Ministro da Pesca visita nova estação de piscicultura em Águas de Chapecó

O ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, visita nesta sexta-feira, 4 de dezembro, a estação de piscicultura que está em fase inicial de construção em Águas de Chapecó. A estação é construída próximo ao canteiro de obras da Usina Foz do Chapecó, por meio de convênio entre o Ministério da Pesca, a Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), o Instituto Goio-En e a Unochapecó. A visita ao local das obras próximo ao canteiro da hidrelétrica iniciará às 10h. O ministro estará acompanhado pelo reitor Odilon Luiz Poli, a diretora do Instituto Goio-En, Débora Lemes Cella, o engenheiro de aquicultura do Instituto, Régis Canton, o coordenador do escritório regional de Chapecó do Ministério da Pesca, Nilo Bortoli, prefeitos e outras autoridades e lideranças.

O convênio para a construção da estação envolve recursos da ordem de R$ 2 milhões e 355 mil. Na visita desta sexta o ministro deve liberar a segunda parcela, de R$ 587 mil. A Foz do Chapecó Energia participa com área de 16 hectares cedida em comodato à Fundeste. A previsão de inauguração da nova estação é para meados do segundo semestre de 2010. Depois de Águas de Chapecó, às 11h30 haverá encontro em São Carlos, com visita à Colônia de Pescadores.

Fonte:Universidade Comunitária da Ragião de Chapecó

Empanados de merluza da Gomes da Costa conquistam prêmio "Produto do Ano"

A Gomes da Costa comemora os prêmios recebidos por sua linha de Empanados de Merluza e oferecidos pela organização "Produto do Ano". Os Medalhões e os palitos de Merluza venceram todos os concorrentes na categoria Empanados, enquanto os Empanadinhos Kids levaram a primeira colocação na categoria Alimentação Infantil. Os Empanados de Merluza, Medalhão de Merluza, Medalhão de Merluza recheado com queijo e tomate e Empanadinhos Kids foram desenvolvidos com base em várias pesquisas e nos sólidos conhecimentos da empresa.

Os novos produtos já podem ser encontrados nas redes Pão-de-Açúcar, Carrefour e Wall Mart, entre outros supermercados. Pelo segundo ano consecutivo, a premiação Produto do Ano elegeu os 36 produtos mais inovadores, em diferentes categorias, que foram lançados no mercado brasileiro no ano de 2009. A premiação confere a cada uma das marcas vencedoras o direito de estampar o selo de vencedor na própria embalagem dos produtos e em todo o material de comunicação.

Fonte: GWA Comunicação - 02/12/09

I Feira do Peixe é inaugurada em Cuiabá para incentivar o consumo de pescados

Mostrar a qualidade de seus produtos para atacadistas e incentivar o consumidor a incluir o peixe nas festas de final de ano são os objetivos da Aquamat - Associação dos Aquicultores de Mato Grosso, do Sebrae e da Prefeitura de Cuiabá. Para isso foi organizada a I Feira do Peixe, inaugurada nesta quinta-feira (03/12) na capital do Estado. A feira prossegue na sábado (05/12) na Praça Ulisses Guimarães e tem apoio do Grupo Gestor do Projeto de Desenvolvimento do Agronegócio no Vale do Rio Cuiabá. Durante o evento, serão comercializadas 600 toneladas das espécies tambacu, tambaqui e pintado, em peças inteiras, bandas ou cortes como filé, ventrecha e também sem espinha, a preços mais em conta. A iniciativa é uma forma de divulgar o nome da Aquamat, estimular as vendas e mostrar a qualidade do peixe de tanque, ampliando o número de consumidores, ressalta Valeria Louise da Silva Pires, da Unidade de Agronegócios do Sebrae/MT.

A produtora Maria da Glória Bezerra Chaves, explica que durante a piracema - de 5 de dezembro a 28 fevereiro - há uma queda no consumo de pescados de tanque em torno de 20%. ``Ao invés de aumentar a demanda por peixes de tanque, uma vez que a pesca é proibida, as pessoas deixam de consumir o pescado. É preciso deixar claro que o peixe de tanque independe do rio e pode ser retirado durante todo o ano´´, disse. O consumo de pescado no Brasil, de cerca de sete quilos per capita por ano, está bem abaixo da média mundial, que é de 16 quilos por pessoa ao ano, segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura.

Fonte:Globo Rural

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Sistema de alta pressão mantém o tempo estável na área de pesca. Alertas: HOJE, MAR AGITADO. AMANHÃ, VENTOS FORTES DE NE A PARTIR DA TARDE.

Previsão para hoje (04/12/2009) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de S a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 3.5 m. Sol com algumas nuvens, com chance de chuva isolada à noite.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h a partir da tarde. Ondas de S a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Variação de nuvens com presença de sol.

Domingo, ventos de NE a S, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Presença de sol com aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva a partir da tarde, especialmente ao sul de Mostardas.

Tendência: Entre a segunda e a terça-feira, o tempo fica instável e sujeito a pancadas de chuva na região. Os ventos sopram de S a SE, com rajadas de 40 a 50km/h. O mar fica pouco agitado.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Sistema de alta pressão garante tempo estável na região da pesca, mas com presença de nuvens e chance de chuva fraca no período noturno. Alertas: HOJE, MAR AGITADO COM ONDAS MAIS ALTAS AO SUL DE FLORIANÓPOLIS. AMANHÃ, VENTOS FORTES DE NE A PARTIR DA TARDE AO SUL DE FLORIANÓPOLIS.

Previsão para hoje (04/12/2009) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de SW a SE, força 3 a 4 e rajadas de 50 km/h. Ondas de S a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m, ao sul de Florianópolis. Nebulosidade variável com aberturas de sol.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de SE a NE, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h a partir da tarde, mais intensa ao sul de Florianópolis. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Chuva no início e final do dia, com sol entre nuvens no deocrrer do período.

Domingo, ventos de SE a NE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Predomínio de sol com aumento de nuvens no decorrer do dia.

Tendência: Entre a segunda e a terça-feira, o sol aparece com aumento de nuvens e condições de chuva isolada entre a tarde e noite. Vento de S a SE, com rajadas de 40 a 50km/h e mar pouco agitado na área de pesca.

Fonte: Epagri/Ciram.