Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Diagnóstico pesqueiro/ Morte de 80 toneladas de peixe no Rio é mistério

Diagnóstico pesqueiro

 

 

 

Na quinta-feira, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com 250 empresas do setor pesqueiro, entre indústrias e armadores, de Itajaí e municípios vizinhos. Durante quatro meses, consultores aplicaram o questionário que possui 70 questões sobre produtos, mercado, linha de produção, vendas, contratação e relacionamento com funcionários. 28% dos armadores de pesca industrial apontaram a dificuldade na obtenção de financiamentos, os altos juros do mercado e os curtos períodos de carência como os principais problemas do setor. A falta de unificação dos subsídios do óleo diesel marinho estaduais e federais também foi uma questão amplamente indicada. O Estado de Santa Catarina responde por 80% da produção brasileira de pescado congelado e tem a maior frota pesqueira industrial.

Fonte:A Notícia SC

 

 

Morte de 80 toneladas de peixe no Rio é mistério

Autoridades, especialistas e técnicos tentam descobrir o que provocou o desequilíbrio na Lagoa.

 

 

 

Um fato inegável e desagradável: há toneladas de peixes mortos. Trabalho por dias seguidos dos garis cariocas. Em um dos cartões-postais do Rio de Janeiro, desde sexta-feira, foram retiradas quase 80 toneladas de peixes mortos. Durante quatro dias o mau cheiro incomodou turistas e moradores dos bairros da Lagoa, Ipanema, Leblon, Jardim BotÂnico e Fonte da Saudade. Especialistas veem ligação entre a mortandade e um vazamento de esgoto ocorrido pouco antes na Praia do Leblon. Para os pescadores, o desastre pode ter sido provocado pela pouca oxigenação da água causada pela forma incorreta da abertura e do fechamento das comportas na comunicação das águas da Lagoa com o mar. ``Vínhamos pedindo a abertura do canal para renovar a água e ajudar na oxigenação da Lagoa´´, informa a presidente da colônia de pescadores Katia de Lima. A secretaria estadual do meio ambiente ainda busca as causas. ``A universidade já constatou a presença de grande concentração de algas. O tipo de alga, se produz toxina, é uma informação demorada´´, avisa a secretária estadual do Ambiente/RJ Marilene Ramos. As hipóteses podem variar, mas o fato é inegável: uma bela paisagem está manchada por um problema que se repete.

Fonte:Bom Dia Brasil

 

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

 

 

 

Sistema de alta pressão no litoral do RS mantém o tempo estável na área de pesca. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, VENTOS FORTES.

 

Previsão para hoje (02/03/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Massa de ar seco mantém o tempo estável com presença de sol em toda área de pesca. Mais nuvens no início e fim do dia.

 

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE a E de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Tempo estável com predomínio de sol. Condições de chuva fraca e isolada no período noturno ao norte de Mostardas.

 

Quinta-feira, ventos de NE, força 4 a 5 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de E de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Tempo instável na área de pesca com variação de nuvens e chuva no início e fim do dia.

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

 

 

 

Nesta terça-feira sistema de alta pressão continua posicionado no litoral Sul do Brasil, mantendo o efeito da circulação marítima entre a Grande Fpolis e norte da área de pesca e tempo firme ao sul. Alertas: HOJE, SEM ALERTA. AMANHÃ, SEM ALERTA.

 

Previsão para hoje (02/03/2010) - tarde e noite: Terça-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 m. Mais nuvens e chuviscos, mais persistente no início e fim do dia, com períodos de sol entre a Grande Florianópolis e norte da pesca. Ao sul, sol com algumas nuvens. Restrição na visibilidade pela formação de nevoeiros.

 

Previsão para amanhã Quarta-feira, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 2.0 m. Mais nuvens e chuviscos, mais persistente no início e fim do dia, com períodos de sol entre a Grande Florianópolis e norte da pesca. Ao sul, sol com algumas nuvens. Restrição na visibilidade pela formação de nevoeiros.

 

Quinta-feira, ventos de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de SE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m. Tempo instável na área de pesca com variação de nuvens e chuva, especialmente no início e fim do dia. Restrição na visibilidade pela formação de nevoeiros.

Fonte: Epagri/Ciram.