Ministério Aqüicultura e Pesca prevê um grande crescimento da piscicultura de Mato Grosso

A piscicultura em Mato Grosso está tomando um rumo ``fantástico´´. Assim resume Valter Santana, superintendente federal do Ministério da Aqüicultura e Pesca no Estado, sobre as expectativas para o setor no ano de 2010. Um novo censo está sendo realizado pelo Ministério, devendo ficar pronto no mês de fevereiro, de forma que ainda não se pode informar números concretos sobre a atividade durante o ano de 2009. No entanto, Santana lembra que a piscicultura fechou 2008 no Estado com 27 mil toneladas de pescado, elevando Mato Grosso do 8º para o 4º lugar no ranking nacional. A expectativa é que as novas estatísticas revelem um crescimento ainda mais significativo que o alcançado no último ano. As previsões para 2010 são ``as melhores possíveis´´. Dentre os fatores que impulsionam a aqüicultura em Mato Grosso, o superintendente do Ministério cita um bom entrosamento com o governo estadual, que tem apoiado e investido na atividade.

Outro fator predominante é a mudança de comportamento do mercado consumidor, que não ``digeria´´ muito bem o peixe de cativeiro, preferindo comprar o pescado tradicional. Hoje, a aceitação do mercado é muito boa e impulsiona a criação de peixes em tanque. Mais um motivo, causa ou consequência do anterior, é a criação cada vez mais intensa de tecnologias e mecanismos de produção. Bom mercado impulsiona mais investimentos, informação, e melhora a qualidade do produto, o que, por sua vez, volta a impulsionar a aceitabilidade do consumidor. Santana comenta que muitas pessoas têm começado a enxergar a criação de peixes como uma atividade lucrativa e que tem bastante espaço no Estado, investindo em criadouros. ``E só vai crescer´´, prevê o superintendente.

Fonte:Olhar Direto

Pescador é preso em flagrante em Tramandaí com 40 Kg de bagre

Um pescador profissional, de 43 anos, foi preso em flagrante pela Brigada Militar, nesta manhã, no rio Tramandaí. Ramos estava pescando e com ele os policiais encontraram 40kg de bagre. A pesca nesta época é proibida em águas internas. O período de Defeso vai até o dia 31 de janeiro e os pescadores recebem um salário do governo para compensar a falta de trabalho nesta época. Ele está prestando depoimento na delegacia de polícia de Tramandaí. Depois de pagar a fiança deve ser liberado. O valor ainda não foi estipulado.

Fonte:Diário Gaúcho

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Na quinta e sexta-feira um sistema de alta pressão no Uruguai e RS afasta a frente fria para alto mar e diminui a nebulosiade na área de pesca. O vento perde força mas ondas mais altas com período bem espaçado passam pelo litoral Sul do Brasil na sexta-feira e sábado. Alertas: HOJE e AMANHÃ, MAR AGITADO.

Previsão para hoje (14/01/2010) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de SE, força 2 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de S de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. Na quinta-feira, tempo firme com presença de sol na área de pesca.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de SE a E, força 2 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de S de 2.0 a 2.5 m e picos de 2.5 a 3.5 m, os mais altos em áreas afastadas da costa com períodos bem espaçados. Na sexta-feira, tempo estável com presença de sol em toda a área de pesca.

Sábado, ventos de E a NE, força 2 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de S a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 m, onda mais altas afastado da costa pela manhã. No sábado sol e calor com pancadas isoladas de chuva na tarde, devido à formação de áreas de instabilidade e ao calor.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Na quinta-feira uma frente fria se desloca pela área oceÂnica do litoral de SC, mantendo variação de nuvens com mais aberturas de sol na sexta-feira na a área de pesca. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, MAR AGITADO.

Previsão para hoje (14/01/2010) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de S a SE, força 2 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 m e picos de 2.0 a 2.5 m, mais altos ao sul de Florianópolis e em áreas afastado da costa. Na quinta-feira, tempo firme com presença de sol na área de pesca. Chance de chuva fraca e isolada em áreas próximas de Paranaguá.

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de SE, força 2 e rajadas de 30 km/h. Ondas de S a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m, mais altos afastado da costa e em intervalos muito espaçados. Na sexta-feira, tempo estável com presença de sol em toda a área de pesca.

Sábado, ventos de SE a NE, força 2 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 m. Sábado com sol, calor e pancadas de chuva à noite nas áreas de pesca ao norte de Itajaí.

Fonte: Epagri/Ciram.