Nota de Agradecimento: Resgate da tripulação do Costa Neves I – CN

Como já é de conhecimento público, no último domingo (11) perto do meio-dia, a embarcação Costa Neves I – CN, registrada na cidade de Itajaí e associada ao SINDIPI, sofreu um incêndio na região de Solidão/ Mostarda (RS).  A tripulação a bordo, formada por seis homens, não conseguiu identificar a razão do fogo, nem o conter com os extintores de incêndio, pois o mesmo se alastrou rapidamente. Assim, após pedir ajuda via rádio, pedidos que foram prontamente respondidos pelo senhor Valmir da embarcação Dona Zezé e o senhor Nick da embarcação Araçá VI, a tripulação foi para a balsa salva vidas do Costa Neves I – CN.

Ao ser informado via rádio do acidente, o mestre Dimas, da embarcação Leomar IV fez o resgate dos seis tripulantes, que posteriormente foram para a embarcação comandada pelo mestre Alex, do Primavera XV. Ambos receberam com todo cuidado e carinho a tripulação do Costa Neves I – CN, doando inclusive roupas secas para todos, bem como água e alimentação.

Em terra, um dos proprietários da embarcação Costa Neves I – CN, senhor Jorge Neves, foi informado do acidente logo depois do ocorrido. Imediatamente solicitou a ajuda do Comandante e Capitão de Fragata, Alekson Barbosa da Silva Porto, lotado na cidade de Rio Grande (RS); do senhor Antônio Alberto do Cepsul e da senhora Bernadete da rádio costeira de Navegantes. Todos se disponibilizaram prontamente a ajudar e tiveram papéis imprescindíveis no resgate da tripulação. Posteriormente, o auxílio foi prestado com brilhantismo pelo Comando do 5º Distrito Naval da Marinha do Brasil, através da Capitã Tenente, Monique Falcão, ajudante do Encarregado da Subseção de Busca e Salvamento – SALVAMAR SUL – MRCC Rio Grande.

Ontem (12) perto das 10 horas da manhã, os seis tripulantes do Costa Neves I – CN fizeram o transbordo do Primavera XV para um rebocador da Marinha, comandado pelo Comandante Brião. Após atendimento médico a bordo, ficou constatado que nenhum deles sofreu nenhuma lesão física. Hoje (13) às 11h30 os seis tripulantes chegaram à Navegantes, onde foram recebidos com emoção por familiares e a equipe da empresa Costa Neves, que através do seu porta-voz, Jorge Neves, já garantiu aos seis, vagas em uma nova embarcação.

Infelizmente, o Costa Neves I – CN, não pode ser salvo do incêndio, mas o maior patrimônio a bordo, as seis vidas dos corajosos tripulantes foram salvas, graças aos equipamentos de salvatagem e a ajuda de cada um dos acima citados. Ressaltamos também a participação e auxílio da SALVAMAR – Serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil, que instruiu as tripulações, bem como, a equipe da empresa Costa Neves em como proceder diante do ocorrido.

embarcacao rio-grande-do-sul marinha-do-brasil