Filho de pescador aprende profissão e cursa o ensino fundamental

A Casa-Escola de Pesca formou ontem a primeira turma de pesca e aquicultura. Os formandos são filhos de pescadores. Eles experimentaram a alternÂncia entre o ensino fundamental regular e o profissionalizante como modelo para resgatar a cultura pesqueira entre os jovens ribeirinhos. A diretora da Casa Escola, Aline Aarão, disse que a turma iniciou com 30 alunos, mas devido à evasão, apenas 22 receberam o diploma de conclusão.

Os concluintes estão na faixa de 15 a 24 anos de idade e moram nas ilhas de Belém. Segundo Aline Aarão, o projeto é piloto e visa estimular a pesca entre a população jovem, que não só está se distanciando da profissão dos pais, como está fora da escola. Durante dois anos, a turma assiste às aulas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e participa dos cursos de formação profissional.

Fonte:O Liberal

Coop prevê alta de até 16% com a Páscoa

As redes de supermercados já estão se preparando com encomendas de produtos para a Páscoa e esperam grandes altas nas vendas, é o caso da Cooperativa de Consumo (Coop), que prevê crescimento entre 10 e 16% no fornecimento de produtos relacionados à Páscoa em comparação ao mesmo período de 2009.  Segundo Valdomiro Sanches Bardini, gerente-geral de Operações da Coop, serão feitas 85 toneladas de ovos de chocolate e ainda há o investimento em marcas próprias, já que somente de marca Coop Plus, fabricados pela Cacau Show, estão previstas 85 mil unidades. Conforme a empresa, é esperada grande saída, já que os produtos de marca própria têm preços mais acessíveis que os similares de mesma categoria.

Ou produto próprio é o bolo pascal da fabricação da Delícias da Coop: este ano, deverão ser produzidas 22 toneladas, correspondendo a um crescimento de 20% no volume. Já as encomendas de bacalhau chegarão a 50 toneladas, volume 16% maior que o do ano passado, e mais 50 toneladas de pescados congelados virão.

Ainda foi feira uma parceria com a Rede Brasil de Supermercados (RBSM), para trazer mais opções de produtos importados, como azeite, massas de trigo grano duro, tomates e vinhos. Hoje, a Coop conta com 30 unidades de distribuição no ABC Paulista e no interior de São Paulo, e fechou 2009 com um crescimento nominal de 13%, no conceito todas-as-lojas e faturamento bruto de R$ 1,362 bilhão. Para 2010, a previsão é crescer 17,2% e fechar o ano com fornecimento de R$ 1,603 bilhão.

Veículo: DCI

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

Frente fria e m sistema de baixa pressão no mar a altura do Litoral do Sul do país e uma massa de ar seco. Alertas: HOJE e AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (12/02/2010) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de NE a SE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de NE a SE de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Sol com algumas nuvens.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de N a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e a noite entre Tramandaí e Laguna

Domingo, ventos de NW a SW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de E a NE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Frente fria passa pela região da pesca provocando pancadas de chuva com trovoadas. Há risco de temporal isolado.

Tendência: Na segunda-feira o tempo vai melhorando gradativamente a partir do Chuí, vento de SE a E de 40 a 50km/h, mar agitado. Na terça, sol com algumas nuvens. Vento de E a NE e mar menos agitado em relação ao dia anterior.

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

Cavado em superfície associado a presença de uma frente fria e um sistema de baixa pressão no mar a altura do Litoral do Sul do Brasil, provoca chuva continua na área da pesca. Alertas: HOJE e AMANHÃ, SEM ALERTA.

Previsão para hoje (12/02/2010) - tarde e noite: Sexta-feira, ventos de NE, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Céu encoberto com chuva continua na área da pesca.

Previsão para amanhã Sábado, ventos de N a NE, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de E a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 m. Sol com muitas nuvens e chuva preferencialmente no início e final do dia.

Domingo, ventos de NE a NW, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de E a NE de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 a 2.5 m. Mais nuvens pela manhã e pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde em toda a área da pesca.

Fonte: Epagri/Ciram.