Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Naufrágio de uma traineira em Finisterra, pescadores tentam negociar débito c/ a Previdência Social;

CLIPPING SINDIPI II

ITAJAÍ, 07 DE JANEIRO DE 2008

 

Naufrágio de uma traineira em Finisterra, pescadores do RS tentam negociar débito da Previdência Social; carcinicultura espera reverter anos ruins; atum leiloado no mercado japonês é vendido a US$ 55 mil.

 

 

pesca

Agência Lusa Índice Geral

07/01 12:45

Autoridades francesas resgatam quatro corpos após naufrágio

 

     Porto, 7 jan (Lusa) - As autoridades francesas anunciaram ter resgatado quatro corpos após o naufrágio de uma traineira junto à costa da Finisterra, mas as vítimas ainda não foram identificadas, informou uma fonte da Secretaria de Estado das Comunidades de Portugal. A embarcação "Petit Jolie" naufragou na madrugada desta segunda-feira, junto à costa francesa, com três marinheiros portugueses e quatro franceses a bordo. Segundo o vice-cônsul português de Nantes, Antero Aires, o pescador português resgatado está bem e aguarda alta hospitalar. "Já falei com ele. Está bem, não tem nada. Já se comunicou com a família e está à espera que o armador lhe leve roupa para sair do hospital, porque vai ter alta em breve", disse o vice-cônsul, contatado por telefone pela Lusa. De acordo com Antero Aires, o pescador português reside em Portugal e estava na França em uma "campanha de pesca". António Macedo, presidente do Sindicato dos Pescadores do Norte (SPN), disse à Lusa que o homem resgatado e mais um português eram de Caxinas, na região de Póvoa de Varzim, litoral norte de Portugal. O outro desaparecido é proveniente da praia de Mira, entre Aveiro e Coimbra. Em declarações à Lusa, o porta-voz do Centro Operacional de Salvamento de Corsen, o capitão de fragata Bertrand Hudault, disse que estão sendo usados na operação de busca e salvamento cinco helicópteros, um avião, um navio da marinha francesa, três navios da marinha mercante e um pesqueiro. O mesmo porta-voz afirmou que a operação acontece sob "condições difíceis", uma vez que a região do naufrágio registra forte ondulação e ventos de 35 quilômetros por hora.

 

Jornal Agora RS São José do Norte

07/01 08:28

Advogado Jorge Porto elabora pedido da categoria pesqueira

 

     As Colônias de Pescadores Z-1 e Z-2, do Rio Grande e São José do Norte, e o Sindicato dos Pescadores do Município de Pelotas, através dos seus respectivos presidentes Ilário Ferreira Borges, Carlos Alberto Simões e Nilmar da Silva Conceição, endereçaram ao ministro da Previdência Social pleito dos profissionais da pesca na região. O pedido, elaborado pelo advogado Jorge Fereira Porto, foi entregue no dia 11 de dezembro último ao deputado federal Cláudio Diaz, que fez remessa ao ministro Luiz Marinho, em Brasília, assim como permanecerá acompanhando a sua tramitação (texto no site www.ambitojurídico.com.br). "O pleito é o de que os profissionais da pesca que se encontram em débito de contribuições à Previdência Social possam regularizá-los parceladamente, sem prejuízo da concessão concomitante das aposentadorias a que façam jus", sinaliza o advogado. "Um dos fundamentos básicos do pedido é a degradação - com a conseqüente e progressiva redução da piscosidade - que se verifica há décadas nas águas da Laguna dos Patos e nas do litoral, onde os associados das entidades referidas exercem o trabalho na pesca. A morte de cerca de oitenta toneladas de peixes na tragédia do Rio dos Sinos, com intensa análise e divulgação pela mídia, constitui-se prova de uma devastadora realidade preexistente", continua Jorge Porto. O advogado que orientou o trabalho, posteriormente enviado ao ministro da Previdência, ainda destacou que "dentre outros, o estudo técnico elaborado em 1993, sob o título "...Fontes de Contaminação das Águas que Margeiam a Cidade do Rio Grande" por Maria Teresa de Albernaz Almeida, Maria da Graça Zepka Baumgarten e Rubia Mara da Silva Rodrigues, e tese apresentada em 1997 à FURG (Fundação Universidade Federal do Rio Grande), pela Profa. Eliane Duarte, denominada "O Lixo Naval" sob a orientação da Profa. Judith Cortesão, ambientalista notável que "trabalhava com e para a comunidade potencializando-as. Admirava muito a dos pescadores" (Gil Barlem Martins, "Mais que morrer, morreu-nos Judith Cortesão", Caderno O Peixeiro, pág. 6, Jornal Agora, 3.1.2007)". A categoria dos pescadores contará com o apoio e cooperação dos deputados rio-grandinos Claudio Diaz e Sandro Oliveira (Boka), bem como da bancada gaúcha no Congresso Nacional, de lideranças políticas, empresariais e de entidades da sociedade civil, para a aprovação do pedido.

 

pesca

Jornal Agora RS Mundo

07/01 07:57

Pesqueiro encalhado na Antártica recebe peças via pára-quedas

 

     Um avião da Força Aérea dos EUA lançou ontem peças para o motor de um barco pesqueiro britÂnico, encalhado nos gelos do Mar de Ross há uma semana. Segundo a versão digital do jornal "NZ Herald", o avião, um C-17 Globemaster, partiu do aeroporto da cidade neo-zelandesa de Christchurch a pedido do Centro de Coordenação de Resgates da Nova ZelÂndia, com uma carga de componentes pesando 68 quilos para ser lançada em pára-quedas. O pesqueiro "Argos Georgia" ficou à deriva há uma semana após perder seu motor e acabou encalhando entre os gelos em águas do Antártico. O serviço de resgate neozelandês espera que o motor possa ser consertado com as peças, o que permitirá que o barco volte a Christchurch para passar por uma revisão. A Nova ZelÂndia é encarregada da coordenação dos resgates marítimos na zona do Mar de Ross, localizado 4 mil quilômetros ao sul de Wellington, a capital do país. O navio encalhado, de 36 metros de comprimento, conta com uma tripulação de 25 marinheiros e se dedicava à pesca do "toothfish" (bacalhau de profundidade) quando sofreu o acidente.

     

camarão

Gazeta do Povo

07/01 01:11

Como armazenar e preparar corretamente os frutos do mar

 

     A chefe de vigilÂncia em saúde da 1.ª Regional de Saúde de Paranaguá, Marina Hiromi Hassanuna, dá as dicas para o consumidor comprar, armazenar e preparar corretamente os frutos do mar. Cuidados ao comprar Peixes frescos - A pele deve ser firme e os olhos brilhantes e salientes. As escamas devem estar juntas à pele e apresentar brilho. As guelras têm que estar vermelhas e o animal deve ter cor e não apresentar cheiro forte. Camarão - A casca e a cabeça precisam estar firmes ao corpo. Em relação à cor, deve ser rosada ou acinzentada, dependendo da espécie. Polvo e lula - Devem apresentar cor roxa, carne elástica, olhos vivos e salientes. Ostras - Devem estar fechadas. Caso contrário, o alimento já estará estragado. Cuidados ao armazenar Peixes - Assim que os alimentos forem adquiridos eles precisam ser levados imediatamente ao freezer ou acomodados no gelo. É recomendável um quilo de gelo para cada quilo de peixe. Todos os frutos do mar dever ser os últimos alimentos a serem comprados para que não fiquem, por exemplo, dentro do carro, enquanto são feitos outros afazeres. Camarão - Para o camarão, o tempo de conservação é de dois dias na geladeira. No congelador é possível mantê-lo congelado por um mês. Para que o camarão não perca o sabor, deixe-o descongelar dentro da geladeira, sem desembrulhar. Para cozinhá-lo, não é necessário esperar que esteja completamente descongelado. Preparação Camarão - Para limpar os camarões recomenda-se retirar a cabeça, a casca e o rabo. Moluscos - No preparo de moluscos é necessário retirar as vísceras na parte maior do molusco. A membrana que envolve a parte externa da lula precisa ser retirada para não escurecer a carne na hora do cozimento. Retirar também os olhos e lavar bem os tentáculos.

 

 

pesca

Universidade Federal Rural de Pernambuco Acontece

06/01 15:28

A Universidade

 

      Curso de Engenharia de Pesca é premiado com 5 estrelas O curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), coordenado pelo professor Vanildo Souza de Oliveira, ganhou, pela segunda vez, cinco estrelas no Guia do Estudante da Editora Abril, publicado na edição Guia do Estudante Melhores Universidades 2007.

      O prêmio Melhores Universidades do Guia do Estudante é uma premiação anual, que ocorre desde 2005, e tem o objetivo de identificar, valorizar e difundir as melhores Instituições de Ensino Superior do País. Com base nas informações enviadas pelos coordenadores de cada curso sobre sua graduação, consultores do MEC, professores, e especialistas atribuem conceitos ao curso, que são convertidos em estrelas.

      Para o professor Fábio Hazin, diretor de departamento de Pesca e Aqüicultura, é uma enorme satisfação conquistar tal reconhecimento. "Esse prêmio indica que estamos no caminho certo e que todos os esforços despendidos no engrandecimento dessa casa não têm sido em vão", ressalta.

 

aqüicultura

Diário de Natal

06/01 06:35

Carcinicultura espera reverter anos ruins

 

     Depois de dois anos seguidos de uma crise crescente, o setor de carcinicultura no Rio Grande do Norte aproveitou o ano de 2007 para refletir e encontrar soluções para o problema da queda da renda com as exportações. Este ano será o momento de aplicar de maneira mais forte essas novas idéias que prometem levantar novamente os produtores de camarão do estado. Além disso, o setor conta com um novo aliado, o Centro de Tecnologia de Aqüicultura (CTA) que já iniciou algumas suas pesquisas e, espera-se, que em 2008 já apresente resultados para auxiliar os empresários. A saída para a carcinicultura neste ano é clara: é preciso reorganizar o setor, voltando o foco para o mercado interno, otimizar a cadeia de distribuição e incrementar os produtos para a venda, agregando outros valores. Diante de um mercado externo saturado e dos problemas causados pela queda do dólar, os carcinicultores viram cerca de 70% de sua renda se perder. A situação se agravou ainda mais em 2007, mas o setor estava pronto para rever seus conceitos. Atualmente, a situação se inverteu e apenas 30% do que é produzido vai para a exportação; o restante tem sido investido no mercado interno. Porém, para investir neste público brasileiro, os produtores já perceberam que precisarão conquistar o novo consumidor. Para isso, a venda do crustáceo in natura como vinha sendo feita não atendia mais as necessidades. Então, a solução foi agregar novos valores ao camarão, industrializando-o e criando produtos que já podem ser encontrados nas prateleiras dos supermercados do estado: camarão empanado, comida pronta para microondas e em forma de nuggets. Uma outra proposta lançada e que pode ajudar ainda mais nesta retomada de fôlego se for implantada ainda este ano é a criação de uma cooperativa formada por produtores de pequeno e médio porte. A proposta visa não só "unir forças" para alcançar mais mercado, mas proteger também os empresários de uma concorrência exagerada que os levaria à falência e evitaria também uma queda brusca dos preços dentro do país, causando uma outra crise. CTA Depois de anos de cobrança, os carcinicultores puderam comemorar no ano passado, a implementação e funcionamento do Centro de Tecnologia de Aqüicultura (CTA), conhecido popularmente como Centro de Tecnologia do Camarão. Em uma parceria entre governo do estado, governo federal e UFRN, o espaço já funciona desde julho realizando pesquisas na área de aqüicultura e, entre elas, trabalhos sobre produção de camarão. O CTA recebeu um investimento de R$ 2,2 milhões e servirá de referência tecnológica para os produtores. Isso porque as pesquisas podem oferecer novas perspectivas para o setor como, por exemplo, a viabilidade de culturas consorciadas (em outros países, há uma produção conjunta de tilápia e camarão, por exemplo).

 

 

Secretaria Especial de Aqüicultura

Diário de Natal

06/01 06:35

Seap faz exames de vista gratuitos em pescadores

 

     Vários pescadores realizaram ontem exames oftalmológicos gratuitos, promovidos pela Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap). Por causa de sua grande exposição ao sol, os pescadores apresentam, na maioria das vezes, problemas como presbiopia, mais conhecida como ‘‘vista cansada’’, catarata e pterígio (pequena formação de carne que cresce sobre a córnea e pode interferir a visão). O oftalmologista Dias Júnior diz que o objetivo das consultas é ‘‘dar visão a quem quer assistir uma aula’’, uma vez que os pescadores iam para os cursos de alfabetização mas ti-nham dificuldades no aprendizado por causa da visão comprometida. O projeto é destinado apenas aos pescadores que participarem do Plano de Valorização do Pescador Artesanal, que visa o reordenamento da atividade lagosteira em todo o país. Em Natal, são 456 trabalhadores cadastrados no Plano. ‘‘Percebemos que a dificuldade no entendimento deles de conceitos como período de defeso e pesca predatória era causada por pequenas deficiênicas visuais’’, disse Dias Júnior. O fornecimento de óculos está previsto para etapas posteriores. Um dos examinados na manhã de ontem foi Getúlio Cardoso de Almeida, 49. Quando ele assiste televisão, seus olhos começam a lacrimejar. Também usa óculos e diz ver pouco com o olho esquerdo. ‘‘A claridade e a água do mar me ofendem. Às vezes eu estou no mar e vejo tudo embassado’’, relata Almeida. A presidente da Colônia dos Pescadores, RosÂngela Silva do Nascimento, diz que a freqüência dos pescadores nas consultas tem sido boa, assim como está otimista para o impacto positivo no Plano de Valorização. Defeso O Plano de Valorização do Pescador Artesanal oferece um auxílio mensal de R$ 380,00 para os pescadores que não têm permissão durante o período de defeso da lagosta, iniciado no dia 1º de janeiro. Diante da pesca abusiva que vinha ocorrendo, o Ibama e a Seap começaram o reordenamento da captura do crustáceo. O Comitê de Gestão do Uso Sustentável da Lagosta, formado por representantes dos dois órgãos, estabeleceu critérios de sustentabilidade, fez o recadastramento das embarcações e concedeu novas permissões.

 

 

pescado

No Tapajós Capa

05/01 19:25

Pescadores descumprem Portaria do Defeso

 

     Santarém - No calçadão em frente ao Mercadão 2000, na Avenida Tapajós, comerciantes foram flagrados comercializando espécies proibidas de serem capturadas até março deste ano.

      Na Feira do Tablado, a menos de 200m da sede do Ibama, nem tudo ofertado está dentro da Lei. A venda proibida ocorre de forma discriminada. Ao perceber a presença da reportagem, o vendedor se assusta, tenta esconder a mercadoria e nega ser o dono do produto.

      A portaria do defeso entrou em vigor no ano passado e proíbe até 15 de março a captura e comercialização de oito espécies de peixes.

      -Pirapitinga; -Curimatá;

      -Mapará;

      -Aracu;

      -Pacu;

      -Jutuarana;

      -Fura-calça;

      -Branquinha;

      -Tambaqui.

      Na feira do Tablado a falta de peixe é grande, apesar disso eles trabalham dentro da lei. Segundo o diretor da Z-20, Amarildo Sousa, os vendedores agem conforme um termo de compromisso firmado com o Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

      "Nós temos um Termo de Compromisso com o Ibama que é registrado em cartório e assinados por eles mesmos. Então eles estão sabendo da proibição. Se um deles for flagrado nessa situação eles serão punidos", explica Amarildo Sousa.

      Quem compra também arruma um jeitinho de esconder o produto. De acordo com o analista ambiental do Ibama, Christian Dietrich, a lei proíbe punições para todos, inclusive para os consumidores.

      "Se for pego transportando pescado está sujeito a pegar uma multa pelo Decreto 3.179. E a multa pode variar entre R$700 e R$100 mil, acrescida de R$10 por quilo de pescado".

      Juliane Oliveira, com informações de Gleissiane Beckhauser(TV Tapajós).

     

pescado

Paraíba.com.br Últimas

05/01 15:37

Atum leiloado no mercado japonês de 2008 é vendido a US$ 55 mil 05/01/2008 às 08:12

 

     O primeiro atum azul leiloado este ano em Tóquio, o maior mercado de pescado do mundo, alcançou neste sábado (5) a cifa de 6,07 milhões de ienes (cerca de US$ 55 mil, ou R$ 96,52 mil), um preço recorde nos últimos cinco anos, informou a agência local "Kyodo".

      O comprador é uma rede de restaurantes de sushi de Hong Kong que acaba de abrir seu primeiro estabelecimento em Tóquio, um fato estranho, já que a fatia de Tsukiji (o mercado pesqueiro de Tóquio) é dominada por concorrentes locais, principalmente em datas assinaladas como o arranque do ano.

      A soma paga por este exemplar de 276Kg se justifica, segundo os especialistas, pelo endurecimento dos controles nas capturas de atuns e pelo encarecimento do preço do combustível usado pelos barcos pesqueiros.

      O maior valor pago neste mercado por um atum foi obtido no primeiro dia de leilões de 2001, quando um comprador pagou 20,2 milhões de ienes (US$ 183.636) por um peixe de 202Kg no norte do Japão.

      Na madrugada deste sábado, cerca de 2.900 atuns pescados no Japão e em outros locais do mundo foram colocados à venda no mercado de Tóquio.

      O Japão, o maior consumidor de atum do mundo, vê ameaçada nos últimos anos sua provisão do peixe pela redução das cotas em nível internacional e pelo aumento geral da demanda no resto dos países asiáticos, principalmente na China.

      Assim, os preços na fatia de Tóquio aumentaram entre 20% e 30% no ano passado, taxas menores do que o previsto graças à importação em massa de atuns de criadouros croatas e espanhóis no segundo semestre de 2007.