Sempre pensando na sustentabilidade ambiental, social e econômica, o Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região – SINDIPI, vem, por meio deste, destacar nossa preocupação com o destino apropriado dos resíduos sólidos gerados nas embarcações pesqueiras e retirados do mar por elas. Os oceanos recebem hoje toneladas de lixo, principalmente plástico, todos os dias. Nossas embarcações muitas vezes retiram parte desses resíduos do fundo do mar em suas operações de pesca, mas para onde vão esses resíduos? Nesse contexto, divulgamos para os senhores a existência da Cooperativa de Trabalho dos Coletores de Materiais Recicláveis da Foz do Rio Itajaí – COOPERFOZ.

A Cooperativa teve início em 1999 com o propósito de tirar os catadores das ruas, gerando emprego e renda para a população local. A COOPERFOZ gera hoje, emprego e renda para 35 cooperados, além de contribuir com o meio ambiente e com a qualidade de vida das pessoas. O trabalho desenvolvido pela Cooperativa ameniza os impactos ambientais com uma produção média de 112 toneladas/mês triados. Os resíduos chegam até a cooperativa através da coleta seletiva municipal sendo triado pelos cooperados. Entre os principais materiais estão: papel, plástico, vidro e metal. Para mais informações sobre a COOPERFOZ, segue apresentação disponível AQUI

Além da coleta seletiva, a cooperativa também recebe resíduos diretamente em seu local de trabalho. Caso tenha interesse em descartar corretamente os resíduos de sua embarcação (tanto os gerados quanto os coletados no mar) ou de sua indústria, favor entrar em contato com a Presidente da COOPERFOZ, Sra. Patrícia K. B. Zimmermann, através do e-mail: cooperfoozitajaii@hotmail.com.

Aproveitamos para divulgar, em primeira mão, o interesse do SINDIPI em realizar uma parceria com a COOPERFOZ e com a Prefeitura de Itajaí, com o objetivo de realizar um Projeto de recolhimento desses resíduos diretamente nos locais de desembarques.

coordenadoria-tecnica projeto