Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Fiscalização da pesca no litoral brasileiro vai contar com 23 lanchas

Fiscalização da pesca no litoral brasileiro vai contar com 23 lanchas rápidas

  

 

A fiscalização da atividade pesqueira vai contar este ano com 23 lanchas rápidas que atuarão nos 17 estados brasileiros que formam a costa litorÂnea do país. A aquisição dos equipamentos será feita pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) ao custo total de R$ 23 milhões e a operacionalização ficará a cargo de órgãos parceiros em cada estado. Cada lancha tem 11 metros de comprimento (36 pés) e foram projetadas após um longo período de pesquisa, na qual foram observados requisitos de alto grau de qualificação técnica e de complexidade requeridos para uma embarcação de padrão militar.

 

As lanchas possuem tecnologia de ponta, como o processo de infusão a vácuo dos cascos, que eleva a resistência e durabilidade da embarcação e permite a operação em condições extremas de navegação. Além de longa vida útil, as embarcações têm baixo custo de manutenção. São equipadas com motores Volvo Penta de 370 hps eletrônicos, radar, sonda, GPS, AIS, rádios VHF SSb e salvatagem. Em mar aberto, esses barcos tem autonomia de até 350 milhas náuticas, cerca de 630 Km, a uma velocidade de cruzeiro de 26 nós, o que representa aproximadamente 50 Km/h. As lanchas estão sendo adquiridas através de editais de registro de preço apresentados ao MPA.

 

A operacionalização deverá ser viabilizada com parcerias firmadas com instituições públicas através de convênios. Nesse sentido, o MPA está mantendo entendimentos com a Comissão Interministerial de Recurso do Mar que poderá arcar com os custos do combustível. Outro parceiro será o IBAMA que poderá participar das operações arcando com os custos das diárias das tripulações. As primeiras quatro embarcações já estão circulando nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará e Ceará. Outras nove já estão em processo de fabricação e as 15 restantes já estão com as verbas empenhadas e serão adquiridas ao longo deste a no.

Fonte: MPA

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

 

 

 

Um cavado (área alongada de baixa pressão) no RS, ligado a uma frente fria no oceano, deixa o tempo instável na área de pesca, neste terça e quarta-feira. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA.

 

Previsão para hoje (02/02/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE a NW, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Nebulosidade variável e condições de chuva com trovoadas, especialmente na madrugada e a partir da tarde. Persiste o risco de temporal isolado.

 

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NE a NW, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Nebulosidade variável e condições de chuva com trovoadas, especialmente a partir da tarde. Risco de temporal isolado de Rio Grande ao Chuí.

 

Quinta-feira, ventos de NW, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Em áreas mais afastadas da costa (entre 47ºW e 42ºW), ventos fortes com velocodades máximas de 60 a 70 km/h. Ondas de NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 m. Nebulosidade variável e condições de chuva com trovoadas, especialmente na madrugada e a partir da tarde. Maior instabilidade ao sul da área de pesca ( de Rio Grande ao Chuí).

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

 

 

 

Na área de pesca de SC e PR, o forte calor e a umidade presente no ar favorecem a pancadas isoladas de chuva, com trovoadas, entre a tarde e noite, típicas de verão. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA.

 

Previsão para hoje (02/02/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE a E de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m, em áreas mais afastadas da costa, picos entre 1.5 e 2.0m. Sol, calor e pancadas isoladas de chuva com trovoadas, entre a tarde e noite.

 

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NE a N, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Sol, calor e pancadas isoladas de chuva com trovoadas, entre a tarde e noite.

 

Quinta-feira, ventos de NE a N, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 m. Sol, calor e pancadas isoladas de chuva com trovoadas, entre a tarde e noite.

Fonte: Epagri/Ciram.