Gomes da Costa expande fronteiras do mercado de exportação

A Gomes da Costa está em plena expansão no mercado internacional há alguns anos, líder em pescados enlatados na América Latina, no mês de dezembro a empresa fez a primeira remessa de pescados enlatados da marca para a Síria.  O carregamento de 80% de atum enlatado e 20% de sardinha totaliza 133 mil latas, sendo 80%sardinha e 20% atum,  o que corresponde ao valor de aproximadamente US$65.000. É a primeira exportação brasileira desses produtos para a Síria´´, diz o diretor comercial internacional, Dario Chemerinski

Trata-se da concretização das negociações realizadas em novembro, durante a visita do Diretor Comercial Internacional da Gomes da Costa, Dario Chemerinski, à cidade de Damasco, na Síria. Aproveitando a oportunidade para conhecer o setor de pescados no mercado Sírio.

O acordo entre a Gomes da Costa e um grupo local, líder no segmento ketchup/atomatados, e também líder em venda em champignons em conserva, engloba a distribuição dos produtos com a marca Gomes da Costa, que será comercializada em todos os canais de venda, inclusive o setor foodservice Sírio.

A empresa cuidou de todos os detalhes para que a negociação fosse realizada, como a produção de latas com todas as informações impressas na língua árabe, o lançamento de uma campanha outdoor e degustações dos produtos nas principais cidades Sírias.

A abertura do mercado Sírio, considerado um dos mais altos no consumo per capita de peixe no mundo, faz parte da estratégia da companhia em concretizar e desenvolver a marca da Gomes da Costa no Oriente Médio e no Golfo. Recentemente, a empresa fechou um contrato para as vendas de pescados no mercado do Iraque, Líbia e Líbano. Com previsão de um acordo, com a JordÂnia, Emirados Árabes e Oman.

"A Gomes da Costa está em plena expansão nos mercados internacionais. Este acordo é o resultado de um agressivo, e bem-sucedido, trabalho de exploração desenvolvido pela empresa", explica Dario. "A expectativa de exportação para o mercado árabe, deverá representar aproximadamente 20% do volume exportado pela empresa no ano de 2010", acrescenta.

Para crescer mais no Oriente Médio, a Gomes da Costa participa, em fevereiro, da Gulfood, a maior feira de alimentos da região do Golfo Pérsico, em Dubai.

Sobre a Gomes da Costa
A Gomes da Costa é líder no mercado de pescados em conserva na América Latina. A empresa, criada pelo português Rubem Gomes da Costa em 1954, surgiu como uma fábrica de pescados na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Em 1998, esta unidade industrial foi transferida para Itajaí, Santa Catarina. Em 2004, foi adquirida pelo grupo espanhol Calvo e ampliou a fábrica com o intuito de aumentar a sua presença no exterior.

Pioneira no mercado nacional de embalagens de sardinhas abre-fácil, a Gomes da Costa investe em pesquisas e alta tecnologia para garantir lançamentos de produtos exclusivos. Hoje são mais de 30 itens para o varejo. A empresa também possui uma linha food service (atum em embalagens de 500g e de 1kg) destinada ao atendimento de pizzarias, restaurantes e caterings.

GWA Comunicação Integrada
Priscila Garcia