Natal sediará evento mundial de aquicultura

O Rio Grande do Norte chamará a atenção de aquicultores de todo o mundo, ao receber a feira anual promovida pela Sociedade Mundial de Aquicultura (WAS), considerado o maior evento mundial do setor. A expectativa da entidade é reunir mais de cinco mil pessoas na capital do estado, entre os dias 6 e 11 de junho de 2011. O intuito é fortalecer a atividade no Brasil e gerar novas oportunidades de negócios. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha, destaca que a projeção do estado deverá gerar discussões a respeito de como superar as dificuldades enfrentadas pelo setor, além de importantes negócios entre as empresas que irão participar. ``Natal receberá o maior evento de aquicultura do mundo, que vai trazer conhecimento internacional do setor e as pessoas vão entender que essa atividade representa uma excelente oportunidade econômica´´, prevê.

De acordo com Rocha, o consumo de pescado é indispensável para a saúde, devido a sua importÂncia no desenvolvimento neurológico e prevenção de doenças cardíacas. ``O consumo per capita de pescado no Brasil é de 5,6 quilos por ano. A média mundial é de 17 quilos e a recomendada pela Organização Mundial de Saúde é de 12 quilos per capita. Isso mostra que temos necessidade de produzir´´, analisa. As dificuldades atuais são de manejo na parte de produção, controle de doença e genética. O desafio hoje é conseguir ser competitivo. Temos a Ásia, que hoje contribui com mais de 80% da aquicultura mundial, enquanto o Brasil tem um potencial muito maior do que dos países daquele continente, mas precisa desenvolver tecnologia. ``Temos que avançar muito ainda. O trade mundial de carnes é de US$ 43 bilhões e a representação do Brasil é de 34%, enquanto o de pescados é US$ 93 bilhões e o Brasil tem apenas 0,37% de participação´´, compara o presidente da ABCC.

A feira mundial da WAS será realizada em conjunto com a Feira Nacional do Camarão (Fenacam), no Centro de Convenções de Natal. De acordo com o integrante do comitê executivo do evento, Ricardo Martino, a entidade espera trazer cerca de 2.500 profissionais de aquicultura para participar da parte técnica e mais de cinco mil interessados no setor, entre estudantes e empresários de toda a cadeia produtiva do setor. Martino explica que o evento é promovido anualmente para divulgar a atividade. ``Ocorre sempre em um país diferente. Ano passado foi realizado no México, este ano será nos Estados Unidos e em seguida, o Brasil abrigará o evento. Natal, como capital de um estado que tem grande vocação para a atividade, foi escolhida para ser a sede em 2011´´, detalha.

O integrante do comitê executivo ressalta que entre os assuntos em pauta durante a feira será a relação entre os aquicultores e o meio ambiente. ``Algumas vezes nós somos muito criticados pelos ambientalistas, mas a realidade é que temos uma preocupação muito grande com o meio ambiente´´, afirma Ricardo Martino.

Fonte:ClicRN

Defeso da Piracema dá multas em SP

Terceiro mês de fiscalização apreende 611,20 kg de pescado

Até aqui, no balanço do terceiro mês de fiscalização do Defeso da Piracema (época da reprodução dos peixes, quando a pesca é proibida), o escritório regional do Ibama em Presidente Epitácio, Oeste do Estado de São Paulo, no Pontal do Paranapanema, tem números que não mentem. Já foram lavrados pelo órgão federal, só nesta região do Estado, 14 autos de infração, no valor de R$ 21.923,00. Além disso, os fiscais apreenderam 611,20 quilos de pescado, de espécies como piau, tucunaré, traíra, corimbatá, corvina, barbado, armal, cará, pintado, sardela, jurupecem, cascudo, e piapara.

Fonte:Ibama/SP

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Uma massa de ar mais seco (sistema de alta pressão) mantém o tempo estável na região. Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (22/01/2010) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de SE, a NE ao sul de Mostradas, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo firme com presença de sol na região da pesca.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo firme com presença de sol entre algumas nuvens na região da pesca.

Domingo, ventos de NE, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo firme com presença de sol entre algumas nuvens na região da pesca.

Tendência: No início da semana o sol ainda aparece, mas retorna a condição de chuva. Os ventos sopram de NE a E, com rajadas de 40 a 50km/h. O mar permanece pouco agitado sem alerta.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Um sistema de baixa pressão, próximo ao Litoral de SC, influencia as condições de tempo na área de pesca. Amanhã, este sistema se afasta mais para alto mar.

Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (22/01/2010) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de SW a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m ao sul de Florianópolis. Nebulosidade variável, com chuva isolada.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Sol entre muitas nuvens e chuva isolada, especialmente ao norte de Florianópolis, no início e fim do dia.

Domingo, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. O tempo volta a ficar instável e com mais nuvens na área de pesca devido a influencia da circulação marítima. Há condições de chuva a qualquer hora do dia.

Tendência: No início da semana, a circulação marítima mantém mais nuvens e a condição de chuva na área de pesca. Os ventos sopram de SE a NE, com rajadas de 40 a 60km/h. O mar permanece pouco agitado sem alerta.

Fonte: Epagri/Ciram.