Ibama destrói 150 redes de arrasto apreendidas em Rio Grande/RS

O Ibama em Rio Grande, RS, destruiu hoje pela manhã, 150 de redes de arrasto apreendidas em operações contra a pesca ilegal realizadas na região da Lagoa dos Patos em 2009. A pesca de arrasto é uma prática predatória, proibida na Lagoa dos Patos. Sua utilização por pescadores para a captura do camarão rosa, combatida pelos fiscais do Ibama na região, reduz os estoques pesqueiros e provoca danos nos ecossistemas da região.

Cada rede de arrasto possui duas portas feitas de madeira e ferro. Após a destruição dos petrechos ilegais, o ferro remanescente das 300 portas das redes de arrasto foi doado para a instituição beneficente ``Doe Amor´´, que atende crianças em situação de risco e vulnerabilidade social em Rio Grande. O dinheiro obtido com a venda do material reciclável será revertido para o atendimento das crianças.

Fonte: Ascom Ibama

Bahia recebe simbolicamente 120 fábricas de gelo de todo o país

Entrega será feita pelo ministro da Pesca e Aquicultura durante inauguração de fábrica de gelo em Salvador

O ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, entrega simbolicamente na Bahia, nesta segunda-feira (14/09), 120 fábricas de gelo para comunidades pesqueiras de todo o país durante a inauguração da fábrica de Salvador. A solenidade será realizada às 16h na sede da Cooperativa dos Pescadores da Baía de Todos os Santos, na rua Sá Oliveira, 20, São João do Cabrito - Plataforma. As fábricas são do tipo modulares, podendo ser montada em qualquer terreno. O custo total desses equipamentos chega a R$ 35 milhões e a capacidade varia entre 1,2 tonelada/dia, 3 toneladas/dia e 9 toneladas/dia. As fábricas contemplam comunidades pesqueiras de todo o país e deverão colaborar para a melhoria da qualidade do pescado, já que o gelo, junto com o óleo diesel, é um dos mais importantes insumos da pesca de captura.

Pela manhã, às 8h, em Cairu, Gregolin assina termo de cooperação com a Associação Guardião da Área de Proteção do Rio Pratigi (Agir) e Associação para Produção Sustentável (APS) para a elaboração, implementação e operação de atividades voltadas para a aqüicultura. Em seguida visita as instalações da casa da Família do Mar. Às 11h, o ministro visita as instalações da Coopemar e da Aquavale. Às 14h, entrega os equipamentos do Tele Centro Maré para a comunidade pesqueira de Guaibim, rua do Meio, 40.

Fonte:Maxpress

Marinha presta socorro a tripulante de barco pesqueiro

O navio patrulha Babitonga atracou no cais do Grupamento de Patrulha Naval do Sul, localizado na 4ª Seção da Barra, por volta das 8h da manhã de ontem, trazendo a bordo João Paulo Duarte, 24 anos, tripulante do barco pesqueiro "Dom Armando I". Duarte encontrava-se com ferimento no abdômen e no punho esquerdo, produzido por arma branca (faca), e foi resgatado do pesqueiro em alto-mar pela equipe do Babitonga.

Na chegada ao Grupamento de Patrulha Naval do Sul, o tripulante ferido foi desembarcado e levado por uma ambulÂncia para o pronto-socorro da Santa Casa, onde até o final da tarde de ontem permanecia em observação, com quadro estável. Conforme as informações do Comando do 5º Distrito Naval, o Salvamar Sul (Serviço de Salvamento e Resgate) foi informado na quarta-feira, 9, por volta das 17h, de que o tripulante, natural de São José do Norte, estava ferido a bordo do pesqueiro, que se encontrava no mar, na altura da praia do Hermenegildo.

O Salvamar Sul fez contato com a embarcação e orientou que ela se dirigisse para Rio Grande. Em seguida, iniciou os procedimentos de socorro, determinando que o Babitonga seguisse ao encontro da embarcação com um médico a bordo. O navio suspendeu na noite de quarta-feira e encontrou o barco Dom Armando I na madrugada de ontem, quando resgatou o pescador ferido. O tripulante recebeu o primeiro atendimento do médico da Marinha que estava a bordo do Babitonga.

Fonte:Jornal Agora

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Entre sexta-feira e sábado o tempo permanece instável com a formação de uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão entre SC e RS, o que mantém as condições para chuva com RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS. Alertas: HOJE e AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (11/09/2009) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de SE a E, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de SE a E de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 3.5 m. Tempo instável com visibilidade reduzida, chuva e RISCO DE TEMPORAIS com rajadas fortes de vento de direção variável, entre a tarde e a noite.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de SE, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE a E de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m. Tempo instável com visibilidade reduzida, chuva e RISCO DE TEMPORAIS com rajadas fortes de vento de direção variável, em especial na madrugada e manhã.

Domingo, ventos de SE a E, força 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 3.5 m. Tempo instável com visibilidade reduzida e chuva no início do dia, melhorando no decorrer do dia, com o avanço de um sistema de alta pressão (massa de ar seco de frio).

Tendência: Entre segunda e terça-feira, tempo mais firme com presença de sol na área de pesca. Ventos predominantes de nordeste, com rajadas mais fortes no Litoral do RS (~30kt). A agitação do mar tende a diminuir entre o na segunda-feira, com picos de onda entre 2.0 e 2.5m.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Tempo instável com chuva durante os próximos dias no sul do Brasil, devido a presença de uma frente semi-estacionária entre o Sul e o Sudeste, associada a formação de áreas de baixa pressão. Alertas: HOJE, MAR AGITADO E VENTOS FORTES. AMANHÃ, MAR AGITADO.

Previsão para hoje (11/09/2009) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de S a SE, força 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE a E de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.5 m. Tempo instável com visibilidade reduzida, chuva e RISCO DE TEMPORAIS com rajadas fortes de vento de direção variável, entre a tarde e a noite, no sul da área de pesca.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de SE a SW, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 1.5 a 2.0 m e picos de 3.0 a 3.5 m. Tempo instável com visibilidade reduzida, chuva e RISCO DE TEMPORAIS com rajadas fortes de vento de direção variável, na madrugada e início da manhã, no sul da área de pesca.

Domingo, ventos de S a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE a E de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.5 m. Tempo instável com visibilidade reduzida e chuva por alguns momentos.

Tendência: Entre segunda e terça-feira, tempo mais firme com presença de sol e variação de nuvens, ainda com condições de chuva isolada no início e final do dia. Ventos de sudeste virando nordeste, com rajadas mais fortes no sul da área de pesca na terça-feira. A agitação do mar diminui na segunda-feira, com picos em torno de 1.5 a 2.0m.

Fonte: Epagri/Ciram.