Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Lei que inclui peixe na merenda escolar é sancionada

Lei que inclui peixe na merenda escolar é sancionada

 

 

A governadora Yeda Crusius sancionou Projeto de Lei, aprovado por unanimidade pela Assembléia Legislativa, que inclui carne de peixe do tipo pescada no cardápio da merenda escolar da rede pública estadual de ensino. Pela Lei 13.370, de autoria do deputado Carlos Gomes, torna-se obrigatório à inclusão da carne de peixe na merenda escolar. ``Consumir pescado é um hábito capaz de melhorar a saúde das pessoas, além de promover um setor do Estado que ainda precisa ser valorizado´´, explica Yeda. Ela destaca, ainda, baseada em dados da Federação dos Pescadores do Rio Grande do Sul, que mais de 25 mil famílias gaúchas tiram da pesca o seu sustento.

 

O peixe possui grande quantidade de minerais, entre eles o cálcio, fósforo, iodo e cobalto, além das vitaminas A, D e B, que o tornam um item importante no prato de crianças e adolescentes. Especialistas afirmam que ele pode substituir a carne vermelha, já que é rico em proteínas. O pescado contém ômega-3, um tipo de gordura benéfica à saúde, pois diminui o risco de doenças cardíacas, ajuda no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas. O Rio Grande do Sul tem uma situação privilegiada para esta prática, pois apresenta reservatórios naturais de água doce (Lagoa dos Patos, Lagoas Mirim e Mangueira) e artificiais (4 mil açudes e cerca de 15 barragens).

Fonte:Correio do Povo (RS)

 

 

MPA concede autorizações para a pesca de camarão –rosa no Pará

 

 

O Ministério da Pesca e Aquicultura lança trinta e cinco Autorizações Provisórias de Pesca, conforme disposto na Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA nº 2, de 15 de janeiro de 2010 e publicado no D.O.U em 25 de janeiro de 2010.  A Autorização será concedida aos proprietários armadores ou arrendários de embarcações de pesca que obedeçam alguns critérios tais como: embarcação recadastrada no Registro Geral da Atividade Pesqueira - RGP, nos moldes da Instrução Normativa SEAP/PR nº 24, de 26 de outubro de 2007 e comprove a adesão ao Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite - PREPS, com o equipamento de rastreamento instalado, em perfeito funcionamento e enviando posições ao Sistema da Central de rastreamento.

 

Os interessados poderão protocolar o requerimento diretamente ou por intermédio de sua Entidade Representativa e serão avaliados por ordem de entrada no protocolado no MPA.  Após a concessão das trinta e cinco Autorizações Provisórias será encerrada a análise e não será mais permitida a concessão de outras Autorizações Provisórias de Pesca para frota do camarão-rosa da Costa Norte, no período de defeso 2009/2010. A pesca do camarão-rosa (Farfantepenaeus subtilis) no Norte do Brasil constitui uma importante atividade econômica para a região, sobretudo para o estado do Pará, que concentra a maioria das embarcações engajadas nessa atividade.

 

Essa atividade é realizada por cerca de 190 embarcações que utilizam o arrasto duplo de fundo ao longo do litoral dos estados do Amapá, Pará e Maranhão. De acordo com dados do IBAMA, em 2007 cerca de 2.700 toneladas de camarão-rosa no Norte do Brasil, sendo o Pará responsável por cerca de 2.000 toneladas. Os interessados em obter a Autorização Provisória de Pesca para a pesca de arrasto de camarão-rosa da Costa Norte, deverão protocolar requerimento na sede do Ministério da Pesca e Aquicultura, conforme instrução normativa nº 01, de 21 de janeiro de 2010, na Sede do MPA em Brasília/DF, dirigido ao Departamento de Registro da Pesca e Aquicultura da Secretaria de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura - DRPA/SEMOC.

Fonte:Maxpress

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

 

 

 

Um cavado (área alongada de baixa pressão) no RS, ligado a uma frente fria no oceano, deixa o tempo instável na área de pesca, neste domingo e na segunda-feira. Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA. ATENÇÃO: Associado à temporais, os valores de vento podem superar o previsto!

 

Previsão para hoje (01/02/2010) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de NE a NW, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Nebulosidade variável e condições de pancadas isoladas de chuva com trovoadas, entre a tarde e noite. Risco de temporal isolado.

 

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de NE a NW, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Nebulosidade variável e condições de chuva com trovoadas, especialmente na madrugada e a partir da tarde. Persiste o risco de temporal isolado.

 

Quarta-feira, ventos de NE a NW, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Nebulosidade variável e condições de chuva com trovoadas, especialmente na madrugada e a partir da tarde. Persiste o risco de temporal isolado.

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

 

 

A instabilidade fica mais deslocada para o RS. Na área de pesca de SC e PR, onda de calor intenso favorece pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite, típicas de verão. Alertas: HOJE E AMANHÃ, SEM ALERTA. ATENÇÃO ESPECIAL PARA A PROTEÇÃO SOLAR NOS PRÓXIMOS DIAS.

 

Previsão para hoje (01/02/2010) - tarde e noite: Segunda-feira, ventos de NE a NW, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Sol, calor e pancadas isoladas de chuva com trovoadas, entre a tarde e noite.

 

Previsão para amanhã Terça-feira, ventos de NE a NW, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Sol, calor e pancadas isoladas de chuva com trovoadas, entre a tarde e noite.

 

Quarta-feira, ventos de NE a NW, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Sol, calor e pancadas isoladas de chuva com trovoadas, entre a tarde e noite.

Fonte: Epagri/Ciram.