Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região

Notícias

Defesa Civil fica em estado de alerta

 

Defesa Civil fica em estado de alerta

 

 

De hoje até domingo deve chover entre 40 e 50 milímetros, sendo que em algumas regiões o nível da chuva pode chegar a 70 milímetros, de acordo com a Defesa Civil Estadual. Por isso a Coordenadoria de Defesa Civil de Itajaí está em alerta. A preocupação é com possíveis alagamentos, já que a quantidade de chuva prevista é considerada elevada para um curto espaço de tempo.

 

A orientação para a população da cidade, principalmente para os moradores de áreas que costumam alagar e de encostas, é ficar atento, prestar atenção em qualquer elevação da água, e, se necessário, levantar móveis e objetos e sair de casa. A Defesa Civil ficará durante o fim de semana em regime de Plantão, e atenderá a comunidade através do número 199. A Codetran, a Secretaria de Obras e o Corpo de Bombeiros também estarão de prontidão para atuar em qualquer emergência.

Fonte: Prefeitura de Itajaí

 

 

Ministério da Pesca promove debate sobre o desenvolvimento

 territorial de aqüicultura e pesca

 

 

Técnicos do Ministério de Aqüicultura e Pesca e o Instituto de Estudos e Assessoria ao Desenvolvimento (CEADES) estão promovendo a I Oficina Territorial Sul Catarinense de alinhamento conceitual e metodológico da Política de Desenvolvimento Territorial de Aqüicultura e Pesca, neste dia 30 e 31 de julho, no auditório do Hotel AtlÂntico Sul.

 

Esta oficina tem como principal meta discutir as políticas territoriais com envolvimento na atividade pesqueira em todos os segmentos. E também socializar os conceitos e o referencial metodológico da abordagem, conhecer as experiências de desenvolvimento local e territorial, realizar uma apresentação do plano de trabalho com as ações programadas para o território e definir as equipes de apoio à implantação das ações de desenvolvimento territorial, dando início ao processo de construção do modelo de monitoramento e avaliação das ações a serem desenvolvidas.

 

De acordo com o representante do CEADE na região sul, Alfredo Sonza, durante estes dois dias de exposições e discussões, será formado um colegiado com representantes da pesca industrial, artesanal e os setores que compõem toda a cadeia produtiva da pesca e aqüicultura. ``Vamos formar este grupo para participar dos eventos no Estado e finalmente em Brasília, levando as propostas apresentadas em cada oficina realizada nas regiões, com projetos para desenvolver as políticas territoriais de aqüicultura e pesca´´, avaliou. Participam do evento representantes da pesca e aquicultura das regiões do Vale do Itajaí, Tijucas, Florianópolis, no extremo sul, em Sombrio e Araranguá.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna

 

  

Pescados são apreendidos sem documentação fiscal e ambiental

 

 

Um carregamento de 19 quilos de pescado estavam sendo transportados em um ônibus que seguia de Vila Rica para São Paulo. A apreensão foi feita por policiais rodoviários da 8ª Delegacia, em Barra do Garças. Os peixes não possuiem nenhuma documentação fiscal e ambiental. O produto estava em poder de Marli Ferreira de Lima Diniz, de 39 anos. A ocorrência foi encaminhada para a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em Barra do Garças.

Fonte:24Horas News

 

 Regulamentação da profissão de oceanógrafo completa um ano

 

 

A regulamentação da profissão de oceanógrafo no Brasil, fundamentada através da Lei N° 11760/2008, completa um ano neste dia 31 de julho. A sanção da lei pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 31 de julho de 2008, pôs fim a uma luta dos profissionais oceanógrafos e da Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO) que já durava quase 30 anos. Há um ano, a decisão do presidente Lula levou em conta os pareceres favoráveis à regulamentação dos Ministérios do Trabalho, da Justiça e da Casa Civil, além de manifestações de apoio do Ministério da Educação, do Ministério da Pesca e Aqüicultura, IBAMA, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e de diversas outras instituições e órgãos públicos.

Aprovada pela CÂmara dos Deputados em 29 de maio de 2008, depois de 15 anos naquela casa, o projeto teve uma tramitação rápida no Senado Federal, culminando com a aprovação em plenário no dia 9 de julho de 2008. Para o presidente da AOCEANO, Fernando Luiz Diehl, a regulamentação da profissão de oceanógrafo foi uma das principais vitórias conquistadas pela categoria desde a criação do primeiro curso de Oceanografia do País, o curso de Oceanologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em 1970. ``Trata-se de um marco para os profissionais de todo o Brasil´´, diz.

A Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO) foi figura plenamente atuante durante todos estes anos e acompanhou de perto os trÂmites e encaminhamentos relativos ao projeto, especialmente nos últimos anos, quando diversos entraves foram superados. A Oceanografia tornou-se uma ciência de fundamental importÂncia para o desenvolvimento das mais diversas atividades econômicas ligadas aos ambientes marinho e costeiro

Trata-se de um profissional de formação técnico-científica direcionada ao conhecimento e à previsão do comportamento dos oceanos e ambientes transicionais sob todos os seus aspectos. Ele está capacitado para atuar a partir de uma visão integrada nas atividades de investigação, uso e exploração racional de recursos marinhos e costeiros renováveis e não-renováveis. O setor público, que inclui as universidades e os órgãos federais, estaduais e municipais vinculados à temática técnico-ambiental, representa importante parcela do mercado de trabalho dos oceanógrafos.

No setor privado, as empresas que atuam na aqüicultura e na pesca, na engenharia oceÂnica e na prospecção e produção de petróleo e gás, apresentam as oportunidades mais promissoras de trabalho. Já no terceiro setor, as oportunidades estão ligadas a projetos de conservação e proteção da biodiversidade, nos quais o oceanógrafo trabalha em prol da defesa e conservação dos recursos naturais.

Fonte: AOCEANO

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Sul Chuí a Laguna

 

 

Na quinta e sexta-feira um sistema de alta pressão no Sul do Brasil mantém o tempo firme, com vento sul persistente na área da pesca. Alertas: HOJE, MAR AGITADO. AMANHÃ, MAR AGITADO.

 

Previsão para hoje (30/07/2009) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de SW a S, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 50 km/h. Ondas de S de 1.0 a 2.0 m e picos de 2.5 a 3.5 m. Tempo estável com predomínio de sol e temperatura baixa na área de pesca.

 

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de SE a E, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de S de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.5 m. Tempo estável com predomínio de sol e mais nuvens na tarde e noite, temperatura em pequena elevação na área de pesca.

 

Sábado, ventos de E a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de S a SE de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 a 3.5 m. Tempo intável com aumento de nuvens e chuva com trovoadas no decorrer do dia, associadas à intensificação de um centro de baixa pressão no litoral do RS e SC, com formação de uma nova frente fria.

 

Tendência: Domingo com tempo fechado e chuva pela manhã em toda a área de pesca e durante a tarde permanece fechado com chuva ao norte de Tramandaí. No decorrer do dia um sistema de alta pressão (massa de ar frio e seco) avança pelo Uruguai e sul do RS, diminuindo a nebulosidade. Vento de nordeste na manhã de domingo com rajadas de 50 a 60km/h, passando a sudoeste no decorrer da tarde, mar agitado com ondas de sul, com picos de 2,0 a 3,0 metros.

 

 

Previsão para a navegação e pesca - Região Norte Laguna a Paranaguá

 

 

Um sistema de alta pressão no Sul do Brasil mantém o tempo estável com sol na quinta-feira e a partir de sexta-feira o tempo muda com chuva persistente na área de pesca. Alertas: HOJE, MAR AGITADO. AMANHÃ, MAR AGITADO.

 

Previsão para hoje (30/07/2009) - tarde e noite: Quinta-feira, ventos de S a SE, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 40 km/h. Ondas de S a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 a 3.0 m, mais altos afastado da costa e ao sul de Florianópolis. Tempo firme com predomínio de sol.

 

Previsão para amanhã Sexta-feira, ventos de SE a NE, força 2 a 3 e rajadas de 40 km/h. Ondas de S a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 2.0 a 3.0 m, mais altos afastado da costa e ao sul de Florianópolis. Tempo instável, com muitas nuvens e chuva, mais intensa no fim da tarde e noite, na área de pesca.

 

Sábado, ventos de E a NE, força 3 e rajadas de 50 a 60 km/h. Ondas de S a SE de 0.5 a 1.0 m e picos de 1.5 a 3.5 m, mais altos afastado da costa. Tempo fechado com chuva, moderada a forte por alguns momentos, principalmente ao norte de Itajaí, devido à intensificação de um sistema de baixa pressão e à formação de uma nova frente fria no Sul do Brasil.

 

Tendência: No domingo, tempo fechado com chuva, devido à presença do centro de baixa pressão no litoral de SC. No decorrer de segunda-feira o centro de baixa pressão se afasta para alto mar e um sistema de alta pressão avança pelo Sul do Brasil diminuindo a nebulosidade. Vento de nordeste a sudeste, com rajadas de 40km/h a partir de domingo, e mar alto com picos de onda de 1,5 a 2,0 metros ao sul de Itajaí e em áreas afastadas da costa.

Fonte: Epagri/Ciram.