Novos laboratórios em SC vão desenvolver tecnologia na criação de pescado

A inauguração de três novos laboratórios em Santa Catarina, com recursos do Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA), nesta sexta-feira 13/11, vai proporcionar aos maricultores do estado acesso a tecnologias para aprimoramento do cultivo em cativeiro. Os investimentos totais nas novas unidades de pesquisa foram de aproximadamente R$ 4 milhões. A primeira inauguração feita pelo ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin, será da unidade de melhoramento Genético de Peixes da Estação Experimental da EPAGRI, em Itajaí, às 10h30, na Rodovia Antônio Heil, Km 6. Em seguida, Gregolin inaugura o Núcleo de Estudos de Enfermidades Aquícolas, às 15h, no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Rodovia Admar Gonzaga, 1346, Itacorubi – Florianópolis. O terceiro laboratório, de Piscicultura Marinha, também em parceria com a UFSC, será inaugurado às 17h no Beco dos Coroas, (fundos), Barra da Lagoa, Florianópolis.

Fonte:Floripa News

Apagão causou morte de milhares de peixes no rio Paraná

O apagão de terça fez com que a usina Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias, conhecida como Usina do Jupiá, em Três Lagoas, desligasse as turbinas o que baixou rapidamente o nível do rio Paraná e causou a morte de milhares de peixes.

Conforme notícia do jornal Tribuna do Povo, de Três Lagoas, logo que a energia foi restabelecida muitos pescadores, preocupados com a baixa do nível do rio, percorreram o leito e se depararam com os peixes mortos. ``Quando nós chegamos a cena era desoladora, um mar de peixes mortos. Já sabíamos que era por conta da falta de energia, já que as turbinas param de funcionar e o nível do rio baixou. Nas épocas de apagão era assim´´, relata o presidente do bairro Jupiá, Gilmar do Leite.

Ele acredita que o peso somado dos peixes mortos passe de uma tonelada ``à noite o rio virou um mar branco. Nós vimos quando o rio começou a baixar, foram mais de dez metros depois da margem. A concentração de vários peixes em um espaço pequeno já denotam a alta mortalidade´´. Ele cobra a responsabilização da usina pelos impactos ambientais. ``A vida inteira eles [Cesp] acusaram o pescador de acabar com o meio ambiente. Sempre fomos taxados como os grandes vilãos da histórias, agora quero saber de quem é a responsabilidade. Num caso desse eles mataram muito mais do que a gente, que pesca para sobreviver´´.

Fonte:Circuito de Mato Grosso

Comissão inclui pescador artesanal em pesca profissional

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira (11) a inclusão do pescador artesanal entre os pescadores profissionais previstos no Decreto-Lei 221/67. O decreto é a principal regulamentação da atividade pesqueira e a inclusão dá respaldo à pesca artesanal, que consta de várias leis mais recentes, mas não estava explicitada nessa legislação. O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural ao Projeto de Lei 373/07, do deputado Flávio Bezerra (PRB-CE). A relatora na Comissão de Seguridade, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), recomendou a aprovação do substitutivo, que esclarece as atividades do pescador artesanal. Ela ressalta que a conceituação atual desse profissional, segundo normas do Ministério da Previdência Social, deixa de contemplar diversos trabalhadores que desenvolvem a atividade pesqueira.

Tramitação

A proposta, de caráter conclusivo, também foi aprovada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte:Diário Popular

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Um sistema de alta pressão deixa o tempo firme com presença de sol na área de pesca. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, RAJADAS MAIS INTENSAS DE NE.

Previsão para hoje (12/11/2009) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a NE de 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Sol entre nuvens na área da pesca. Mais nuvens ao norte de Mostardas.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Sol entre nuvens na área da pesca. Entre a tarde e noite há chance de pancadas isoladas de chuva com trovoadas.

Sábado, ventos de N a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h, mais intensas do quadrante sul. Ondas de NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo instável com muitas nuvens e condições de chuva devido a formação e deslomento de uma frente fria, melhorando no decorrer do dia ao sul de Mostardas.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

O Jato Subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) influencia a área de pesca, mantendo maior nebulosidade. Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (12/11/2009) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Nebulosidade variável com aberturas de sol e chance de chuva isolada à noite.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de NE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Predomínio de sol com aumento de nuvens a partir da tarde e chance de chuva isolada especialmente à noite.

Sábado, ventos de NE a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Aumento de nuvens no decorrer do dia, com pancadas isoladas de chuva, entre a tarde e noite devido a influencia de uma frente fria, em formação no RS.

Fonte: Epagri/Ciram.