Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Ministério da Pesca, Universidades e Embrapa assinam acordos com instituições norueguesas

Ministério da Pesca, Universidades e Embrapa assinam acordos

com instituições norueguesas

 

  

A missão brasileira chefiada pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, que está na Noruega, assinou hoje diversos acordos de cooperação tecnológica, intercÂmbio acadêmico e pesquisa com o objetivo de promover o desenvolvimento da pesca e aquicultura no Brasil. Em novembro, uma missão Norueguesa virá ao Brasil para começar a por em prática esses acordos. Entre as cooperações firmadas hoje está a do Instituto Norueguês de Pesquisa de Alimentos, Pesca e Aquicultura (Nofima) com a Embrapa para desenvolvimento de pesquisas nas áreas da pesca e aquicultura. Outro acordo, firmado pelo Ministério e o Instituto de Pesquisas Marinhas da Noruega e com o Instituto Nacional de Veterinária vai permitir que as universidades brasileiras, que tenham curso na área da pesca e aquicultura, possam fazer intercÂmbio de alunos e professores.

 

O Ministério da Pesca também firmou entendimentos com o grupo privado Sintef de Pesquisa Marinha e Consultoria que atualmente tem uma representação no Rio de Janeiro e presta serviços para a Petrobras. Segundo Gregolin, os entendimentos com esse grupo seriam para que fosse criada uma extensão dos serviços voltados para pesca. Outro acordo foi firmado entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de Ciências da Vida para intercÂmbio e transferência de tecnologia. ``O acordo que firmamos em março deste ano com o governo norueguês possibilitou o estreitamento das relações que estão sendo consolidadas agora´´, disse o ministro. Gregolin também destacou outro aspecto importante da delegação brasileira que participou da Aqua Nor, um dos maiores eventos do mundo na área de pesca e aquicultura. Segundo ele, essa participação vai gerar novos acordos de cooperação com outros países, entre eles Canadá e Chile, que já solicitaram reuniões com o governo brasileiro.Os 11 empresários que integram a delegação também fizeram uma série de contatos com o setor privado que deverão, em breve, render parcerias nas áreas de tecnologia e empreendimentos, principalmente com relação a equipamentos para captura e construção de embarcações.

Fonte:MPA

 

 

Acordo de Pesca é debatido por entidades e órgãos públicos na

Baía de Ilha Grande

 

 

A Baía de Ilha Grande, no sul do Estado do Rio de Janeiro, com 350 km de perímetro de costa, é considerada de alta relevÂncia global pela exuberante beleza e biodiversidade ainda pouco conhecida. Nesse cenário, os recursos naturais, populações tradicionais e patrimônios histórico-culturais atraem interesses turísticos, imobiliários e fundiários dentre os quem detém maior concentração de renda e influência no país.Em meio aos resorts, marinas, estaleiros, portos comerciais e empreendimentos de grande porte, vigora a atividade pesqueira. O setor tem imenso potencial, principalmente na produção de sardinha, maior do estado, e camarões, em segundo na lista. Mesmo com as pescarias de cunho industrial, é a pesca artesanal, de produtores familiares, que garante o sustento básico da maioria das populações caiçaras.

 

Para ordenar todos os interesses, mediar os inúmeros conflitos e manter a exploração sustentável dos recursos naturais e pesqueiros, o Ministério da Pesca e da Aquicultura (MPA) vem trabalhando com os pescadores o desafio de implementar um Acordo de Pesca, em conjunto com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ). Em reuniões realizadas com produtores, órgãos públicos estaduais e dos municípios de Angra dos Reis e Paraty, ficou constatada a necessidade de um acordo que contemplasse interesses coletivos e, principalmente, funcionasse como estratégia de gestão e ordenamento pesqueiro participativo. Dessa forma, disse o Assessor da Secretaria Executiva do MPA, Alexandre Kirovsky, ``pescadores vão ajudar a definir, em conjunto com órgãos gestores, as regras de como e onde deve ser feita a pesca, sem desrespeitar a legislação existente´´.

 

A partir de um relatório feito pelo Ministério e pela FIPERJ, será apresentado o projeto do Acordo de Pesca para aprovação de todos os envolvidos na cadeia produtiva de pescados de Ilha Grande. ``Depois, buscaremos os recursos necessários e, até o mês de janeiro de 2010, queremos implementar o Acordo´´, explicou o Assessor do MPA. Depois de aprovado, o Acordo de Pesca da Baía de Ilha Grande terá força de lei, devendo ser implementado, monitorado e avaliado com a integral participação do público diretamente beneficiário. ``Por isso é que todas as dúvidas sobre esse ordenamento devem ser trabalhadas com os principais interessados, priorizando a gestão participativa ao invés da imposição de regras´´, disse Kirovsky. O assessor ressalta ainda que, por abordar o maior contingente de usuários do ecossistema marinho da Baía, o Acordo de pesca formatará as bases para uma gestão estratégica integrada bem no coração do eixo Rio-São Paulo.

 

Segundo o pescador Alexandre de Castro Silva, há 32 anos na atividade e presidente da Colônia Z-17, que agrega 2.625 associados, a expectativa sobre o Acordo de Pesca é grande. ``A preservação é necessária, mas será preciso garantir a sobrevivência dos pescadores, por isso estamos aguardando as propostas que deverão incluir direitos e deveres a todos os envolvidos´´, disse Silva. No Brasil, os Acordos de Pesca estão concentrados na região Norte, principalmente, no Amazonas e no Pará, onde existem mais de 50 acordos de pesca atuantes e um número semelhante em vias de discussão e implementação.

Fonte:Revista Fator

 

Governo de Rondônia investe R$ 125 mil em equipamentos para a

Colônia de Pescadores

 

 

Antes, o peixe pescado era armazenado em caixa térmica, tendo que ser vendido o quanto antes para evitar a perda do estoque e, por esse motivo, era pescada a quantidade exata para atender a venda. Com esses equipamentos, os associados serão beneficiados com o armazenamento e congelamento do pescado para que a associação faça a revenda. ``Agora os pescadores poderão pescar a quantidade desejada, pois temos meios para conservar e revender o peixe posteriormente, garantindo maior qualidade ao consumidor,´´ comemora Marina Veloso, Presidente da Associação da Colônia de Pescadores de Porto Velho.

 

Por meio do gerador de gelo, o pescador associado poderá adquirir gelo por um valor muito mais acessível do que o do mercado, garantindo a conservação do pescado na hora da pesca. ``Vai facilitar a vida do pescador que, através desse benefício, poderá vender mais peixe e aumentar sua renda,´´ comenta Zelino Nóbrega, pescador há 35 anos. Através dessas ações, o Governo do Estado colabora com o desenvolvimento econômico e social de Rondônia promovendo modernidade tecnológica, contribuindo, consequentemente para a consolidação e crescimento do Estado.

Fonte:O Nortão

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

 

 

O sistema de alta pressão no Sul do Brasil mantém o tempo estável com presença de sol na área de pesca. O vento perde força a partir desta tarde e o mar permanece agitado até a manhã de sábado, mantendo o risco de ressaca, com perigo para atividades de pesca e navegação, entre a tarde de sexta e sábado. Alertas: HOJE, MAR AGITADO. AMANHÃ, MAR AGITADO.

 

Previsão para hoje (21/08/2009) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de S a SE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 50 km/h, mais intenso afastado da costa. Ondas de SE de 1.0 a 2.0 m e picos de 3.0 a 4.0 m, com risco de ressaca. Presença de sol.

 

Previsão para amanhã Sábado, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 50 km/h. Ondas de SE a S de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.5 m. No sábado o sistema de alta pressão mantém o tempo firme com sol e temperaturas mais baixas na área de pesca.

 

Domingo, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 70 km/h. Ondas de SE a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 a 2.5 m. No domingo formação de nevoeiros ao amanhecer e aberturas de sol na área de pesca. No decorrer da tarde e noite uma nova frente fria se forma em SC, provocando chuva na área de pesca ao norte de Mostardas.

 

Tendência: Na segunda-feira tempo instável com chuva pela manhã e no início da tarde, melhorando na terça e quarta-feira. Vento de NE a SE com rajadas de 50 a 60km/h na segunda-feira com deslocamento de um sistema de baixa pressão associado à frente fria.

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

 

 

O sistema de alta pressão no Sul do Brasil mantém o tempo estável com presença de sol na área de pesca. O vento perde força a partir desta tarde e o mar permanece agitado até a manhã de sábado, com perigo para atividades de pesca e navegação, entre a tarde de sexta e manhã de sábado. Alertas: HOJE, MAR AGITADO. AMANHÃ, SEM ALERTA.

 

Previsão para hoje (21/08/2009) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de SW a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 a 4.0 m. Tempo estável, com predomínio de sol durante o dia. Temperaturas baixas.

 

Previsão para amanhã Sábado, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE a S de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.5 m. No sábado o tempo continua estável com presença de sol e temperaturas baixas ao amanhecer, em elevação durante a tarde.

 

Domingo, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 m. No domingo, formação de nevoeiros ao amanhecer com o deslocamento do sistema de alta pressão para o oceano. No decorrer do dia a formação de uma nova frente fria em SC, organiza nebulosidade provoca chuva, principalmente à tarde na área de pesca.

 

Tendência: Na segunda-feira tempo fechado com chuva no início da manhã, melhorando no decorrer do dia, com aberturas de sol à tarde. Tempo estável com sol na terça e quarta-feira. Ventos de NE, passando a SW na terça-feira, com intensidade de 40 a 50km/h. Mar agitado nas áreas afastadas da costa.

Fonte: Epagri/Ciram.