião Regional de Mecanismos Internacionais de Assistência Humanitária. O evento reúne representantes de entidades e dos governos brasileiro e de oito países para compartilhar experiências e discutir ações de assistência humanitária. Outro foco do encontro é o debate sobre as possibilidades de redução dos riscos de desastres em países da América Latina e Caribe. Também será apresentado o Plano de Ação de Florianópolis, com as propostas iniciais.  Lembrado pela participação de ações humanitárias junto ao governo palestino, o ministro Gregolin tem firmado diversos acordos internacionais onde apresenta o setor da pesca e aquicultura como alternativa real para a questão da segurança alimentar no mundo.

Durante três dias, a II Reunião Regional de Mecanismos Internacionais de Assistência Humanitária reunirá representantes do Governo Brasileiro (Ministérios das Relações Exteriores, Integração Nacional, Pesca e Aqüicultura); Governo de Santa Catarina; e entidades como: Nações Unidas para Assuntos Humanitários (OCHA); UFSC; Universidade Federal da Bahia;  Organização dos Estados Americanos – OEA; Sociedade Brasileira de Meteorologia; UNICEF; Federação Internacional da Cruz Vermelha; e Organização Pan-americana de Saúde – OPAS.

Preço do pescado no Rio deve cair até 25% na Semana do Peixe

O preço do pescado vendido em feiras livres, supermercados, restaurantes e bares no Rio de Janeiro deve cair até 25% durante a sexta edição da Semana do Peixe, campanha promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em todo o país para estimular o consumo do produto. A iniciativa foi lançada nacionalmente ontem (1º), mas as ações no estado serão intensificadas apenas a partir da próxima semana. De acordo com o superintendente do ministério no Rio, Jayme Tavares, as reduções mais expressivas devem ser observadas nos preços de espécies populares, como a sardinha e os camarões menores.

``Nesse caso temos maior margem de negociação com os donos dos estabelecimentos. Eles conseguem reduzir os preços com mais facilidade´´, explicou.A programação no Rio ainda está em fase final de definição, mas Tavares adiantou que haverá festival de degustação em locais de venda específica de peixes, como o Mercado São Pedro, em Niterói, na região metropolitana, e em feiras livres. Também serão montadas tendas na orla carioca para informar a população sobre os benefícios do consumo do peixe e oferecer orientações sobre a compra e o preparo do produto. Haverá ainda serviço de medição da pressão arterial.

De acordo com o presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro, Aylton Fornari, embora as negociações ainda estejam em andamento, esta semana boa parte dos supermercados já começou a remarcar o preço do produto, conferindo uma redução de aproximadamente 5%. O consumo de pescado fluminense, que chega a 23 quilos por habitante por ano, é o segundo maior do Brasil, atrás apenas do verificado na Região Norte. Esse volume, estimado pelo MPA, supera o total recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), de 12 a 13 quilos per capita anuais.Apesar disso, a produção no estado do Rio ainda é considerada reduzida e o pescado consumido é, na maior parte das vezes, procedente de estados como o Pará, o Espírito Santo e Santa Catarina.

Fonte:Agência Brasil

Semana do Peixe faz venda de pescados crescerem 40%

Nossa pretensão é começar a educar as pessoas para o consumo de peixe

Em sua sexta edição, a Semana do Peixe está mobilizando as principais redes de supermercados cearenses que prometem promoções entre 10% e 15%, em média. Durante os quinze dias da iniciativa, a expectativa é aumentar de 30% a 40% a venda de pescados no Estado, segundo o superintendente do Ministério da Aquicultura e Pesca no Ceará, Melquíades Ribeiro Carneiro.

``Nossa pretensão é começar a educar as pessoas para o consumo de peixe´´, destacou Carneiro explicando que a intenção do Ministério é aumentar o consumo de pescados de 7 kg per capita ao ano para 12kg até 2014. Como estratégias estão sendo financiadas novas embarcações para a peça oceÂnica, além de um impulso ao cultivo licenciado das águas públicas. Os consumidores e o setor de supermercados estão demonstrando boa receptividade à semana, segundo o presidente da Acesu (Associação Cearense de Supermercados), Aníbal Feijó. ``Eu acho muito interessante esse movimento de elevação do consumo de peixe. é o único alimento que não tem restrição´´, destacou.

O diretor regional do Grupo Pão de Açúcar, Wilson Toledo, ressaltou que esse é o momento de incentivar o consumo de peixes entre a população através de folhetos e cursos de culinária oferecidos na unidade do Náutico. Os pescados representam em média 6% do faturamento das lojas da rede, chegando a 15% na Semana Santa.

Fonte:O Estado (CE)

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Uma frente fria em delocamento pelo Litoral Sul do Brasil e a intensificação de um sistema de baixa pressão no RS organizam áreas de instabilidade com pancadas de chuva e trovoadas na área de pesca. RISCO DE TEMPORAL COM DESCARGA ELÉTRICE, E RAJADAS DE VENTO FORTE (50 A 60km/h). Alertas: HOJE, VENTOS FORTES e MAR AGITADO. AMANHÃ, VENTOS FORTES E MAR AGITADO.

Previsão para hoje (02/09/2009) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de SW a E, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de NE a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Tempo fechado com chuva. RISCO de TEMPORAL com DESCARGA ELÉTRICA.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NE a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais fortes afastado da costa. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.5 m. Tempo instável com chuva e condições de ventos fortes, devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Na quarta-feira uma frente fria deixa o tempo instável com chuva ao sul de Florianópolis pela manhã com risco de temporal em toda a área de pesca, com risco de temporais e descarga elétrica. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (02/09/2009) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NE a NW, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de NE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Tempo instável com chuva RISCO de TEMPORAL com DESCARGA ELÉTRICA, devido o deslocamento da frente fria.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NW a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.5 m. Tempo instável com chuva e RISCO de TEMPORAL com DESCARGA ELÉTRICA na área de pesca.

Fonte: Epagri/Ciram.