Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

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Fechamento do Canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí 23 e 24 de junho

COMUNICADO IMPORTANTE: Fechamento do Canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí na Terça-feira 23/06 (11:00 horas) e Quarta-feira 24/06. Informações sobre nova etapa e 8ª Manobra Especial com ENTRADA E 2º GIRO na área da nova Bacia de Evolução: Terça-feira 23/06/2020.

A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, vem à público informar à sociedade, em geral aos munícipes de Itajaí e Navegantes, e todos que estiverem trafegando pela região, sobre as atividades de mais uma Manobra Especial de nova etapa com o navio “MSC SHUBA B” de 330,00 metros de comprimento por 48,20 metros de largura (boca), na nova Bacia de Evolução, e o devido fechamento do canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí.

Dia 23/06 (TERÇA-FEIRA):

Fechamento do Canal de acesso: 2ª ENTRADA com GIRO na nova Bacia de Evolução e navegação a ré até o berço 03 do Terminal Portonave (11:00 horas).

“NAVIO MSC SHUBA B” de 330,00 metros de comprimento por 48,20 metros de largura (boca). Sua bandeira é de Portugal e pertence ao Armador MSC - MEDITERRANEAN SHIPPING COMPANY. Esta embarcação estará vindo do Porto de Paranaguá, Estado do Paraná (PR), e atracará no berço 03 da Portonave.

Dia 24/06 (QUARTA-FEIRA):

Fechamento do Canal de acesso: Obs: Previsão de desatracação por volta de 15:00 horas (Saída com navegação sem GIRO seguindo de ré - POPA). Manobra Especial: NAVIO “MSC SHUBA B” - Após DESATRACAR, seu destino marítimo está programado para o Porto de Santos, litoral de São Paulo (SP).

Obs: De acordo com o cronograma de manobras especiais, esta será a 8ª manobra, mas, segundo informações da Autoridade Portuária (Superintendência do Porto de Itajaí), e Autoridade Marítima (Marinha), esta será a 2ª manobra de ENTRADA do navio (MSC SHUBA B), na terça-feira dia 23, com GIRO na Bacia de Evolução e na sequência segue com navegação à ré (popa) até o berço 03 da Portonave. Nesta nova etapa são aguardadas 12 manobras especiais, considerando 24 no total, pois tanto em entradas ou saídas das embarcações, são consideradas e nomeadas como manobras especiais para navios acima de 306 metros de comprimento. Em caso de mau tempo, ou seja, se as condições climáticas não estiverem favoráveis para essa atividade, toda a manobra será imediatamente cancelada.

Para dar toda a segurança de navegabilidade durante a 2ª ENTRADA do navio com GIRO na terça-feira (23), e durante a sua saída do berço 03 da Portonave na quarta-feira, 24, o canal de acesso ficará interditado nos dois dias por um período de até duas horas. Todas as atividades de rotina no Ferry Boat, Marina Itajaí e frota pesqueira, serão interrompidas durante o fechamento do canal. Após encerrado as etapas de manobras, tanto na terça quando o navio adentrar no canal para fazer o 2º GIRO de ENTRADA, e também após sua saída do berço 03 na quarta-feira (24), todos estes locais estarão aptos a retornarem com suas atividades.

A Superintendência do Porto de Itajaí informa que todas as manobras especiais nesta nova etapa com navios de até 350 metros de comprimento estarão sendo totalmente acompanhadas e monitoradas pela Superintendência do Porto de Itajaí sob a coordenação da Diretoria de Operações Logísticas (DILOG), Coordenação de Operações e Inteligência da Fiscalização (COINT), Coordenadoria Geral de Sistemas de Segurança Portuária (COSEG), Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha), Praticagem, Terminais Portuários (APMT e PORTONAVE), e empresas de rebocadores.

Já em área terrestre, no lado de Itajaí, para auxiliar no trânsito próximo a entrada do Ferry Boat, durante o horário de fechamento do canal de acesso na terça-feira, dia 23 e quarta-feira dia 24 de junho, agentes de trânsito da Codetran estarão acompanhando a ação e promovendo a organização nas vias de acesso ao ferry boat. Inspetores e seguranças da Guarda Portuária também estarão acompanhando o trajeto do navio em pelo menos duas ou três embarcações (lanchas), seguindo uma na frente (proa) e a outra atrás (popa), para dar total segurança até o momento da atracação ou desatracação. Também realizam o serviço de interrupção de travessias do ferry boat entre Itajaí e Navegantes (vice-versa), enquanto o navio passar pelo ferry, liberando as travessias somente após a segunda lancha (proa ou popa) atravessar por último frente ao local das estações de ferry boat.