Ministra da Agricultura fala em mudar inspeção em frigoríficos

Por Estela Benetti

Durante a inauguração da ampliação de unidade da Aurora Alimentos, nesta terça-feira, em Chapecó, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que a pasta vai mudar a forma como é feita a inspeção nos frigoríficos de carnes no país. O plano é delegar para as empresas fazer o autocontrole, seguindo as regras, e os fiscais agropecuários fazem as fiscalizações sobre o cumprimento das mesmas. Ela também falou da importância do cooperativismo para o desenvolvimento e defendeu mais assistência técnica ao pequeno produtor rural.

— Nós temos um bom sistema de sanidade hoje, mas o segmento das proteínas é tão grande no Brasil e exige tanto cuidado que nós vamos construir, juntos, o melhor sistema sanitário, de credibilidade de inspeção sanitária do mundo. E nós vamos dividir isso com vocês, faremos isso em conjunto. Sabemos que nós não temos pernas, hoje, para atender todo o potencial que o Brasil tem para fazer alimentos de qualidade, por isso vamos trabalhar em conjunto. Vocês (indústria) vão fazer e o Ministério vai auditar a qualidade e dar credibilidade – disse Tereza Cristina.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina (C) e a vice-governadora Daniela Reinehr participaram da inauguração da ampliação de frigorífico da Coopercentral Aurora Alimentos, presidida por Mário Lanznaster (D). O investimento de R$ 268 milhões permitiu duplicar a capacidade da unidade, que agora é o maior frigorífico de suíno do Brasil.

Fonte: NSC Total

industria