Karin Bacha participa de reunião em Itajaí

Na tarde do dia 11/01 o secretário de planejamento e ordenamento da pesca

do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Karim Bacha, acompanhado do superintendente do Ministério em Santa Catarina, Cezer Luís Cerutti participaram de uma reunião na sede do Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), onde discutiram juntamente com os armadores da frota de cerco as dificuldades e demandas da modalidade. Os questionamentos levantados pela categoria e seus representantes, foram em relação ao recadastramento da frota  para captura de sardinha verdadeira e a concessão de autorizações de pesca para a referida modalidade.

Representantes do Sindicato das Indústrias de Pesca de Florianópolis (Sindifloripa), Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Saperj), Sindicato dos Pescadores do Rio Grande do Sul (Sinperg) e do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca) também estavam presentes na ocasião. Além das dúvidas relacionadas aos novos procedimentos implantados pelo Ministério, a categoria também requisitou aos representantes que levassem ao ministro Altemir Gregolin as dificuldades enfrentadas pelo setor.

Pesca do Cerco

A pesca de cerco é realizada através de uma rede que como a própria nomenclatura explica, cerca os cardumes de peixes. Após a captura das espécies, fecha-se a rede, formando uma ``bolsa´´ onde os peixes ficam retidos, devido ao tamanho das malhas da rede é possível liberar os peixes ainda com vida, caso a captura não for desejada.

Fonte: Grupo de Estudos Pesqueiros – Univali (GEP / Univali)

Assessoria de Imprensa do Sindipi

Jornalista Responsável: Jéssica Martinez Feller