O objetivo será a troca de experiências na área da pesca e aquicultura entre os dois países

O ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, chefia uma delegação brasileira em viagem à Noruega, entre os dias 17 a 23 deste mês, para formalizar uma cooperação entre os dois países na área da pesca e aquicultura. O grupo, formado por 22 pessoas, será composto por cinco representantes do governo brasileiro, três professores, três representantes de entidades vinculadas à pesca e aquicultura e 11 empresários. ``Pretendemos estimular a cooperação nas áreas de captura, cultivo, construção de embarcações e, principalmente, na assistência técnica e pesquisa aproveitando a larga experiência da Noruega nessa área´´, disse Gregolin. Segundo ele, a delegação terá como meta estabelecer contatos com os representantes de cada setor naquele país para iniciar o processo de cooperação.

A missão brasileira também participa da Aqua Nor, um dos maiores eventos do mundo sobre pesca e aquicultura, que será realizado em Trondheim, que fica ao Norte de Oslo, e contará com a participação dos técnicos do governo brasileiro que integram a missão num seminário sobre a pesca e aquicultura desenvolvida no Brasil.

Após os compromissos na Noruega, Gregolin embarca para a Inglaterra onde deverá assinar outro acordo de cooperação na área tecnológica. O objetivo dessa colaboração será o desenvolvimento no Brasil de laboratórios para produção de alevinos com circulação fechada de água do mar.

Fonte: MPA

Pesca da lagosta precisa de moratória de 3 anos

A Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do seu Instituto de Ciências do Mar (Labomar), estuda uma forma de diminuir o impacto que a pesca predatória da lagosta pode acarretar ao ecossistema marinho. Segundo o diretor da entidade, Manuel Furtado Neto, em quatro anos, e se nada for feito para acabar com o modelo predatório de pesca, o número de lagostas e o tamanho delas serão extremamente reduzidos. Como alternativa para a situação, Neto propõe algo inusitado no Brasil, porém comum em países da Europa e nos Estados Unidos. A saída seria uma moratória. Parar totalmente a pesca da lagosta por, no mínimo, três anos. Somente assim teríamos de volta um estoque saudável, rico em crescimento , acredita.

O chefe de departamento de Engenharia de Pesca da UFC, Moisés Oliveira, também observa a possibilidade do setor que envolve a pesca da lagosta se tornar algo antieconômico. O preço está reduzindo demais e o que pode ocorrer é favorecer a atividade ilegal , analisa. Para combater o problema, Neto aposta em outros pescados. Se for decretada a moratória para a pesca da lagosta, poderíamos aproveitar o imenso cardume de polvos em águas cearenses. O Estado é um dos mais ricos no criadouro deste molusco que é ainda é pouco valorizado no Brasil, mas já é sucesso na Europa , disse. Ele também vê situação parecida na pesca da arraia e a sardinha. São peixes menos valorizados, mas que podem garantir um aumento na renda dos pescadores, principalmente em épocas de defeso , lembra.

Fonte:O Povo

Barco naufraga ao colidir com balsa no Itajaí-Açu

Os quatro tripulantes da embarcação pesqueira conseguiram se salvar

Um barco pesqueiro de 15 metros está com metade da estrutura submersa no Rio Itajaí-Açu, na margem de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina. Sábado, às 19h30min, a embarcação que leva o nome de Marco Zero foi atingida por uma das balsas que faz a travessia do rio entre Itajaí e Navegantes. Uma tábua da popa do barco, de cerca de 1,20 metro de comprimento, se rompeu e a embarcação foi inundada. Dois tripulantes saltaram do pesqueiro e nadaram até a margem do rio. Os outros dois conseguiram sair utilizando o bote salva-vidas da embarcação. A Delegacia da Capitania dos Portos instaurou inquérito para apurar as causas do acidente.

Conforme o delegado da capitania, Alexandre Herculano Pinto Alves, o resultado da investigação sai em até 90 dias. O contramestre do Marco Zero, Marcelo Duarte Oliveira, informou que após a passagem das duas balsas, o barco prosseguiu. Porém, uma terceira balsa também estava em curso. — Não conseguimos diminuir a velocidade do barco e nem a balsa reduziu. Em questão de cinco minutos o barco afundou — explicou Oliveira. A reportagem não localizou a administração da Empresa de Navegação Santa Catarina, que explora a travessia do Rio Itajaí-Açu entre Itajaí e Navegantes.

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Na segunda e terça-feira a frente fria no RS mantém o tempo fechado com chuva na área de pesca. Alertas: HOJE, VENTO FORTE E MAR AGITADO. AMANHÃ, VENTO FORTE E MAR AGITADO.

Previsão para hoje (17/08/2009) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de SW a SE, força 3 e rajadas de 30 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m, mais altas a partir da tarde. Tempo instável com chuva e temporal isolado.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 3.5 m. Tempo instável com chuva e temporal isolado, principalmente ao norte de Tramandaí.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

O tempo muda a partir desta segunda-feira, com a chegada de uma frente fria, que deixa o tempo instável com chuva e risco para temporais, mantendo as condições de chuva na terça-feira. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (17/08/2009) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de NW a SE, força 2 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de NE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.5 m. Nebulosidade, chuva e temporal isolado com a chegada de uma frente fria.

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de NW a S, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h, mais forte afastado da costa e ao sul de Florianópolis. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m. Instável com chuva com a presença da frente fria.

Fonte: Epagri/ Ciram.