O futuro da pesca em debate

O secretário-executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura, Dirceu Lopes, representará o governo federal na audiência pública marcada para discutir a situação da pesca artesanal e industrial, logo mais, na CÂmara Municipal. O evento – proposto pelo vereador Paulo Renato Mattos Gomes (Renatinho-PPS) - deverá contar ainda com outras autoridades ligadas à cadeia produtiva da pesca e aquicultura, além de trabalhadores. Para Lopes, o debate é importante pois oportuniza uma troca direta de informações entre as partes relacionadas ao setor, uma vez que Rio Grande, apesar de ter sua produção reduzida principalmente nos últimos anos, ainda é considerado um dos municípios pólos em pesca do Sul do País.

Na ocasião, Lopes deverá apontar os programas desenvolvidos pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, os projetos de extensão apoiados e medidas previstas para o resgate da atividade na região. O secretário-executivo deverá permanecer em Rio Grande todo o final de semana, quando participará também do encontro da Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT), evento que deverá se estender até o próximo domingo.

Fonte:Jornal Agora

Para governador, lei da pesca "não é perfeita mas é boa"

O governo do Estado não pretende interferir e nem opinar na tramitação do projeto de lei que cria a política de recursos pesqueiros de Mato Grosso do Sul, a chamada lei da pesca, afirma o governador André Puccinelli (PMDB). Nesta manhã, ao conceder entrevista coletiva no Pallaciu’s Eventos, em Campo Grande, ele mencionou que considera bom o texto em tramitação e torce por sua aprovação. ``A lei é boa. Não existe lei perfeita. Mas, dentro da possibilidade é boa´´, opinou, ressaltando que não considera a proposta de autoria do Poder Executivo que, segundo ele, apenas o enviou para a Assembleia. Ontem, o projeto foi aprovado em primeira discussão na Assembleia.

Dos 23 deputados presentes à sessão apenas três votaram contra Paulo Duarte e Pedro Teruel, do PT, e Paulo Corrêa (PR). Cerca de 450 pescadores de várias colônias do Estado acompanharam a sessão em apoio à aprovação da lei. O ponto mais polêmico da proposta é a liberação de petrechos para a pesca como joões-bobos (boia com um anzol); boias fixas ou cavalinho e anzóis de galho. Os opositores da proposta afirmam que o uso de tais instrumentos vai dizimar os estoques pesqueiros dos rios estaduais em questão de meses. Mas, o governador André Puccinelli chama atenção para o fato de que a legislação federal sobre a pesca não proíbe o uso dos instrumentos. Ele cita que a proposta de lei estadual é mais restritiva que a federal, uma vez que limita o número de petrechos por pescador em quantidade menores que a permitida pela União.

O texto determina ainda os locais onde é ou não possível utilizar os petrechos, logo para André, haverá uma seleção natural. ``Agora, os três deputados que não gostaram que briguem com os 20 que aprovaram e se entendem com eles. A lei pode não ter ficado espetacular, mas ficou boa´´, salientou. Na Assembleia, a expectativa é de que o texto seja votado em votação final em, no máximo duas semanas. Enquanto isso, a proposta tramitará em duas comissões de mérito, a de Meio Ambiente e a de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira.

Fonte:Bonito News

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Hoje: Sexta-feira, ventos de E a SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Variação de nuvens e chuva fraca no início da manhã e presença de sol durante o dia.

Sábado, ventos de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde.

Tendência: Entre domingo e a terça-feira, presença de sol com mais nuvens e chuva a partir da tarde, devido a presença de um sistema de baixa pressão no litoral de SC. Vento de E/NE de 30 a 40km/h com rajadas máximas de 50km/h 50km/h. Mar pouco agitado nestes dias.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Hoje: Sexta-feira, ventos de NW a SE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Tempo instável com chuva na área de pesca. Mantém-se o risco de temporal isolado

Sábado, ventos de SE a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 70 km/h. Ondas de E a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m, ao norte de Florianópolis. Tempo instável com chuva na área de pesca próxima à costa e céu mais claro afastado da costa, devido a um sistema de baixa pressão no litoral do PR e sul de SC.

Fonte: Epagri/Ciram.