Ministro da Pesca vem à Laguna assinar convênio para construção de bancas de peixe

Na próxima terça-feira, dia 26, o Ministro da Pesca, Altemir Gregolin estará na cidade para solenidade de assinatura do convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo Federal para aquisição de uma draga de recalque, um caminhão caçamba com capacidade para 12 toneladas, óleo diesel para patrulha de dragagem e a construção de bancas de peixe. A cerimônia será realizada no Clube Congresso, às 9h 30min, com a presença de representantes do setor pesqueiro, empresários da pesca, lideranças políticas, colônia de pescadores e a comunidade.

No mesmo dia também será inaugurado o posto avançado do Ministério da Pesca em Laguna, localizado no primeiro andar do Centro Administrativo Tordesilhas. A implantação da patrulha de dragagem na lagoa Santo Antônio dos Anjos, através de uma draga de sucção e recalque, tem como objetivo melhorar o fluxo da maré e o tráfego das embarcações. A dragagem consiste na limpeza e aprofundamento do canal de acesso dos pescadores artesanais, com a retirada de areia do fundo da lagoa. As bancas de peixe serão construídas nas docas da lagoa, próximo ao Mercado Público.

O tradicional comércio de pescados à beira da lagoa voltará a impulsionar a economia e valorizar a cultura pesqueira do município. A draga, o caminhão e o óleo diesel totalizam recursos do Ministério da Pesca no valor de R$ 719 mil e contrapartida da prefeitura de R$65 mil.  Para a construção das bancas o repasse do Governo Federal é de R$ 109.820,35 e mais R$29.015,00 do município. Os projetos foram viabilizados pelo secretário executivo do Ministério da Pesca, Karim Bacha.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna

Cinco toneladas de peixe são apreendidas em Ubatuba, litoral de SP

A Polícia Ambiental apreendeu cinco toneladas de peixes provenientes de pesca ilegal, em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, na segunda-feira. Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, os policiais estavam em patrulhamento de rotina na Ilha das Palmas, em Ubatuba - área de proteção ambiental da marinha - quando viram um barco de pesca e resolveram checar.

A embarcação Selmar, do Rio de Janeiro, estava com seis tripulantes; cinco pescavam sem licença ambiental. De acordo com a lei, os cinco pescadores tiveram que pagar fiança de R$ 12.346,98. As duas redes utilizadas foram apreendidas, bem como o produto da pesca irregular, sendo 100 quilos de camarão rosa e 4,9 quilos de peixes diversos. O pescado foi doado à assistência social da Prefeitura de Ubatuba

Fonte:O Globo Online

Alta do preço e falta de peixe preocupam consumidores santarenos

O movimento nas feiras é intenso, mas as espécies disponíveis e alta nos preços não agradam os consumidores. ‘Não tem muita opção para comprar, e o pouco que tem ta super caro, o jeito é ir procurando, pra ver se consegue comprar alguma coisa. ’ Comentou uma consumidora. O período do defeso suspende a pesca e comercialização de várias espécies de peixes, o que provoca a falta do produto e o aumento nos preços. Para evitar abusos e garantir que o consumidor não seja lesado por preços abusivos o Conselho Municipal de Pesca e Aquicultura junto a entidades ligadas a pesca realizará a ‘Feira do peixe vivo e resfriado’. A feira deveria começar na próxima sexta-feira (22), mais por foi adiada por falta de recursos e logística no transporte do pescado.

Uma reunião no próximo dia 04 de fevereiro será feita para resolver os impasses e garantir que a campanha seja realizada até o período da Semana Santa. De acordo com o coordenador da SEPAQ (Secretaria de Pesca e Aquicultura) em Santarém, a Feira deverá suprir a necessidade, principalmente, nesse período, em que a procura por peixes é maior.

‘Nós tivemos dificuldades financeiras e de estrutura, mas nós deveremos estar organizados até o período da Semana Santa, para que não haja problemas com o abastecimento de pescado. ’ Comentou Rivelino Mota.

Fonte:No Tapajós

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul  Chuí a Laguna

A frente fria se afasta do RS no decorrer do dia, dando lugar a uma massa de ar mais seco (sistema de alta pressão). Alertas: AUMENTO DA AGITAÇÃO MARÍTIMA ENTRE A NOITE DE HOJE E AMANHÃ.

Previsão para hoje (20/01/2010) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de SW a SE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE a S de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m à noite. Uma massa de ar seco avança pelo RS e favorece a diminuição gradativa da nebulosidade.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de SE, com variação para NE ao sul de Rio Grande, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Tempo mais firme com presença de sol entre nuvens na região.

Sexta-feira, ventos de SE, com variação para NE ao sul de Rio Grande, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo firme com presença de sol na região.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte  Laguna a Paranaguá

A frente fria, com fraca intensidade, entre o litoral de SC e PR, mantém a instabilidade na área de pesca nesta quarta-feira. Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (20/01/2010) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NW a SE, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m ao sul de Florianópolis. Tempo instável com nebulosidade variável e condições de chuva isolada.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de S a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Na madrugada e manhã, mais nuvens e condições de chuva ao norte de Florianópolis. No setor sul o tempo fica mais aberto.

Sexta-feira, ventos de SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Tempo mais firme com presença de sol entre nuvens.

Fonte: Epagri/Ciram.