CLIPPING SINDIPI

ITAJAÍ, 05 DE DEZEMBRO DE 2007

GDC vende para Líbia (atum enlatado); monitoramento do desembarque em Macaé; "Pesca Livre 2007" em Cascavel; preço do pescado em Belém(corvina: redução de 7,11)

Gomes da Costa

Agência de Notícias Brasil-Árabe Últimas Notícias

05/12 08:25

Gomes da Costa começa a vender para a Líbia

São Paulo – A Gomes da Costa, indústria brasileira de pescados, acaba de fechar sua primeira venda para a Líbia. De acordo com o gerente de exportação Dario Chemerinski, foram embarcadas cerca de 90 toneladas de atum enlatado. "Foram quatro contêineres de latas com a marca Gomes da Costa, com rótulos em árabe e inglês adaptados para o mercado", disse ele à ANBA.

Segundo Chemerinski, o consumo per capita de atum na Líbia é um dos mais altos do mundo e ele acredita que a empresa terá condições de exportar regularmente em torno de 50 toneladas por mês. "Há chances também para outros produtos, como sardinhas e patês", afirmou.

Para conquistar os mercados do Oriente Médio e Norte da África, a companhia, que pertence ao grupo espanhol Calvo, lançou uma linha de embalagens com inscrições em árabe, inglês e francês. Logo em seguida ela começou as exportações ao Líbano, considerado uma vitrine para o resto da região.

"As vendas para o Líbano estão crescendo, já repetimos os embarques de atum e sardinha. E o país é uma vitrine, estamos recebendo consultas de importadores de outros países da região após a colocação dos produtos por lá", disse. "Nossa estratégia está sendo bem sucedida", acrescentou. Segundo ele, o Líbano tem bons supermercados e costuma receber muitos visitantes da região, a negócios ou em viagens de turismo.

Além da Líbia, a empresa acaba de fechar uma venda de sardinhas para as Ilhas Comores, na África. Será embarcado, segundo Chemerinski, um contêiner para teste de mercado e a idéia é tornar as exportações regulares, com um contêiner por mês.

A empresa espera começar a vender em janeiro também para a JordÂnia e para a Síria. "As embalagens em árabe são um diferencial, além da qualidade. Foi feito um teste que começa a dar resultados. Fica claro que adaptar o produto para o mercado é o único jeito de fazer bons negócios. É preciso fazer mais o que o mercado pede", declarou o gerente.

A Gomes da Costa produz mensalmente cerca de 20 milhões de latas de atum e sardinha. A exportação, segundo Chemerinski, consome 15% do total, sendo que o mercado árabe responde hoje por 10% do volume embarcado. Ele disse que a meta é ampliar a participação dos árabes para 20% no próximo ano, dentro de uma perspectiva conservadora. A companhia emprega 1,2 mil pessoas.

Contato Gomes da Costa

Dario Chemerinski, gerente de exportação

Tel: +55 (11) 5503-6810

E-mail: dchemerinski@gomesdacosta.com.br

Site: www.gomesdacosta.com.br

Correio do Brasil Conexão

05/12 13:07

Pesca em Macaé rendeu mais de 236 mil quilos em dois meses

Foi divulgado o projeto de monitoramento do desembarque pesqueiro em Macaé. Segundo o secretário executivo de Pesca, José Carlos Bento da Silva, agora há indicação detalhada do mapeamento das áreas de atuação da frota pesqueira da cidade. O projeto foi realizado entre setembro de 2006 e setembro de 2007. Os resultados são solicitação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), promovidos pela CGG do Brasil que contratou a Habtec – Engenharia Ambiental para executar o projeto em parceria com entidades de pesca do município.

- É importante frisar a inclusão dos pescadores em processo de desenvolvimento para todos – ressalta o secretário. O monitoramento consistiu em diversas ações. Uma delas foi promover a coleta de dados do desembarque pesqueiro.

O Ibama tem pleno controle do documento que mostra banco de dados que auxilia no ordenamento pesqueiro. Para José Carlos a importÂncia desse levantamento é a promoção de maior visibilidade à estatística de produção. Os números abaixo não são exatos, mas estimativa. Macaé tem cerca de dois mil pescadores.

Principais espécies pescadas em Macaé: Dourado – 72.520 Kg e Mistura – 21.796 Kg. Produção no município de setembro de 2006 a setembro de 2007: 236.964 Kg.

Segundo cartilha distribuída aos pescadores macaenses, outras espécies também muito pescadas foram: cação, camarões (diferentes espécies), castanha, corvina, enchova, goete, Maria mole, palombeta, pargo-rosa e pescada. Os apetrechos usados em Macaé foram rede de espera, rede de arrasto e espinhel fixo.

Em cada cidade onde foi feito o Monitoramento, um ou mais coletores de dados preencheram uma planilha para cada barco que chegava no local de desembarque. Os coletores perguntavam sobre o tipo de pescado, local da pesca, entre outras informações.

As vantagens do monitoramento são a possibilidade de conhecer a pesca da cidade, fornecer dados para as associações e colônias de pescadores e descobrir reduções na produção.

Outras cidades onde o trabalho foi realizado foram: Cabo Frio, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra, São Francisco do Itabapoana, Marataízes e Itapemirim.

colônia de pescadores

No Tapajós Capa

05/12 17:33

Seguro desemprego: Demora preocupa pescadores

Santarém - Há dez dias de receberem o pagamento da primeira parcelo do benefício do seguro desemprego, mais de 10 mil pescadores ainda não foram cadastrados. O processo de inscriçãos dos beneficiários começou no dia 15 de outubro e até agora mais de 4 mil pescadores foram inscritos.

Uma equipe de funcionários da sub-delegacia do trabalho continua fazendo o cadastro dos pescadores que serão beneficiados com o seguro desemprego. Mais de 10.000 pescadores ainda devem ser inscritos.

Na sub-delegacia do trabalho, a encarregada faz a inscrição dos últimos pescadores da Colônia Z-20. O processo começou no dia 15 de outubro e até agora mais de 4 mil pescadores foram inscritos.

"Nós estamos fazendo a inscrição dos últimos candidatos aqui de Santarém, em torno de 4.200 pescadores. Mas 90% já terão o beneficio a partir do dia 15 de dezembro, como determina a Lei’, explica o subdelegado do trabalho, Carlos Edílson Matos.

Três funcionários da sub-delegacia do trabalho e uma equipe do Sine seguiram ontem, 04, hoje para Monte Alegre, uma das 10 colônias que deve ser atendida pela subdelegacia de Santarém. Até o final do mês devem ser cadastrados mais de 12 mil pescadores.

Segundo o subdelegado do trabalho, a falta de funcionários atrasou a inscrição dos pescadores de outros municípios.

"A sub-delegacia deveria ter mais servidores do Ministério do Trabalho para que a gente possa preparar a recepção desse defeso, não só aqui em Santarém, mas também atingir a todas essas colônias", diz.

O coordenador da Colônia de Pescadores Z-20 Amarildo Sousa acredita que o acompanhamento da sub-delegacia do trabalho vai evitar erro que também atrasava o pagamento do benefício.

"Ano passado deu muitos erros e esse ano a diretoria procurou trabalhar em cima desses erros", informa Amarildo Sousa.

O seguro desemprego é pago a pescadores que comprovaram a atividade por um ano ininterrupto. Enquanto durar o período do defeso, que vai até 15 de março do próximo ano, os beneficiados irão receber um salário mínimo.

O beneficiário que for inscrito até o dia anterior ao término do prazo, 14 de março, recebe o benefício dos meses posteriores.

Juliane Oliveira, com informações de Cissa Loyola

Dci

05/12 15:33

Brasil rejeita proposta de tirar tarifas de 43 itens ambientais

genebra - A proposta apresentada por Estados Unidos e União Européia para o estabelecimento de uma lista de 43 produtos ambientais que teriam suas tarifas aduaneiras eliminadas foi rejeitada ontem pelo Brasil. Para o negociador brasileiro Roberto Azevedo, a sugestão dos países ricos é protecionista, "não atende às necessidades ambientais e comerciais e não gera desenvolvimento". O Brasil já afirmou ser contra essa lista enquanto não incluir o etanol como produto ambiental.

piscicultura

Midia News Últimas

05/12 15:19

Empaer realiza desova e cruzamento de peixes para reprodução

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), começou na Estação de Piscicultura de Nossa Senhora do Livramento (42 km ao Sul de Cuiabá), o trabalho de desova dos peixes, onde está sendo realizado o cruzamento de algumas espécies como pacu, tambaqui, piau, piavuçu e piraputanga. Ontem (04.12), foram jogadas as primeiras larvas nos tanques para recria e engorda. Em 45 dias, serão retirados alevinos medindo de três a cinco centímetros prontos para comercialização.

O chefe da estação, Balzac Santana Lopes, fala que o primeiro cruzamento realizado este ano foi com a fêmea do tambaqui e com o macho do pacu, com a fertilização sairá o tambacu. Segundo Balzac é o peixe mais procurado pelos piscicultores, pois não possui muita gordura e cresce em menos tempo em comparação com o pacu. Hoje a Empaer dispõe de 39 tanques de reprodução, sendo 12 de pesquisa e 27 para recria.

Nessa primeira desova foram utilizadas 20 incubadoras de 60 litros, e em cada uma foram colocados 100 gramas de ovos, o que pode resultar em 120 mil larvas. Em cada tanque de mil metros foram colocadas 300 mil larvas.Dessas larvas, 30 a 70% sobrevivem e chegam a se tornarem alevinos, ou seja, 30 a 70 mil alevinos até a primeira quinzena de janeiro de 2008. Conforme Balzac, a estação tem capacidade para produzir mais de 1 milhão de alevinos e a expectativa de produção é de 800 mil alevinos no próximo ano.

Para garantir a sobrevivência e crescimento das larvas o serviço tem que ser rápido.Os funcionários da Empaer, Antônio Claudino, Feliciano José dos Santos, André Gonçalves,João Gonçalo e Odete Álvares retiram as larvas das incubadoras e colocam em sacolas plásticas com oxigênio e saem imediatamente para a colocação nos tanques. "Após 72 horas de incubação é necessário ter cuidado e rapidez", ressalta Lopes.

A partir do início de janeiro de 2008, a Empaer estará comercializando toda sexta-feira, entre 40 a 50 mil alevinos. Os preços dos alevinos são considerados os melhores da praça e com a vantagem da entrega ser imediata. Os preços variam de acordo com tamanho, alevinos medindo de 3 a 5 centímetros, das espécies pacu e tambacu estão sendo comercializados a R$ 120 o milheiro, piavuçu por R$ 70 e piraputanga R$ 170 o milheiro.

Gomes da Costa

Portal da Propaganda

05/12 14:37

O Cyber Cook

(www.cybercook.com.br), portal brasileiro de gastronomia, comemora 10 anos em 2007 e um crescimento, até setembro deste ano, de 76% no número de anunciantes. Além de manter quase todos os de 2006, como Bauducco, Carrefour, Gomes da Costa, Senac e Philips, novas empresas aderiram ao modelo de negócios do endereço eletrônico, como Brastemp, Banco Real, Bosch, Cônsul e Quaker, entre outros. Outro produto da empresa, o Cyber Diet (www.cyberdiet.com.br), registrou ainda um aumento de 150% no volume de anunciantes. "Esperamos repetir o sucesso de 2007 em 2008, incrementando ainda mais o faturamento em publicidade e apostando no fortalecimento de parcerias existentes com empresas como Sadia e União. O modelo de negócios do Cyber Cook exige constante aperfeiçoamento nas propostas publicitárias e a meta é manter o atual status de crescimento nos próximos anos", explica Felipe Iacocca, diretor de desenvolvimento de negócios do Cyber Cook, em comunicado enviado à imprensa.

Página 20 Capa

05/12 06:14

Henrique reúne com pescadores do Juruá

O deputado federal Henrique Afonso esteve cumprindo agenda no Juruá. Em Rodrigues Alves reuniu com cerca de 200 pescadores numa assembléia convocada pela Colônia de Pescadores, onde entregou cópia da emenda parlamentar ao OGU 2008, no valor de R$ 200.000,00 para aquisição de um barco frigorífico que possibilite armazenamento adequado do pescado oriundo de áreas de pesca mais distantes da sede do município. Anunciou também recursos de emenda de R$ 150.00,00 para aquisição de um caminhão para escoamento da produção agrícola dos assentados do projeto Paraná-dos-Moura.

O presidente da Colônia, José Gomes, agradeceu o empenho do deputado e aproveitou o momento para reinvidicar também apoio para a construção de uma sede para os sócios se reunirem, e a construção de um mercado para venda da produção, pois atualmente o peixe é comercializado nas ruas do município, como ocorre em Mancio Lima. O deputado se comprometeu com os presentes na reunião de alocar mais uma emenda no próximo ano.

Em MÂncio Lima, numa reunião com cerca de 300 pescadores, o deputado entregou documento de alocação de uma emenda sua para construção de um Mercado do Pescador, reivindicação histórica dos pescadores. Cumprindo mais do que a reivindicação dos pescadores, Henrique definiu o valor de R$ 350.000,00 para que também seja ampliada a estrutura física e equipamentos para a fábrica de gelo.

O presidente da Colônia, Francisco Dias, parabenizou iniciativa do deputado pelo apoio, "pois os pescadores do Juruá estavam sem representante no Congresso com a saída de João Tota". Afirmou também que vão providenciar a doação do terreno ao lado da fábrica de gelo para que a Seaprof possa construir o mercado.

No sábado à noite, 40 lideranças do PT de Cruzeiro do Sul fizeram coquetel de homenagem ao deputado, pelo desempenho de seu mandato na conquista de projetos para a região. Depois de votar na eleição para diretórios do PT, Henrique deu palestra sobre a Jornada Nacional Evangélica em Defesa da Vida e da Família, num encontro de 500 líderes da Igreja Assembléia de Deus de todos os municípios do Juruá. (da assessoria parlamentar)

Gazeta Mercantil Restrito

05/12 05:32

Brasil e Índia criticam Doha

Genebra (Suíça), 5 de Dezembro de 2007 - Índia e o Brasil criticaram ontem dois novos conjuntos de propostas discutidas na Rodada Doha de negociações comerciais globais, sinalizando que ainda existem divisões entre países ricos e pobres, apesar dos recentes progressos.

Os dois grandes países em desenvolvimento disseram que as propostas da União Européia e dos Estados Unidos para a liberalização do comércio de bens ambientais são uma tentativa disfarçada de melhorar o mercado para produtos de países ricos.

Afirmaram também que o texto-base a respeito de "regras" - sobre antidumping, subsídios e pesca - foi um passo atrás, por fazer concessões demais aos EUA. A Índia, em particular, manifestou preocupação com a excessiva ênfase da negociação agrícola às necessidades dos países ricos, ignorando a agricultura de subsistência, que ocupa milhões de indianos.

O embaixador indiano na Organização Mundial do Comércio (OMC), Ujal Singh Bhatia, disse que seu país continua comprometido com a Rodada Doha, iniciada há seis meses.

"Não achamos que isso seja uma base para a negociação de produtos ambientais", disse o negociador brasileiro, Roberto Azevedo. "O Brasil está profundamente desapontado com a proposta. Nós a consideramos modesta, distorcida e protecionista", disse.

Folha Online Em Cima da Hora da Folha Online

05/12 00:38

Ibama apreende 5.200 ovos de tartaruga no Rio Grande do Sul

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) apreendeu 5.200 ovos de tartaruga da espécie tigre d'água em uma propriedade rural em Arroio Grande, no Rio Grande do Sul.

A apreensão aconteceu na segunda-feira (3). Os ovos foram coletados ilegalmente do ambiente e "plantados" todos juntos num mesmo local, próximos das margens da lagoa e cercados com uma tela.

O proprietário do terreno recebeu um auto de infração de R$ 500 por ovo apreendido, em um total de R$ 2,6 milhões, e responderá por crime ambiental. O material coletado foi levado para o Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre, da Universidade Federal de Pelotas.

Os ovos serão inspecionados a fim para que sejam analisadas suas condições de fertilização. Caso tenham alguma chance de sobrevivência serão incubados até as tartarugas nascerem. No entanto, o Ibama disse acreditar que menos da metade tem viabilidade de fertilização devido às várias manipulações e transporte.

Segundo o Ibama, o objetivo dessas "plantações" de ovos de tartarugas é o comércio ilegal, para o mercado de animais de estimação.

Durante a operação de fiscalização foram patrulhados cerca de mil quilômetros quadrados das águas da Lagoa Mirim, nas duas margens. Ao mesmo tempo foi realizado diariamente o patrulhamento do mar com helicóptero da Marinha, onde foram apreendidas oito redes de pesca predatória e um barco.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

pescados

Diário do Grande ABC

04/12 23:51

Polícia encontra 23 toneladas de alimentos vencidos no Rio

Polícia encontra 23 toneladas de alimentos vencidos no Rio envie esta matéria por e-mail Do Diário OnLine A polícia apreendeu nesta terça-feira cerca de 23 toneladas de produtos com data de validade vencida na Casa Nunes Martins, no Mercado São Sebastião, região da Penha (Subúrbio do Rio de Janeiro). Os policiais foram ao local após uma denúncia anônima. Segundo a Decon (Delegacia do Consumidor), rótulos falsos eram colados nos produtos para que a validade fosse prolongada. No total, cerca de 12 toneladas de bacalhau, oito toneladas de pescados, como polvo e lula, e três toneladas de avelãs foram apreendidas. O dono do estabelecimento, Antônio Osório, 77 anos, foi preso e terá de pagar fiança de R$ 38 mil para responder em liberdade. Segundo a polícia, o valor é alto devido à gravidade do crime. Tem uma sugestão de matéria? Envie para o Diário

Gazeta do Paraná Abertas

04/12 19:35

Evento deve reunir mais de 10 mil pessoas

O Lago Municipal de Cascavel será palco neste domingo da "Pesca Livre 2007". O evento promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, tem o intuito de controlar o estoque pesqueiro, já que nesta época do ano o lago apresenta uma superlotação de peixes.

A Pesca Livre 2007 terá início às 07 horas, não sendo possível a entrada de nenhum participante antes deste horário. Serão quatro entradas disponíveis e os participantes deverão fazer a inscrição na hora. "Ela vai funcionar da seguinte maneira, vão ter quatro portões que deverão ser entregues dois quilos de alimentos não perecíveis que serão repassados para a Provopar", explica.

Mais de 10 mil pessoas devem participar do encontro. Será permitido apenas o uso de carnicos, molinetes e carretilhas. Tarrafas, redes e instrumentos pontiagudos são proibidos.

De acordo com a gerente Educacional do Meio Ambiente, Izabel Depubel, a segurança será reforçada para o evento. "Guardas Municipais e socorristas do Corpo de Bombeiros estarão garantindo a segurança dos participantes. Uma ambulÂncia do município estará disponível para caso houver qualquer problema", conta.

Os peixes que serão pescados poderão ser levados para a casa. A pesca não é uma modalidade competitiva e deve acontecer apenas as margens do lago.

pescado

Portal ORM

04/12 15:25

Preço do pescado teve trajetória de alta

Levantamento do Dieese (Departamento de Estudos sócioeconômicos) sobre o preço do pescado na região metropolitana de Belém mostra que houve queda de preço no último mês de novembro, mas a trajetória do ano, foi de alta. Foram pesquisados 38 tipos de pescado em 10 mercados municipais da grande Belém.

De acordo com o estudo, a maioria do pescado apresentou queda de preço no mês de novembro. As reduções de preços mais expressivas foram no verificados nos seguintes tipos de pescado: arraia, com queda de 23,14%; seguida do curimatã, 17,71%; mapará, 10,81%; aracu, 8,94%; pescada amarela, 8,90%; corvina, 7,11%; pescada gó, 6,97%; pirapema, 6,54%; tucunaré, 6,25%; pescada branca,5,20%; tamuatá, 5,01% e a sarda,3,47%.

Ainda no mês de novembro, algumas espécies de pescado apresentaram aumentos de preços, sendo os mais significativos: bagre, com alta de 21,46%; seguido do xaréu, com crescimento de 16,27%;peixe serra com 16,17%; surubim, com 12,92%; dourada com 6,44% e a piramutaba, com um reajuste de 4,62%.

Com relação ao ano, também houve alta na maioria dos tipos de pescado. Os aumentos mais significativos foram do surubim, com crescimento no período de 32,83%; seguido do xaréu, 31,44%; cação, 15,67%; bagre, 15,27%; tainha, 14,95%; piramutaba, 14,48%; filhote, 12,55%; corvina, 11,71%; mero, 10,70%; gurijuba, 9%; curimatã, 8,86% e o peixe serra, com alta acumulada no período de 5,18%.

No mesmo período algumas espécies de pescado também apresentaram queda de preços, como é o caso: pescada gó, com redução de 25,15%; seguida do tucunaré, com 21,05%; mapará, com 13,16%; aracu com 10,40%; pratiqueira, 7,62%; pescada branca com 6,37% e a sarda, com queda de 4,91%.