Governo inaugura Centro Tecnológico e torna RN referência nacional em aquicultura

A governadora Wilma de Faria inaugurou às 16h de ontem (01) mais um laboratório de pesquisa científica voltada para a aqüicultura (criação de animais aquáticos, tais como peixes, crustáceos etc). A unidade está situada no Centro Tecnológico da Aquicultura do RN (CTA), na Via Costeira. O investimento totaliza mais de R$ 2,3 milhões e se soma ao maior montante de recursos empregados no setor no Rio Grande do Norte.No início do governo Wilma de Faria, o Rio Grande do Norte não tinha nenhum Centro Tecnológico. O novo laboratório de reprodução e cultivo de organismos aquáticos inaugurado nesta terça se junta aos quatro que já inaugurados em sete anos de administração: O CT do Queijo em Currais Novos, o da Aqüicultura em Extremoz, o da Apicultura em Mossoró e o Vocacional em Pau dos Ferros.

"São ferramentas importantes ao nosso desenvolvimento, já que dão suporte aos arranjos produtivos locais. Cada um, específico em sua área", disse a governadora.A chefe do executivo estadual lembrou ainda os milhões de recursos dispensados ao setor pesqueiro no Estado. "A isenção ao diesel para barcos de pesca representa investimento altíssimo estipulado em R$ 21 milhões, mas pouca gente valoriza. São obras e ações que sequer junta gente na inauguração quanto mais rende votos. Mas realizamos porque sabemos da importÂncia para o desenvolvimento do Estado", ressaltou. A governadora também lembrou o andamento da construção do Terminal Pesqueiro, com mais de R$ 30 milhões financiados pelo Governo Federal mediante emenda parlamentar solicitada pelo Governo do Estado.

Ainda a restauração da Estação de Piscicultura de Caicó, o projeto de repovoamento de açudes com mais de 25 milhões de alevinos, a isenção de impostos ao camarão, a contratação de equipes técnicas da Emater "e muitos outros investimentos neste que é o nosso carro-chefe", lembrou a governadora. O novo laboratório tecnológico compõe mais uma unidade de pesquisa. A primeira é a Fazenda Samisa, localizada à margem direita do Rio Ceará Mirim, no município de Extremoz (inaugurada em 2007). O Laboratório de Reprodução e Cultivo de Organismos Aquáticos (Lacoa), recém-inaugurado, está localizado no Departamento de Oceanografia e Limnologia - DOL/UFRN, no bairro de Mãe Luiza, Via Costeira de Natal.

Os recursos do convênio que criou o CTA totalizaram R$ 2.32 milhões, sendo R$ 1,5 mil provenientes do Ministério de Ciência e Tecnologia, R$ 500 mil do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (via Fapern), e R$ 320 mil do Ministério da Pesca e Aquicultura. Deste valor, R$ 1,21 milhão foram investidos em obras, dos quais cerca de R$ 500 mil se destinaram à construção do Lacoa. O Lacoa tem cerca de 500 m2 e é formado pelos setores de Maturação, Algocultura e Larvicultura. Conta com estrutura para o desenvolvimento de pesquisa em maturação e reprodução de organismos aquáticos, composta de 9 tanques de 7 m3, com sistema de desova coletiva e 14 tanques para desova individual espaço para microalgas, composto de um cepário, áreas de repicagem e de cultivo massivo, com 4 tanques de 2,5 toneladas cada espaço para pesquisa em nutrição e sistemas de cultivo, composta de aquários para pesquisa in vitro e área para larvicultura composta de 4 tanques de 8 toneladas cada um.

O Lacoa encontra-se em fase operacional desde o início do segundo semestre deste ano, desenvolvendo pesquisa em sistema de cultivo heterotrófico em larvicultura, reprodução de camarão Farfantepenaeus subtilis e cultivo de microalgas Spirulina platensis e S. maxima e microalga do gênero Chaetoceros sp. Atualmente está sendo implantado um cepário com o objetivo de manter microalgas que serão utilizadas em nutrição humana e de organismos aquáticos e para a produção de biodiesel. O CTA, com a ativação do LACOA e em associação com os demais setores, laboratórios e departamentos da UFRN e da EMPARN deverá desenvolver pesquisa nas áreas de genética, nutrição, sanidade, sistemas de cultivo, qualidade de água e reprodução de organismos aquáticos.

Fonte:Maxpress

Duarte critica ministro por defender projeto de lei da pesca

O deputado estadual Paulo Duarte (PT) ocupou a tribuna, nas explicações pessoais da sessão ordinária de hoje, para repudiar as declarações do ministro da Pesca, Altemir Gregolin, que defendeu a aprovação do projeto de lei da pesca pela Assembléia Legislativa. Contrário à proposta, o petista disse que o ministro se manifestou sem ouvir a sociedade e os deputados críticos da liberação de petrechos nos rios de Mato Grosso do Sul. "Os petrechos são danosos ao meio ambiente", alertou.

Duarte disse que o ministro desconhece a realidade sul-mato-grossense e contraria uma tendência mundial de se acabar com a pesca profissional, medida adotada em países da Europa e da América do Sul.

"É lamentável e repudio as declarações. O ministro foi extremamente infeliz", destacou o petista. Ele disse que mantém as críticas apesar do ministro integrar um Governo do PT. Em entrevista ao programa Bom Dia MS, da TV Morena, na edição de hoje, o ministro defendeu a aprovação do projeto e considerou justa a flexibilização da legislação para contemplar os pescadores profissionais

Fonte:Conjuntura On Line

Ibama apreende 3,5 toneladas de pirarucu salgado no Pará

O Ibama apreendeu 3,5 t de pirarucu salgado na terça-feira num depósito em Marituba, a 20 Km de Belém (PA). O peixe, que faz parte da lista de espécies ameaçadas pela sobrepesca, estava abaixo do tamanho mínimo permitido por lei. O dono da carga, doada a entidades sociais na região, foi multado em R$ 75 mil.Ibama apreende 3,5 toneladas de pirarucu salgado em Marituba, Pará. De acordo com o Ibama, a apreensão aconteceu no dia em que começa o período de proteção à reprodução do pirarucu, que vai de 1° de dezembro a 31 de maio em toda a Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas.

"É fundamental que o pirarucu não seja pescado no defeso para garantir o ciclo reprodutivo da espécie, que vai desovar e cuidar dos filhotes nesta época", afirma o chefe da Divisão de Fauna e Pesca do Ibama no Pará, Alex Lacerda.O tamanho mínimo permitido para a comercialização do pirarucu pescado antes de 1° de dezembro, cujos estoques foram declarados nesta quarta-feira ao Ibama, é de 1,50 m para o peixe fresco e 1,10 m para a manta salgada. "Pesquisas mostraram que este é o tamanho médio da primeira reprodução. Ou seja, quem pesca um peixe menor, impede sua desova e sobrevivência na natureza", disse Lacerda.

Fonte: Terra

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Nesta quarta-feira a formação e o deslocamento de uma frente fria no RS, deixa o tempo instável com temporais isolados e intensifica os ventos. Na quinta-feira, um sistema de alta pressão avança pelo Sul do Brasil, estabilizando o tempo. Alertas: HOJE, VENTOS FORTES DE NE À TARDE. AMANHÃ, MAR AGITADO E VENTOS FORTES.

Previsão para hoje (02/12/2009) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de NE, virando para SE entre Chuí e Rio Grande, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de NE de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 m. A formação de uma frente fria provoca chuva e temporal isolado no decorrer do dia, em boa parte da área de pesca.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de NW a S, força 4 a 5 e rajadas de 60 a 80 km/h. Ondas de NE a S de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m. A frente fria ainda provoca chuva na madrugada, mas no decorrer do dia o tempo melhora com o avanço de um sistema de alta pressão.

Sexta-feira, ventos de S a SE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de S a SE de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 3.5 m. O sistema de alta pressão (massa de ar mais seco) mantém o tempo estável com sol na área de pesca.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Nesta quarta-feira, a formação de uma frente fria no RS, favorovece a formação de áreas de instabilidade com chuva e trovoadas no final do dia. Entre a madrugada e manhã de quinta-feira, a frente fria passa rapidamente pela área de pesca, mantendo a condição de chuva. Alertas: HOJE VENTOS FORTES DE NE, ESPECIALMENTE AO SUL DE FLORIANÓPOLIS. AMANHÃ, VENTOS FORTES DE SUL PROVOCAM AGITAÇÃO MARÍTIMA.

Previsão para hoje (02/12/2009) - tarde e noite: Quarta-feira, ventos de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h a partir da tarde ao sul de Florianópolis. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 m ao sul de Florianópolis. Nebulosidade variável com condições de chuva e temporal isolado da tarde para noite com a aproximação da frente fria.

Previsão para amanhã Quinta-feira, ventos de N a S, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h, mais intensas ao sul de Florianópolis. Ondas de NE a S de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 m ao sul de Florianópolis. A frente fria passa rapidamente pelo litoral de SC entre a madrugada e manhã, provocando pancadas de chuva e temporal isolado. No decorrer do dia, o tempo melhora com o avanço de um sistema de alta pressão pelo Sul do Brasil.

Sexta-feira, ventos de S a SE, força 3 e rajadas de 40 a 65 km/h, mais intensa na madrugada. Ondas de S a SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.0 m ao sul de Florianópolis. O sistema de alta pressão (massa de ar mais seco) mantém o tempo estável com sol na área de pesca.

Fonte: Epagri/Ciram.