Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Nutricionistas da Unifesp darão orientações sobre pescado

Nutricionistas da Unifesp darão orientações sobre pescado

 

  

A Campanha Nacional de Promoção do Consumo de Pescado será realizada pela Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca de 1º a 15 de setembro e o curso de Nutrição da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com apoio do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar Cecane, realizará duas atividades no campus Baixada Santista. No dia 9, nutricionistas da rede pública de ensino poderão participar de uma oficina sobre técnicas de preparo do pescado para a merenda escolar e no dia 12, toda a comunidade será orientada sobre os benefícios nutricionais, a escolha na hora de comprar e as formas de elaboração do prato.

 

A campanha tem como objetivos incentivar o consumo de pescado; sensibilizar a população brasileira sobre os benefícios do consumo regular de peixe; promover ações de redução do preço; e articular os diferentes elos da cadeia produtiva. Este ano, quando ocorre a sexta edição da campanha, um dos focos é reforçar o consumo do pescado junto ao público escolar, de forma a aumentar a presença deste alimento de alto valor nutricional no cardápio. Em todo o Brasil, as ações da Semana do Pescado envolvem a divulgação de informações nutricionais por meio de distribuição de material de orientação, promoção de vendas em supermercados, realização de festivais gastronômicos, anúncios, matérias publicadas em diferentes veículos comunicação, visitas institucionais a pontos de venda e concursos de redação para estudantes do ensino fundamental.

Fonte:A Tribuna Online

 

  

Marinha busca sete desaparecidos após naufrágio no ES

 

 

Sete pessoas estão desaparecidas após o naufrágio do barco de pesca catarinense Estrela do Mar 4, na madrugada de sábado, em Conceição da Barra, no litoral norte do Espírito Santo. Três helicópteros da Marinha, um de grande porte e outro menor, e uma aeronave da Polícia Militar (PM) do Espírito Santo estão ajudando nas buscas, além da Fragata Constituição e dois navios patrulhas, um da Bahia e outro do Rio de Janeiro, segundo o capitão-de-mar-e-guerra da Capitania dos Portos do Espírito Santo, Paulo Bessa.

Bessa afirmou que o barco, de aproximadamente 25 metros, já foi encontrado virado flutuando com o casco para cima, a cerca de 35 quilômetros da praia de Itaúnas, no balneário de Conceição da Barra, por uma das embarcações usadas nas buscas. De acordo com ele, os ventos fortes que atingiam a região no momento do acidente podem ter causado o naufrágio. Entre os 17 pescadores da empresa de pesca OceÂnica Ltda, dez conseguiram entrar em um bote inflável e chegar até a praia e passam bem.

Fonte:Jornal de Piracicaba

 

 

Simpósio brasileiro de produção de pescado, junto com a feira

Tecnocarne em SP

 

 

Pesquisadores do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, participam no período de 25 a 27 de agosto do ``Simpósio Brasileiro de Produção de Pescado (Simbrapp)´´, evento paralelo à ``Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria da Carne (Tecnocarne)´´, que acontece na capital paulista. O simpósio abordará a cadeia de produção do cultivo à comercialização de pescado, com a participação de profissionais renomados que atuam no setor. O Simbrapp é o primeiro evento de piscicultura, processamento e comercialização focado nos negócios do produtor brasileiro, de acordo com os organizadores é promovido pela Brazil Trade Shows (BTS) e realizado pela Bayer Saúde Animal e Intervet Schering Plough, com o patrocínio do Ministério da Pesca e Aquicultura.

 

No dia 25 (terça-feira), o pesquisador do Instituto de Pesca Luiz Ayrosa vai falar sobre o tema ``O agronegócio da aquicultura mundial e as perspectivas brasileiras´´. Já no dia 27 (quarta-feira) a palestra do pesquisador Eduardo Sanches (IP) será sobre o Bijupirá e a situação atual e perspectivas da piscicultura marinha no Brasil. As pesquisadoras do Pesca Thais Moron Machado e Rubia Yuri Tomita vão tratar, no mesmo dia, do tema ``Tecnologias para manutenção da qualidade e agregação de valor ao pescado´´. Além disso, os pesquisadores Luiz Ayrosa e Daercy Rezende Ayrosa, em minicurso no dia 25, darão instruções para a implantação de projetos em águas públicas.

 

Desenvolvimento da aqüicultura brasileira; manejo na produção intensiva de tilápias; qualidade da água em sistemas intensivos de produção; impacto do tratamento de enfermidades na piscicultura; manejo nutricional na produção de peixes; adoção de novas tecnologias; perspectivas de produção de peixes nativos; escala industrial da piscicultura, cadeia fria de pescado e peixe de cativeiro serão temas abordados por técnicos do Ministério da Pesca, da Universidade Federal de Lavras e de empresas e consultores que atuam no setor. Nos minicursos, os especialistas vão falar de produção de tilápias, manejo (nutricional e em pesqueiros), implantação de frigoríficos de pescado e sanidade. O Simpósio será realizado no Centro de Exposições Imigrantes, localizado no bairro da água Funda, capital paulista. A programação completa do simpósio pode ser conferida no site: www.btsmedia.biz/simbrapp

Fonte:Apta

 

Apoio científico a aquicultura

 

 

Laboratório de Análise de Qualidade da Água, inaugurado pelo Instituto de Pesca do governo paulista, fará análises ambientais para fornecer subsídios às medidas de preservação da vida aquática. O Instituto de Pesca, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), órgão da secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (SAA), inaugurou no dia 11 de agosto o Laboratório de Análise de Qualidade de Água, situado no Parque da Água Branca, em São Paulo. Segundo o Instituto de Pesca, trata-se de um dos únicos laboratórios no Brasil a concentrar, em uma só unidade, análises físicas, químicas e biológicas da água, a fim de dar suporte à sustentabilidade ambiental das inúmeras atividades relacionadas ao meio aquático.

 

Com o novo laboratório, a SAA será o primeiro órgão público qualificado a atender os diferentes setores do agronegócio – e em especial as atividades voltadas à pesca e à aquicultura, que são dependentes da qualidade dos recursos hídricos. O laboratório também atenderá a demanda de outros setores não vinculados diretamente ao agronegócio, como a indústria, que necessita de análises frequentes para avaliar a qualidade de seus efluentes líquidos. O laboratório será utilizado por qualquer setor que tenha alguma interface com o meio aquático, segundo o Instituto de Pesca. Os principais ensaios laboratoriais incluem análises ambientais que fornecem subsídios às medidas de preservação da vida aquática. O aquicultor poderá utilizar o laboratório para analisar a qualidade da água antes da sua captação, durante a atividade – a fim de melhorar a produção – e depois de seu uso, para assegurar que o processo não esteja poluindo o meio ambiente.

 

O suporte às análises envolvidas nos processos de regulação do uso e ao monitoramento da água, dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos, será outra atividade do laboratório. Com isso, ele permitirá garantir um sistema de informações confiável para a gestão desse recurso no Âmbito nacional. O governo paulista investiu, em 2008 e 2009, mais de R$ 477 mil na adequação e modernização do Laboratório de Análise da Qualidade da Água do Instituto de Pesca. Desse total, mais de R$ 377 mil foram destinados a obras civis, como a adequação do antigo e desativado galpão de inseminação artificial do Parque da Água Branca. O restante foi utilizado na fabricação e instalação de mobiliário específico para laboratório, como bancadas e capelas de exaustão. Com esses investimentos, a estrutura física está pronta para a implantação do sistema de qualidade visando às certificações ISO 9001:2000, voltada para a gestão, e ISO 17025, específica para laboratórios.

Fonte:Envolverde

 

  

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

 

 

Céu encoberto, com muitas nuvens e chuva fraca, mais forte a partir da tarde, na área de pesca. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA.

 

Previsão para hoje (24/08/2009) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de NE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 m. Chuva fraca na área de pesca.

 

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Na terça-feira nevoeiros ao amanhecer e chuva fraca, com aberturas de sol a parir do final da manhã na área de pesca.

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

 

 

Na segunda-feira tempo fechado, com chuva na área de pesca. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, VENTOS FORTES.

 

Previsão para hoje (24/08/2009) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Chuva durante a tarde e noite.

 

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de N a SE, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 3.0 m, mais altas a partir da tarde e afastado da costa, entre norte de SC e PS. Na terça-feira, chuva fraca na madrugada, principalmente ao norte da Grande Florianópolis, nevoeiros ao amanhecer e início da manhã, com aberturas de sol à tarde. Mar agitado em áreas afastadas da costa, com a intensificação de um sistema de baixa pressão.

Fonte: Epagri/Ciram.